CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!

INTRODUÇÃO

Todos nós temos a curiosidade de saber o que acontece depois que morremos. Partindo do pressuposto que existe vida após a morte, estudaremos o tema, à luz da Bíblia: O que a Palavra de Deus ensina: Reencarnação ou ressurreição?

(1) Definição Espírita de Reencarnação.

A reencarnação é definida da seguinte forma por Allan Kardec,  seu mais importante escritor:

“[…] é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo.”[1]

Assim, para os espíritas kardecistas, quando a pessoa morre, seu espírito sai. Ele aguardará no mundo espiritual a oportunidade de ser gerado novamente aqui na terra, ou em outro planeta habitado. Esse processo de reencarnação poderá ocorrer milhares de vezes até que este espírito se torne puro e não precise mais reencarnar.

(2) Definição Cristã de Ressurreição.

De acordo com a Bíblia, está ordenado ao homem morrer uma única vez. (Hebreus 9:27) Quando o homem morre, o seu espírito deixa seu corpo, podendo tomar dois destinos, conforme o próprio Jesus: (1) O hades, o mundo dos mortos sem Cristo (Lucas 16:23) ou o (2) Paraíso, também chamado de “seio de Abraão” (Lucas 16:22, 23; 23:43) e de “terceiro céu”. (2 Coríntios 12:2-4) De acordo com o próprio Jesus, tanto as pessoas justas (as que estão no paraíso) e as injustas (as que estão no hades) serão ressuscitadas: “uma ressurreição de justos e de injustos”. (João 5:28, 29) quando Jesus , por meio do Espírito Santo, vivificará os corpos de todos aqueles que faleceram em Cristo. (Romanos 8:11) A ressurreição significa, então, o retorno de cada espírito em seu respectivo corpo em que viveu ou à volta de um indivíduo à vida corporal. Segundo a Bíblia, não há reencarnação, pois “está ordenado ao homem morrer uma única vez e depois disso vem o juízo”. (Hebreus 9:27) Mesmo aqueles que foram ressuscitados, voltaram à vida no mesmo corpo; não se tornaram outra pessoa. 

(3) E as Lembranças de Vidas Passadas?

Os espíritas geralmente afirmam:

“Muitas pessoas que vão pela primeira vez a determinado lugar têm a impressão de já haver estado aí, reconhecendo o ambiente com as suas características. Pergunta-se: como explicar tal fenômeno, dito de paramnésia, senão pela reencarnação? Em vida pregressa, a pessoa já teria visitado tal lugar.” 

RESPOSTA CRISTà– Para os espíritas, este fenômeno chama-se déjà-vu. Mas recentes pesquisas provaram em laboratório que esta suposta lembrança de vida passada nada mais é do que o cérebro criar uma hipótese com imagens e em seguida checar a memória, dando a sensação de que a memória recém-criada e checada acorreu há muito tempo.[2] E numa dessas hipóteses criadas, estão imagens parecidas com o local visitado pela pessoa. Outra questão é que a maioria das pessoas que afirmam se lembrar de vidas passadas afirmam terem morado em cidades importantes e ocupado cargos de bom nível. Ninguém fala de ter lembranças de ter vivido no Togo ou no Níger, países extremamente pobres. Estranho, não? Por outro lado, sabemos que há espíritos maus, os quais a Bíblia chama de demônios, ou anjos caídos. Eles têm um líder chamado Satanás. Este, e certamente seus anjos caídos, podem até, segundo a Bíblia, transformar-se em anjos de luz. (2 Coríntios 11:14) Isto significa que eles podem enganar pessoas, fazendo-as ter sensações falsas com o intuito de desviá-las da verdade.

(4) A Bíblia Prova a Reencarnação?

A seguir, veremos alguns argumentos de espíritas, os quais valem-se de textos bíblicos, para tentar provar a doutrina da reencarnação. Será mesmo que a Bíblia ensina essa doutrina espiritualista?

ARGUMENTO ESPÍRITA 1 – Jó disse: ‘Nu estive no ventre de minha mãe, e nu voltarei para lá.’ (Jó 1:21) Qual seria a única maneira de voltarmos nus ao ventre de nossa mãe senão pela reencarnação?

RESPOSTA CRISTà– O contexto de Jó capítulo 1 não está relacionado com a vida e a reencarnação, mas com perder tudo o que se tem devido à integridade para com Deus. Jó esteve nu ao nascer, estava nu naquela ocasião, pois havia perdido tudo. E nu (sem riquezas) se prostra no chão, a terra. (Jó 1:20) Por isso disse no versículo anterior: O SENHOR deu, o SENHOR o tirou. (Jó 1:21)

Na Bíblia, aprendemos que viemos do pó e ao pó voltamos. (Gênesis 3:9) O Salmo 139:13, 15 afirma que somos formados e tecidos no ventre da mãe, nas profundezas da terra. Assim, além da mãe biológica, temos uma mãe natural, a terra, de onde viemos nu, ou seja, do pó, e para ela voltaremos; ou seja, o nosso corpo, a parte material, retorna à nudez de nossa mãe terra. Ademais, lemos em Jó 19:26, 27 que sua esperança era morrer, ver a Deus fora de seu corpo e não mais vê-lo como adversário, ou seja, não mais sofrer as coisas parecidas numa outra vida.

ARGUMENTO ESPÍRITA 2 – “Jesus disse que para vermos o Reino de Deus temos que nascer de novo. E para nascer de novo, temos que reencarnar. – João 3:3.”

RESPOSTA CRISTÃ – No relato de João 3:3-6, depois de Jesus ter dito sobre nascer de novo, Nicodemos perguntou: Como um homem velho pode nascer? Poderá entrar no ventre de sua mãe e nascer pela segunda vez? (João 3:4) Em vez de concordar com ele, Jesus usa uma expressão sinônima: Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5) Portanto, nascer de novo é nascer da água e do espírito. Mas o que isso significa? Para entendermos isso, veja o que Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do espírito é espírito”. (João 3:6) Ou seja, Jesus não estava falando de nascer de novo na carne, mas nascer de novo no espírito. Não era para Nicodemos entender o nascer de novo do ponto de vista carnal, mas espiritual. Na Bíblia. lemos em 1 João 5:18: “Sabemos que todo o que é nascido de Deus não vive pecando; pelo contrário, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não o toca.” Isto mostra que quem não nasceu de Deus vive pecando, mas aquele que nasceu de Deus, ou seja, NASCEU DE NOVO, da água e do espírito, não peca. Isto só pode ter a ver com a conversão a Jesus. Este sim é o novo nascimento. Por isso, a Bíblia também diz que “ele nos salvou mediante o lavar da regeneração (nascer de novo) e da renovação realizadas pelo Espírito Santo.” (Tito 3:5) Portanto, nascer da água e do espírito tem a ver com a conversão do crente, quando Deus o salva, ou o regenera mediante o lavar do Espírito. (Veja 1 Pedro 1:23) De fato, sobre este nascer de novo, Paulo diz que passamos da morte para a vida, quando estávamos mortos em nossos pecados e delitos. (Efésios 2:1, 5) E o mesmo João que escreveu o relato de João 3:3-6 escreve em sua velhice: Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. (1 João 3:14) Assim, nascer de novo, ou nascer da água e do Espírito, nada tem a ver com reencarnação. Nada!

ARGUMENTO ESPÍRITA 3 – “Jesus afirmou que todo aquele que deixar pai e mãe pelo reino de Deus, receberá cem vezes mais pais e mães. (Mateus 19:29) Isto só é possível através de muitas reencarnações.”

RESPOSTA CRISTà– Esta interpretação acima está errada! No relato paralelo escrito por Marcos, ele afirma que recebemos cem vezes mais pais e mães, NÃO EM VIDAS FUTURAS, mas NESTA VIDA. (Marcos 10:29, 30) Mas como? Porque para Jesus, a nossa família é todo aquele que faz a vontade de Deus. Por isso, quando vieram avisá-lo que sua mãe e seus irmãos queriam falar com ele, ele disse: “Quem fizer a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, irmã e mãe.” – Mateus 12:46-50.

Assim, quando deixamos tudo pelo reino de Deus, recebemos cem vezes mais pais, mães, bens materiais, porque somos amparadas pela Igreja de Cristo, que nos sustenta em nossas missões, e é usada por Jesus para não nos deixar faltar nada.

ARGUMENTO ESPÍRITA 4 – A Bíblia ensina que o Profeta Elias retornaria (Malaquias 4:5, 6), e centenas de anos após, Jesus afirmou que João Batista era o Elias que haveria de vir. (Mateus 11:14) Portanto, João Batista foi a reencarnação de Elias.”

RESPOSTA CRISTÃ – Quando perguntaram para João Batista se ele era Elias, ele respondeu: Não sou. (João 1:21) Ou seja, João não se considerava uma reencarnação de Elias. Mas por que, então, Jesus disse que João Batista era o Elias prometido?

Primeiro, porque em vez de ensinar Elias reencarnado em João Batista, a Bíblia mostra que ele iria fazer uma obra no espírito e no poder de Elias. (Lucas 1:17), ou seja, uma obra parecida com a de Elias. Segundo, porque o povo judeu cria que Elias não havia morrido, mas levado ao céu num carro de fogo. (1 Reis 2:11) Portanto, se havia uma pessoa que não se esperava reencarnar era Elias, que inclusive aparece para Jesus como Elias, e não como João Batista já falecido.(Mateus 17:1-5)

Devemos, assim, tomar muito cuidado em não usar as Escrituras irresponsavelmente, interpretando-a sem os melhores critérios possíveis, a nosso bel prazer, no afã de coadunar a Bíblia à nossa crença. Isto é pecado!

CONCLUSÃO.

Se você é cristão, jamais se deixe levar pela crença na reencarnação. A Bíblia menciona que Satanás usa todo o poder, sinais e falsos milagres para desencaminhar. (2 Tessalonicenses 2:9) Pois Satanás não quer que você creia que Jesus morreu por você, mas deseja que você creia que sua própria morte e reencarnação perdoarão seus pecados. Mas a Bíblia ensina que Jesus morreu por nós para nos salvar. Jesus mesmo ensinou que daria a vida por seus amigos. (João 15:13; Veja também Hebreus 10:12; Romanos 3:24, 25)

Por fim, Jesus ensinou: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.” (João 11:25) O ladrão na cruz que se converteu a Jesus, arrependido, ouviu de Jesus que naquele mesmo dia estaria com ele no paraíso (Lucas 23:43) Jesus em momento algum achou necessário que o ex-ladrão precisasse reencarnar para pagar seus pecados, pois ele morreu salvo! Portanto, ponha longe de você esta doutrina que nega a morte expiatória de Jesus Cristo em seu benefício. Creia em Jesus!

____

[1] O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. de Guillon Ribeiro da 3a ed. francesa rev., corrig. e modif. pelo autor em 1866. 124a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. cap. 4, it. 4.

[2] Site: http://veja.abril.com.br/saude/ja-teve-um-deja-vu-cientistas-descobriram-a-causa-da-sensacao/