CONHEÇA A CRISTO E A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

A Bíblia revela-nos verdades sobre Deus que apenas o Espírito de Deus poderia explicá-las, pois apenas Ele conhece as coisas de Deus. (1 Coríntios 2:11) A mais difícil de todas é a Doutrina da Trindade. Sobre ela, mediante as Escrituras Sagradas, em que de fato cremos?

AS BASES DE NOSSA FÉ TRINITÁRIA

A doutrina da Trindade estabelece que o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, mas não são três Deuses, mas Deus é um só. Vejamos as provas:

O Pai é Deus. A Bíblia chama várias vezes o Pai de “Deus”. Em Malaquias 2:10 lemos: “Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos criados pelo mesmo Deus?” Para Maria Madalena, Jesus referiu-se ao Pai como “meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. (João 20:17) Paulo diz que há “um só Deus, o Pai” (1 Coríntios 8:6), fala sobre dar graças por tudo “a Deus, o Pai”. (Efésios 5:20) E em relação a Jesus Cristo, a Bíblia usa várias vezes a expressão “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” ou expressões semelhantes. – Romanos 15:6; 1 Coríntios 1:3; 2 Coríntios 11:31; Efésios 1:3; 1 Pedro 1:3.

O Filho é Deus. A Igreja de Cristo entende que desde o Antigo Testamento Jesus é apresentado como Deus. Por exemplo, ao criar o homem do pó da terra, Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Para quem Deus disse essas palavras? Não para anjos, pois se assim fosse seríamos criados à imagem de Deus e de anjos. Certamente, Deus, o Pai, disse a Jesus, o Filho, por meio de quem criou todas as coisas (João 1:3; Colossenses 1:15-17): “Façamos à nossa”. Assim, porque o Filho é Deus e não um anjo, somos apenas a imagem de Deus. Também, o apóstolo João escreveu que “no princípio, [Jesus] era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. (João 1:1) Depois de duvidar de sua ressurreição, Tomé reconheceu Jesus como Deus nas seguintes palavras: “Meu Senhor e meu Deus”. (João 20:28) E o próprio Deus-Pai reconhece Jesus como Deus. – Hebreus 1:8.

O Espírito Santo é Deus. No Antigo Testamento, entristecer o Espírito de Deus é entristecer o próprio Deus, porque o Espírito Santo é Deus. (Salmos 51:11; Isaías 63:10, 11) No Novo Testamento, o Espírito Santo de Deus é identificado com o Ser de Deus. Quando Ananias e Safira venderam um terreno e mentiram aos apóstolos, dando a entender que estavam doando todo o dinheiro da venda para a Igreja, Pedro diz que eles ‘mentiram para o Espírito Santo’ e ‘mentiram para Deus’. Logo, o Espírito Santo é Deus. – Atos 5:3, 4.

Mas Deus é um só. O Deus Yahweh, no Antigo Testamento, se revela como único Deus nas seguintes palavras: “Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”. (Deuteronômio 6:4) Nas traduções bíblicas, aparece “SENHOR” com todas as letras maiúsculas pois no hebraico original aparecia Yahweh (ou Jeová). Assim, há um só Yahweh, um só Deus. Deus também afirmou pela boca do profeta Isaías: “Antes de mim, nenhum Deus se formou, e nenhum haverá depois de mim”. (Isaías 43:10b) E ainda: “Eu sou o primeiro, e sou o último, e além de mim não há Deus”. (Isaías 44:6) Jesus, na sua famosa oração sacerdotal, atribui ao Pai a expressão único Deus verdadeiro, o que não anula a doutrina da Trindade, já que cada pessoa divina é plenamente o mesmo Deus.

Deus é o único essencialmente Deus, por natureza.

Ao lermos esses textos onde o próprio Deus afirma não haver outro além dEle, perguntamos como lidar com versículos onde o próprio Deus chama humanos e seres espirituais de “deus” e “deuses”. (Êxodo 7:1; Salmos 82:6; 2 Coríntios 4:4) Todavia, para seres angelicais e humanos – portanto, criaturas – os vocábulos “deus” e “deuses” são títulos. Mas quanto ao Todo-poderoso, Ele é Deus por natureza, pois de eternidade a eternidade é Deus. – Salmos 90:2.

Um Só Yahweh, um Criador, só Salvador, um só Senhor. Outros argumentos muito convincentes que nos ajudam a entender que Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas divinas distintas num só Deus são os seguintes:

  • Há um só Yahweh, mas a Bíblia afirma que o Pai é Yahweh: “Oh, SENHOR (Yahveh), tu és nosso Pai.” (Isaías 64:8) Mas o Filho também é Yahveh. Lemos em Isaías 40:3 que alguém prepararia o caminho para Yahweh, e isso se cumpriu quando João Batista preparou o caminho para Jesus. (Mateus 3:3) Também, o profeta Isaías viu a glória de Yahweh. (Isaías 6:1-10) Mas em João 12:41, lemos que Isaías viu a glória de Jesus. Logo, Jesus é Yahweh. E quanto as palavras que Yahweh disse a Isaías em Isaías 6:9, 10, o apóstolo Paulo afirma que foi o Espírito Santo quem as disse. (Atos 28:25, 26) Logo, o Espírito Santo é Yahweh. Isto, então, implica uma Trindade: o um só Yahveh é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, um só Deus em três pessoas distintas.
  • Há um só Deus Criador. A Bíblia ensina que o Pai é o nosso Criador, ao chamá-lo de “nosso oleiro” e, por isso, “somos obras de tuas mãos”. (Isaías 64:8) O Filho também é Criador, pois a Bíblia diz que “todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito existiria”. (João 1:3; Colossenses 1:16) E o Espírito Santo é Criador, pois a Bíblia diz que na criação o “Espírito de Deus movia-se sobre a face das águas”. (Gênesis 1:2) E sobre o Espírito Santo, ainda se diz: “Envias teu fôlego (Espírito), e são criados”. (Salmos 104:30) Mas será que são, então, três Deuses criadores? Não! O próprio Deus Yahweh diz: “Eu sou o SENHOR que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espalhei a terra”. (Isaías 44:24) Ou seja, se diz “sozinho” porque Deus é um só, mas as três pessoas divinas desse único Deus participaram de criar tudo.
  • Há um só Salvador. O Deus da Bíblia diz: “Eu sou o SENHOR, e além de mim não há Salvador”. (Isaías 43:11) Ou seja, em sentido absoluto, ninguém salva do pecado e da morte como o único Deus Triúno. Por isso, lemos que as três pessoas divinas participam da salvação do homem. O Pai elabora o plano de salvação. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos “elegeu nele antes da fundação do mundo” e “nos predestinou.” (Efésios 1:4, 5) O Deus Filho fez a parte mais dolorida, sofrida da salvação, sofrendo morte de cruz. (Filipenses 2:7, 8) O Deus Espírito Santo faz os salvos em Cristo nascerem de novo, da água e do Espírito (João 3:3-6) e os sela, tornando-se a garantia da salvação deles. (Efésios 1:13, 14) Assim, as três pessoas divinas são o único Deus Salvador.
  • Há um só Senhor. A Bíblia diz: “Há uma só fé, um só Senhor, um só batismo”. (Efésios 4:5) Evidentemente, Deus é um só Senhor. Mas nas palavras de Jesus, o Pai é o Senhor: “Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra”. (Mateus 11:25) Do Filho, o apóstolo Paulo diz: “Há um só Senhor, Jesus Cristo”, (1 Coríntios 8:6), Tomé chama Jesus de “meu Senhor” (João 20:28) e o próprio Deus-Pai diz do Filho: “Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos”. (Hebreus 1:10) E sobre o Espírito Santo lemos: “O Senhor é o Espírito”. (2 Coríntios 3:17) Portanto, Deus é o único Senhor, e por Ele ser Triúno, cada pessoa da Trindade é chamada de Senhor, único Senhor.

A TRINDADE PELOS MESTRES DA IGREJA.

A seguir, você verá várias definições de mestres e teólogos da Igreja Cristã sobre a Trindade.

“Trindade. Termo que designa um só Deus em três Pessoas.”[1]

“TRINDADE. […] Em toda a Bíblia, Deus é apresentado como o Pai, o Filho e o Espírito Santo – não três “deuses”, mas três pessoas em um único Deus. (v.  Mt 28:19; 1Co 16:23, 24; 2Co 13:13).”[2]

“Uma das melhores definições de Trindade que eu conheço é a de Warfield: “Existe apenas um Deus único e verdadeiro, mas na unidade da divindade existem três pessoas co-eternas e co-iguais, da mesma substância, mas de subsistência distinta”.”[3]

“Três Pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo são manifestadas como Deus, ao passo que a própria Bíblia sustenta com tenacidade o Shema judaico: “Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR“. (Dt 6:4)”.[4]

“O Pai não é o Filho, […] O Filho não é o Espírito Santo. […] O Espírito Santo não é o Pai. […] O Pai é o Deus único. O Filho é o Deus único. O Espírito Santo é o Deus único.”[5]

O único ser divino subsiste em três pessoas, Pai, Filho e Espírito. Esta proposição nada acrescenta aos fatos em si, pois os fatos são: (1) Que há um Ser Divino; (2) O Pai, o Filho e o Espírito são divinos. (3) O Pai, o Filho e o Espírito são pessoas distintas.”[6]

“Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus. […] 1. Deus é três pessoas. 2. Cada pessoa é plenamente Deus. 3. Há um só Deus.”[7]

“Há no Ser Divino apenas uma essência indivisível. Deus é um em seu ser essencial, ou seja, em sua natureza constitucional. […] b. Neste único Ser divino há três Pessoas ou subsistências individuais, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.”[8]

 “A doutrina da Trindade pode expressar-se nas seguintes seis afirmações: 1. Há na Escritura três que são reconhecidos como Deus. 2. Estes três são descritos de tal modo que somos compelidos a concebê-los como pessoas distintas. 3. Essa tripessoalidade de natureza divina não é simplesmente econômica e temporal, mas imanente e eterna. 4. Essa tripessoalidade não é triteísmo; pois enquanto haja três pessoas, há apenas uma essência. 5. As três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo são iguais. 6. Inescrutável, embora nao autocontraditória, essa doutrina fornece a chave de todas outras doutrinas.”[9] 

CONCLUSÃO

Portanto, temos bases bíblicas para declararmos a nossa fé de que Deus é único em divindade, mas trino quanto à pluralidade de pessoas. A Igreja certamente nasceu trinitária, e com seu amadurecimento doutrinário encontrou melhores definições para essa fé tão importante outrora entregue aos santos. – Judas 3. – Pr. Fernando Galli

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[1]Walter A. Elwell. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã : em um volume, p. 576, Volume 3. São Paulo: Vida Nova, 2009.

[2] Dicionário Bíblico Tyndale, p. 1806. Santo André: Geográfica Editora, 2015.

[3] Charles C. Ryrie. Teologia Básica ao Alcance de Todos, pp. 61, 62. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.

[4] Stanley M. Horton. Teologia Sistemática – Uma Perspectiva Pentecostal, p. 158. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

[5] Franklin Ferreira & Allan Myatt. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual, pp. 183, 184. São Paulo: Vida Nova, 2007.

[6] Charles Hodge. Teologias Sistemática, pp. 334, 335. São Paulo: Hagnos, 2001.

[7] Wayne Gruden. Teologia Sistemática : Atual e Exaustiva, pp. 165, 169. São Paulo : Vida Nova, 1999.

[8] Louis Berkhof. Teologia Sistemática, p. 83. 3a. Edição. São Paulo : Cultura Cristã, 2009.

[9] Augustus Hopkins Strong. Teologia Sistemática, p. 452, Volume 1. São Paulo : Hagnos, 2003.