Sobre a salvação do homem, a Bíblia diz em Efésios 2:8, 9 que somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé. Isto não vem de vós, é dom de Deus. Isto o que? O pronome “isto” se refere à expressão “salvos pela graça por meio da fé”. Assim, a graça por meio da fé não vem de nós mesmos, como se salvação viesse de nós. Não vem das obras também, disse o texto. Em outras palavras, quando Deus quis nos salvar, não foi por nenhuma obra de merecimento nossa através da qual Deus quis nos salvar, mas um ato de sua graça (favor imerecido) e sua dádiva da fé para nós. Por isso Paulo diz que se fosse pelas obras, então a graça não seria graça. – Romanos 11:6.
Se as obras nossas não nos dão a salvação, também não a mantém. O cristão, segundo Efésios 2:10, depois de ser salvo pela graça por meio da fé, ele é criado para as boas obras. Isto significa que depois de convertido a Cristo, as obras são uma consequência de seu novo relacionamento com Deus. Muito ao contrário de que muitas seitas ensinam, não se faz obras para se ser salvo, mas para se agradecer a Salvação.
Vamos entender a Aplicação da Salvação ao Homem?
A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
Você foi predestinado. Deus começa a salvar o homem antes da fundação do mundo. – Romanos 8:29, 30; Efésios 1:3-5.
O Cordeiro de Deus morre, no “tempo” de Deus, desde a fundação do mundo. – Apocalipse 13:8.
Deus criou o homem e a mulher sem pecado (Gênesis 1:26) mas eles pecaram (Gênesis 3:1-5), e a morte entrou no mundo através do pecado. (Romanos 5:12) Todos pecaram e não atingem a glória de Deus. (Romanos 3:23) Todos nascemos mortos em pecados e delitos. – Efésios 2:1, 5.
Quando o homem pecou, Deus anunciou o plano de salvação ao homem, plano este já delineado antes da fundação do mundo. Ele prometeu o descendente que esmagaria a serpente. – Gênesis 3:15.
Deus deu indicativos de que se aproximaria do homem novamente através de sacrifício. Ele proveu roupas ao casal pecador que estava nu, e isso envolveu a morte de um ou mais animais. – Gênesis 3:21.
Com o tempo, Deus anunciou através da boca de Jacó, que teve seu nome mudado para Israel (Gênesis 35:10), que o cetro de autoridade viria de Judá, e os povos obedeceriam a ele. – Gênesis 49:10.
Nos dias de Moisés, previu-se que surgiria um profeta a quem Israel ouviria e obedeceria. – Deuteronômio 18:15, 18.
Nos dias de Moisés, Deus estabeleceu rituais de perdão e de purificação de pecados à base de sacrifícios de animais. (Levítico 16) Esses sacrifícios apontavam para o sacrifício do Salvador da humanidade, que viria morrer morte de cruz.
Muitas profecias no Antigo Testamento falavam do que aconteceria com o Salvador quando ele viesse. Mas a principal delas é que ele levaria nossas dores e sofreria por nós. – Isaías 53:1-12.
Todos os heróis da fé do AT, pela fé, viram de longe o cumprimento da promessa. – Hebreus 11:13.
Jesus veio até nós, nasceu (Mateus 1:20-25; Lucas 1:25-52), cresceu em sabedoria e graça (Lucas 2:52), foi batizado depois de João Batista tê-lo confessado como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), realizou seu ministério de três anos e meio, morreu (Lucas 23:46), foi ressuscitado (Mateus 28:6), e sua morte de cruz sacrificial (Filipenses 2:7, 8) consumou a obra de Cristo salvadora: Está consumado. – João 19:30.
A Igreja passa a pregar que em nenhum outro nome se pode ter a Salvação a não ser pelo nome de Jesus. – Atos 4:12.
Você foi chamado(a). Você recebeu um convite do Deus Todo-Poderoso! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” – Mateus 11:28.
Você se converteu a Jesus. Você deixou o pecado em arrependimento, pois foi convencido pelo Espírito Santo de que era pecador (João 16:8), e voltou-se para Jesus Cristo em fé. – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.” – Atos 3:19.
Você foi regenerado e, portanto, nasceu de novo. (João 3:3-6) Você foi transformado por Deus e recebeu dele uma nova orientação e vitalidade espirituais. – “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” – 1 Pedro 1:23.
Você foi unido(a) à Cristo. – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17) “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” – Gálatas 2:20. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” – Romanos 8:1.
Você foi justificado(a), ou seja, Deus te considerou justo através do sacrifício de Jesus, embora você não merecesse. “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” – 1 Coríntios 6:9-11.
Você foi adotado(a) como filho(a) espiritual de Deus, e olha para Deus como seu “Paizinho”, e veio a haver um relacionamento íntimo entre você e Deus. – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” – João 1:12; Gálatas 3:26.
Você foi santificado, e isso vem a ser uma obra contínua do Senhor Deus-Espírito Santo na sua vida. Você foi separado para pertencer a Ele. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” – 1 Pedro 2:9.
Você está perseverando, e mesmo tropeçando, Deus te faz levantar. – “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” – Mateus 24:13.
No futuro você será glorificado(a), ou seja, receberá um corpo ressurreto, incorruptível, livre de doenças e da dor, glorioso, forte, espiritual, para sempre no Reino de Deus. É a vida eterna! – “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” – 1 Coríntios 15:52.
Agora então entendemos porque a salvação é uma obra grandiosa. Se você é grato a Deus por ela, ore a Ele expressando essa gratidão todos os dias. Ore pelos sectários. Você verá na próxima aula como alguns grupos erram terrivelmente por tirar Jesus do centro da história da salvação do homem. – Pr. Fernando Galli.