CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!

INTRODUÇÃO

Antes mesmo de criar o homem, Deus, que conta o final desde o princípio (Isaías 46:9, 10), já sabia que Adão e Eva lhe desobedeceriam e pecariam, e que eles transmitiriam a todos os seus descendentes as consequências de suas ações: o sofrimento e as mortes física e espiritual. (Romanos 5:12) Por isso, antes mesmo de criar o homem, Deus, em sua infinita graça, misericórdia, amor e justiça, decidiu salvar o homem dessa condenação; antes mesmo de haver mundo, ele já tomou providências para a salvação do homem pela fé em Jesus Cristo. Neste folheto, você aprenderá os passos que Deus tomou, antes de haver mundo, para que você pudesse ser salvo em Jesus Cristo. Saber disso, nos ajuda a ser gratos a Deus!

PASSO 1 – Você foi eleito e predestinado. Antes da fundação do mundo, Deus já pensava em você, e planejou a sua salvação em Jesus Cristo.

Segundo a Bíblia, Deus “nos elegeu (escolheu) nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo.” (Efésios 1:4, 5) Então, entenda: Deus já te amou antes de haver mundo. Isso é maravilhoso!

PASSO 2 – Deus chamou você, e você atendeu ao chamado dele.

Segundo a Bíblia, cada cristão verdadeiro um dia foi chamado “das trevas” desse mundo mal para a maravilhosa “luz”. (1 Pedro 2:9b) Foi um chamado tão especial que, ao aceitá-lo, você passou a ter “a comunhão de Jesus Cristo” (1 Coríntios 1:9), “chamado para ser de Jesus Cristo” (Romanos 1:6), para ser santo (Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2); Você também foi ‘chamado para a vida eterna’. (1 Timóteo 6:12) Deus, ao lhe chamar, “abriu seu coração” através do Espírito Santo para que você tivesse condições de acolher o que algum cristão estava tentando lhe ensinar sobre Jesus e a salvação que ele nos proporciona em seu nome. (Atos 16:14; Atos 4:12) Na verdade, era Jesus te chamou através de alguém de sua igreja. Ele te dizia: “Vinde a mim”, e você decidiu se entregar a Jesus de todo os seu coração. (Mateus 11:28) Você tomou a decisão certa e entregou então sua vida a Jesus Cristo.

PASSO 3 – Você foi regenerado, nasceu de novo.

Segundo a Bíblia, antes de sua conversão a Cristo, você estava morto em pecados e delitos. (Efésios 2:1, 5) Mas Deus possibilitou que você nascesse de novo. Ele te deu vida! Jesus disse: “Em verdade, em verdade te digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. (João 3:3) Deus, através do Espírito Santo, trabalhou em seu coração para que você tivesse condições de se converter a Jesus e, então, morresse para o mundo, e nascesse para Deus. E com certeza Deus enviou alguém para lhe ler as Escrituras, para que o Espírito Santo operasse a regeneração em seu viver. Por isso lemos: “Fostes regenerados não de semente perecível, mas imperecível, pela palavra de Deus, que vive e permanece”.  (1 Pedro 1:23) Assim, você começou a mudar para melhor, porque Deus deu o primeiro passo, para que você também pudesse dar o passo importante de receber Jesus Cristo em sua vida como seu único e suficiente Salvador. (Atos 4:12) E como você mudou depois disso! Quem é regenerado (ou: nasce de novo) não pratica mais o pecado (1 João 3:9), mas pratica a justiça (1 João 2:29), ama o próximo porque o amor é de Deus (1 João 4:7), vence o mundo (1 João 5:3, 4) e está protegido contra o maligno. – 1 João 5:18.

PASSO 4 – Deus possibilitou a sua conversão, que envolveu você ter fé em Jesus e arrepender-se de seus pecados. 

Segundo a Bíblia, a verdadeira conversão, então, ocorreu com você porque você teve fé verdadeira em Jesus, em dependência completa dele, crendo que só através dele podemos ter a vida eterna. (Atos 4:12; Atos 16:30, 31) Na conversão, você deu meia volta, arrependeu-se de seus pecados, pois o Espírito de Deus convenceu você do pecado. (João 16:8) Aconteceu com você o que diz o texto: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados”. (Atos 3:19) Sua consciência pesou, mas Deus, pelo seu genuíno arrependimento e pelo sacrifício de Jesus, perdoou você de seus pecados! Então, você aceitou o convite de Jesus: “Aprendei de mim”. Sentiu o alívio proporcionado por Jesus contra o peso do pecado e de suas consequências. (Mateus 11:28-30) E quando você peca, você se arrepende de seu pecado, confessa-o a Deus, e procura não pecar mais. – Provérbios 28:13.

PASSO 5 – Você foi justificado pela fé, por Deus, com base no sacrifício de Jesus Cristo, de modo que seus pecados são perdoados, a justiça de Cristo é creditada ao pecador, e o pecador é declarado justo.

Segundo a Bíblia, quando Adão pecou, o pecado dele foi imputado, ou seja, lançado em nós, pois herdamos o pecado original. (Romanos 5:12) Mas ao Jesus morrer por nós, o nosso pecado foi imputado (lançado) em Jesus Cristo, de modo que ele pagou nosso pecado na cruz do calvário. Diz a Bíblia: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas dores”. (Isaías 53:4) Essa justiça que Cristo faz para levar e perdoar nossos pecados, então, é imputada (lançada) sobre nós, “atribuída a nós” (Romanos 4:6), como pertencendo a nós. Isso é justificação, que procede de Deus, e vem pela fé em Jesus Cristo. – Romanos 3:28.

Ou seja, quando pecamos, pedimos perdão de nossos pecados, e somos perdoados. Pela nossa fé em Cristo Jesus, Deus declara que não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus e que ninguém pode nos condenar. (Romanos 8:1, 33, 34) Com nosso pecado perdoado e essa justiça de Jesus, imputada sobre nós, somos declarados justos pela fé nEle.

PASSO 6 – Com base no sacrifício resgatador de Jesus, você foi adotado como filho de Deus, considerado como membro da família de Deus.

Segundo a Bíblia, antes de sua conversão, você era um dos “filhos da ira de Deus”, “filhos da desobediência”. (Efésios 2:2, 3; 5:6) Mas você, pela fé em Jesus, se tornou filho de Deus. (João 1:12; Gálatas 3:26) E o Espírito Santo de Deus passou a lhe convencer de que você foi adotado filho de Deus. (Romanos 8:14-17) Por isso, você sente o amor de Deus (1 João 3:1, 2) e ora a ele, chamando-o de Pai. (Mateus 6:9) E ainda por cima é considerado como coerdeiro de Jesus. – Romanos 8:17.

PASSO 7 – Santificação – Você foi e tem sido santificado mais e mais.  

Segundo a Bíblia, todo salvo pode se tornar cada vez mais semelhante a Cristo, santo como Deus, cada vez mais livre do pecado, pois “todo o que permanece nele não vive pecando”. (1 João 3:6) Você, por ser cristão de verdade, convertido a Cristo, procura ser santo como Deus é santo (1 Pedro 1:15, 16), pois ele é o nosso padrão absoluto de santidade. Isso envolve ser separado do pecado. Por isso, desde seu novo nascimento, você procura não pecar. É um trabalhar do Espírito Santo em você, como consequência de sua salvação em Jesus Cristo. E essa santificação continua por toda a vida de um cristão aqui na terra, sendo aperfeiçoada dia após dia. – 2 Coríntios 7:1; Romanos 6:12, 13; 2 Coríntios 3:18; Filipenses 3:13, 14.

PASSO 8 – Você foi unido a Cristo.

Segundo a Bíblia, essa união a Cristo significa que você está em Cristo e é nova criatura (nasceu de novo). (2 Coríntios 5:17) Então, você sabe que faz parte do Corpo de Cristo, a Igreja dele (1 Coríntios 12:27) e que você é um ramo ligado a videira, que é Jesus. (João 15:5) Mas além de você estar em Cristo, ele também está em você. Como diz o Apóstolo Paulo: “Não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim”. – Gálatas 2:20.

PASSO 9 – Você está perseverando.

Segundo a Bíblia, a perseverança é uma característica comum de todos os salvos. Ela diz: “Quem perseverar até o fim será salvo”. (Mateus 10:22; 24:13) Assim, você tem permanecido na palavra de Jesus, e deseja conhecer mais e mais a verdade da palavra de Deus. (João 17:17) Você também tem produzido o fruto do Espírito – amor, alegria, paz, benignidade, bondade, fé, brandura e autocontrole. (Gálatas 5;22, 23) E tem feito as boas obras como consequência de sua fé e salvação em Jesus. (Efésios 2:8-10). E quanto mais a sua fé é provada, mais você persevera. (Tiago 1:3) Sim, nada pode lhe separar do amor de Jesus Cristo. – Romanos 8:38, 39.

PASSO 10 – Você será glorificado.

Segundo a Bíblia, se estiver vivo na volta de Jesus Cristo, você será mudado num piscar de olhos (glorificados); Se já tiver falecido, será ressuscitado. Em ambas as situações, você terá seu corpo perecível e mortal transformado em imperecível (ou incorruptível) e imortal.  (1 Coríntios 15:51-54) Em outras palavras, o Espírito Santo fará com que seu corpo físico se torne em um corpo glorificado, igual ao de Jesus Cristo a partir de sua ressurreição. (Romanos 8:11) Ou seja, Deus “transformará o corpo da nossa humilhação, para ser semelhante ao corpo da sua glória.” (Filipenses 3:21) Você nunca mais morrerá! – Apocalipse 21:4.

CONCLUSÃO

Consegue perceber como Deus se importa, desde antes da fundação do mundo, com aqueles que ele desde sempre soube que seriam salvos? Se você recebeu Jesus em sua vida como seu único e suficiente Salvador, Deus pensava em você antes mesmo de criar todas as coisas. Ele já havia tornado possível a sua salvação. E como você aprendeu aqui, Deus um dia lhe chamou em Jesus Cristo, e você tomou a decisão de se converter a Jesus. Como regenerado ou nascido de novo, você foi justificado e santificado, adotado como Filho de Deus, unido a Jesus, e está perseverando, em união a Cristo, e está aguardando o prêmio da vida eterna! Mas o ponto é: Não merecíamos isso! Foi por puro ato de graça!

Mas e se você ainda não se decidiu por Jesus? Não deixe para amanhã essa decisão. Jesus, o Deus encarnado (João 1:14), veio até nós para morrer e nos salvar. Se você entende que este chamado é para sua vida,  diga SIM para Jesus!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

– Mateus 11:28-30.

Desejamos que sua decisão seja positiva, que possamos tê-lo como nosso irmão em Cristo. Declare a Deus sua fé em Jesus Cristo. Caso queira aprender mais sobre Jesus e a obra divina da salvação, entre em contato conosco. Lembre-se dessas palavras: “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16. – Pr. Fernando Galli.