INÍCIO     SEITAS     MENU TJ

Um dos ensinos mais absurdos das Testemnuhas de Jeová diz respeito a associar Jesus Cristo ao Anjo do Abismo, em Apocalipse capítulo 9. No texto bíblico, João vê uma estrela cair do céu à terra. Ela abre o poço do abismo, do qual saem gafanhotos para atormentar os que não têm o selo de Deus, por cinco meses. Sobre esses gafanhotos, o texto bíblico diz:

“Tinham um rei sobre eles, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom.” – Apocalipse 9:11.

 De acordo com a literatura oficial TJ, quem são a estrela que cai do céu à terra, quem são estes gafanhotos e quem é o rei sobre eles?

Em primeiro lugar, veja a explicação delas sobre quem são os gafanhotos:

No congresso dos Estudantes da Bíblia realizado em Cedar Point, Ohio, EUA, de 1.°-8 de setembro de 1919, um notável derramamento do espírito de Jeová ativou seu povo a organizar uma campanha global de pregação. Dentre todos os professos cristãos, somente eles, reconhecendo que Jesus fora entronizado como Rei celestial, não pouparam esforços para divulgar estas boas novas. Seu implacável testemunho em cumprimento de profecias tornou-se como que uma atormentadora praga para a cristandade apóstata. — Mateus 24:3-8, 14; Atos 1:8. […] O pequeno grupo de irmãos de Jesus passou um curto período em tal “abismo” de relativa inatividade, no fim da Primeira Guerra Mundial (1918-19). Mas quando Jeová, em 1919, derramou seu espírito sobre os seus servos arrependidos, estes saíram em enxames para enfrentar o desafio da obra que os aguardava.” [1]

Em outras palavras, segundo as TJs, os gafanhotos soltos com a queda da estrela são os irmãos de Jesus . Na linguagem TJ, são os membros dos 144 mil vivos em 1919, os quais eram chamados de Estudantes Internacionais da Bíblia (hoje, Testemunhas de Jeová). Se esses ganhotos são TJs, quem é o rei que elas têm sobre si, que em hebraico é Abadom e em grego é Apoliom? Por incrível que pareça, para as TJs, tanto a estrela que cai do céu à terra como este rei têm a mesma identidade. Observe:

“Ele vê “uma estrela que caíra do céu” e que tem agora uma tarefa com respeito à Terra. Trata-se duma pessoa espiritual ou carnal? O detentor da “chave da cova do abismo” é mais tarde descrito como lançando Satanás no “abismo”. (Revelação 20:1-3) Portanto, deve ser uma poderosa pessoa espiritual. Em Revelação 9:11, João nos diz que os gafanhotos têm “um rei, o anjo do abismo”. Ambos os versículos devem referir-se à mesma pessoa, visto que o anjo com a chave do abismo seria logicamente o anjo do abismo. E a estrela deve simbolizar o Rei designado de Jeová, visto que os cristãos ungidos reconhecem somente a este único Rei angélico, Jesus Cristo. — Colossenses 1:13; 1 Coríntios 15:25.” [2]

Sim, a estrela que cai do céu a terra e o anjo do abismo são a mesma pessoa, Jesus. O rei das TJs é o anjo do abismo, segundo elas mesmas. 

RESPOSTA CRISTÃ – Em primeiro lugar, essa estrela que cai do céu a terra não pode ser Jesus. Ela se refere a quem Jesus disse: “Eu vi Satanás cair do céu como um raio”. (Lucas 10:18) E João diz mais frente sobre esse mesmo Satanás, expulso outrora do céu: “E quando o diabo se viu lançado à terra, perseguiu a mulher que dera à luz o menino.” (Apocalipse 12:13) Em momento algum a Bíblia se refere a Jesus como caído, lançado do céu à terra, portanto a estrela é Satanás, o diabo. 

Esta estrela recebe a chave do abismo, ou seja, Deus dá permissão para o Diabo e seus demônios, os gafanhotos, para terem uma autoridade (chave) limitada sobre os não-crentes (os que não têm o selo de Deus). Este abismo é um símbolo do reino de Satanás. Desde que fora expulso do céu, seus demônios e seus representantes humanos, por todo seu tempo de vida (cinco meses, tempo médio de vida de certas espécies de gafanhotos) neste mundo mal, têm atormentado o mundo não-crente, mas não possuem a permissão de matar sem que Deus permita. E o interessante é que, no que se refere a Jó, Deus disse a Satanás quando este pediu que Deus tocasse na carne dele: “Está em teu poder. Somente, poupe-lhe a vida”. (Jó 2:6) Assim, é Deus quem limita Satanás de tirar a vida. Nunca lemos isso sobre Jesus ser limitado por Deus a tirar a vida de alguém!

Esses gafanhotos servem ao rei deles, ou seja, a Satanás, o Diabo, o qual é o anjo destruidor*.  No hebraico, usa-se o termo “abadom” [אֲבַדּֽוֹן] para referir-se à morte, onde não se anunciam o amor e a fidelidade a Deus (Salmos 88:11). Em Provérbios 15:11 lemos que a Sepultura e a detruição [abadom – אֲבַדּֽוֹן] estão abertas perante o SENHOR. Em Provérbios 27:20, “a Sepultura e a destruição [abadom -אֲבַדּֽוֹן] nunca se fartam”, ou seja, sempre querem matar mais. Assim, Abadom tem a ver com coisa má, com morte, que é o último inimigo de Deus e da igreja a ser destruído. (1 Coríntios 15:26) Apoliom é o equivalente de Abadom em hebraico. Pode ser até que João usou o equivalente grego de Abadom, Apoliom, para dar uma indireta aos imperadores daqueles idos que adoravam o deus Apolo (da mesma raiz que “apoliom”). O próprio Satanás é amarrado e limitado em seu próprio reino de maldade, com todos os seus asseclas. (Apocalipse 20:1-3) E por fim, se antes ele usava a chave do abismo, ou de seu reino de trevas, para atormentar pessoas, agora em meio a seu próprio reino e discípulos ele será atormentado dia e noite pelos séculos dos séculos. – Apocalipse 20:10.

Assim, você pode perceber que a interpretação cristã é bem mais correta do que afirmar ser o povo de Deus os gafanhotos que a partir de 1919, devido a um Congresso em Cedar POint, Ohio, EUA, começam a atormentar pessoas, sob a liderança do Abadom e Apolion, com suas mensagens de julgamento. Esta interpretação TJ parece até uma piada de mal gosto! É tão cômica que chegam a entender a fumaça negra saída da cova do abismo com esses gafanhotos significa que com a pregação das TJs em 1919 “a coisa ficou preta para a cristandade”. Veja:

“Conforme João observa, a soltura dos gafanhotos é acompanhada por muita fumaça, como “a fumaça duma grande fornalha”. E assim se deu, em 1919. A situação ficou preta para a cristandade e para o mundo em geral. ” [3]

Bizarrices à parte, se as Testemunhas de Jeová estão erradas em afirmar o povo de Deus tem um rei chamado Abadom e Apoliom, elas estão corretíssimas em ensinar que servem a Abadom, ou Apoliom. Infelizmente, elas imaginam que servem a Jesus, mas elas servem a Satanás e a todas as suas hostes malignas de demônios. Por isso, ajude-as a se converter ao Rei dos reis, e Senhor dos senhores, Jesus Cristo. – Apocalipse 19:16. – Pr. Fernando Galli.

______

* É possível também que este anjo destruidor seja um subalterno de Satanás, e que comande anjos, conforme alguns intérpretes do Apocalipse.

_____

[1] Clímax de Revelação, p. 143.

[2] IBDEM, p. 143.

[3] IBDEM, pp. 143, 144.