Refutando Algumas Alegações
Contra a Doutrina

da Trindade

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A Doutrina da Trindade uns dos marcos divisores entre uma igreja cristã e uma seita. No caso dos TJs, eles não creem na Trindade. Veremos aqui alguns dos motivos pelos quais negam a fé cristã em que Deus seja um só em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo – todas os três coeternos e coiguais em natureza.

HERESIA 1 – Negam a doutrina da Trindade afirmando que apenas o Pai é o Deus Verdadeiro[1], que Jesus é a primeira criatura do Pai[2], e que o Espírito Santo não é um ser pessoal, mas apenas o a força ativa de Deus ou o poder de Deus em ação.[3] 

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina que o Pai é Deus (1 Coríntios 8:5), o Filho é Deus (João 1:1, 3; 20:28), o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3, 4), mas Deus é um só. (João 17:3) Jesus jamais é chamado de a primeira criatura de Deus, mas é o primogênito da criação, pois, por ter criado todas as coisas com o Pai e o Espírito Santo, ele é o HERDEIRO da criação. (Colossenses 1:15, 16) Jesus é chamado de Deus verdadeiro (1 João 5:20) e disse: Eu sou a verdade (João 14:6). Apenas Deus é a verdade. (Romanos 3:4) Jesus é a Palavra que é a verdade. (João 1:1; 17:17) O Espírito Santo é um ser pessoal, não uma força, pois dá poder e enche os cristãos (Atos 1:8; 2:4; Romanos 15:13) e pratica ações atribuídas a seres pessoais, como ensinar, guiar, e inclusive falar apenas o que tiver ouvido. (João 16:13, 14) Pode-se até mentir contra Ele (atos 5:3, 4) e entristecê-lo. – Efésios 4:30.

HERESIA 2 – Os TJs negam que Jesus seja Deus porque se o fosse, quando duas pessoas lhe pediram para se assentarem um à sua direita e outro à sua esquerda no Reino, Jesus respondeu que não tinha autoridade para conceder tal pedido, mas apenas o Pai. Então raciocinam: ‘Se Jesus fosse Deus, ao dizer que não tinha tal autoridade, teria mentido’.[4] 

RESPOSTA CRISTÃ – Jesus, mesmo sendo Deus encarnado, não mentiu ao afirmar que não competia a ele a autoridade para atender o pedido daqueles jovens, mas sim ao Pai. Na Trindade, as Três Pessoas trabalham no relacionamento com o homem da seguinte forma: O Filho é submisso ao Pai, o qual é o cabeça ou chefe de Jesus. (1 Coríntios 11:3) Portanto, o Pai determina o que deve ser feito ou não na economia da Trindade em relação ao homem. Isto não torna o Pai maior ou o Filho menor em essência e natureza divina. Por exemplo, numa empresa em que três irmãos são sócios, há apenas um presidente, que decidirá os rumos da empresa. O fato de os outros dois irmãos serem submissos ao irmão-presidente não torna os dois inferiores a ele em natureza, como se fossem menos seres humanos que ele. Na Trindade, dá-se o mesmo. O fato de o Filho reconhecer a autoridade funcional do Pai sobre ele não o torna menos Deus que o Pai. Na verdade, Jesus é tão Deus quanto o Pai, por isso, Tomé disse a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” – João 20:28.

HERESIA 3 – Os TJs negam que Jesus seja Deus porque Jesus disse: “O Pai é maior do que eu”. (João 14:28) E ainda afirmam: Não adianta dizer que Jesus era menor que o Pai apenas enquanto esteve na terra, porque mesmo depois de sua ressurreição e ascensão aos céus, se diz que ele é submisso ao Pai, que ele tem um Deus e Pai, logo, ele é inferior ao Pai.[5] 

RESPOSTA CRISTÃ – Quando Jesus disse o Pai é maior do que eu, em João 14:28, usou a palavra grega meízon. Esta palavra designa maior na posição, não na natureza, ou essência. Por exemplo, se disséssemos: “O Presidente do Brasil é maior do que a Dona Maria”, ele seria maior na posição (cargo, função, título) ou na essência e natureza (mais ser humano do que a Dona Maria)? É evidente que o Presidente do Brasil não é maior na acepção de ser mais ser humano do que Dona Maria. Ele é maior na posição, mas igual em natureza a todos nós. O mesmo ocorre entre Jesus e o Pai. O texto não disse que Jesus é um deus menor que o Pai. Jesus é igual em natureza (tão Deus quanto) ao Pai, mas inferior em posição, pois o Pai é o seu cabeça. Isso em nada interfere no que cremos sobre a Trindade e a divindade de Jesus. E sobre Jesus ser mencionado como tendo um Deus e um Pai, mesmo depois da sua ressurreição, isto também não nos atrapalha em nada.

Quando a Bíblia diz que o Pai é Deus (1 Coríntios 8:5), o Filho é Deus (João 20:28), o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3, 4), e que Deus é um só (João 17:3), quer nos ensinar que cada Pessoa da Trindade é plenamente Deus, num só Deus, portanto, quando Jesus foi ressuscitado, Ele podia, mesmo sendo Deus, afirmar ter um Deus, não para adorá-lo em seu estado ressurreto, mas para considerá-lo como a Pessoa do Pai em posição acima que a dele, não em grau de divindade maior do que ele. Por isso que a Bíblia ensina que antes de se criar tudo, Jesus era Deus e estava com Deus (o Pai e o Espírito Santo). – João 1:1.

HERESIA 4 – Os TJs negam que Jesus seja o próprio Deus porque em Provérbios 8:22-31 Jesus é chamado de a sabedoria de Deus, mas no versículo 22 se diz: “O SENHOR me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.” Então, concluem que Jesus é criatura[6], não o Deus Verdadeiro.

RESPOSTA CRISTÃ – Se Jesus é a sabedoria de Deus, então ele não pôde ter sido criado, pois a sabedoria de Deus nunca foi criada. Alguns TJs responderiam que o texto de Provérbios 8:22 não se refere à sabedoria abstrata de Deus, mas apenas à que foi revelada através de Jesus, já que Deus nunca revelou toda a sabedoria de Deus. Todavia, nenhum tipo de sabedoria divina foi criada no sentido literal. Foi criada na acepção de ser revelada. Então, o verbo criar em hebraico não está sendo usado para afirmar que Jesus ou qualquer sabedoria de Deus foi criada, mas revelada. Logo, esse texto de provérbios 8:22 não pode ser usado para falar sobre Deus ter criado Jesus, mas sobre Ele ter revelado sua sabedoria através de Jesus.

HERESIA 5 – Os TJs negam que o Espírito Santo seja uma Pessoa Divina, mas o apregoam como uma força ativa de Deus. E tentam provar isso com os seguintes argumentos: (1) A Bíblia diz que os discípulos ficaram cheios do ‘espírito santo’, mas não se pode ficar cheios de uma pessoa [7] (Atos 2:4); (2) A Bíblia diz que o ‘espírito santo’ desceu no batismo de Jesus na forma de pomba (Marcos 1:10), não numa forma humana, então, ele não pode ser uma pessoa[8]; (3) A Bíblia diz sobre ser batizados com ou no ‘espírito santo’ e ser ungido com ele, logo pessoas não podem ser batizadas numa pessoa ou ungidas com outra pessoa[9], mas sim com ou na força ativa. 

RESPOSTA CRISTÃ – Sobre (1) ficar cheio do Espírito Santo, a Bíblia diz em Atos 1:8 que os discípulos receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo. Logo, ficar cheio do Espírito Santo refere-se a receber o poder do Espírito Santo. É por isso que a Bíblia usa a expressão poder do Espírito Santo. – Romanos 15:13.

Sobre (2) o Espírito Santo descer na forma de pomba, isto não prova que Ele não seja um ser pessoal. Ele não apareceu na forma de pomba para revelar se era ou não um ser pessoal, pois se assim fosse, ele seria uma pomba. Ele aparece nessa forma porque a pomba é um símbolo de paz e serenidade. Até Jesus é visto por João, numa visão, na forma de Cordeiro (Apocalipse 14:1), mas será que Jesus deixa de ser uma pessoa por ser visto dessa forma? Óbvio que não!

DESAFIO AOS TJS – Como o Espírito Santo pode não ser uma Pessoa divina se a Bíblia afirma que Ele, ao nos conduzir a toda a verdade, não falaria de si mesmo, mas falaria do que tivesse ouvido? Como uma força ativa pode falar apenas do que ela ouve? Não seria isso uma prova de que o Pai, o cabeça da Trindade, determinaria tudo o que o Espírito Santo deveria nos revelar? – João 16:13, 14.

 

E sobre (3) ser ungidos e batizados com Espírito Santo, a Igreja sempre entendeu essas expressões como reforço à personalidade do Espírito Santo. Antes de Jesus vir à terra, ungia-se pessoas com óleo, representando o reconhecimento e a bênção do próprio Deus e a ação do Espírito Santo sobre a pessoa ungida. Mas no Novo, o Espírito Santo entra no lugar do óleo, assim, pessoas são ungidas com o Espírito Santo. Todavia, fala-se que o próprio Espírito Santo unge as pessoas. Jesus diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu.” (Lucas 4:18) Assim, quando lemos “ungidos com Espírito Santo” devemos entender ‘ungidos com a ação do Espírito Santo’, pois é Ele mesmo quem unge. E sobre ser batizado com Espírito Santo, significa o mesmo que na expressão “foram batizados em Moisés” (1 Coríntios 10:2), ou seja, ser batizado em Moisés significava para os judeus fazer parte do povo que Moisés conduziu através das águas para a terra da promessa. Da mesma forma, ser batizado com Espírito Santo significa para os cristãos converter-se a Cristo (por isso, todos os crentes são batizados com o mesmo Espírito, conforme 1 Coríntios 12:13) e entrar para a comunidade da Igreja de Jesus, onde o Espírito Santo guia o povo a toda verdade, no caminho da salvação. – João 16:13, 14.

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RESUMO DAS RAZÕES BÍBLICAS PARA CRERMOS NA TRINDADE

  1. O Pai é reconhecido como Deus. – João 6:27; 1 Pedro 1:2.
  1. O Filho, Jesus Cristo, é reconhecido como Deus: Ele é expressamente chamado como Deus. – João 1:1; 1:18; 20:28; Romanos 9.5; Tito 2.13; Hebreus 1.8; I João 5.20. Descrições do VT a respeito de YHWH são aplicadas a Cristo. (Mateus 3.3; Isaías 40.3; João 12.41; Isaías 6.13; Efésios 4.7, 8. Há uma aplicação do que disse YHWH no Salmos 68.18, a Cristo; Romanos 10.9; I Coríntios 12.13.
  1. Jesus possui os atributos de Deus:
  • – João 1:4.
  • Auto existência. – João 5.26; Hebreus 7.16.
  • – Hebreus 13.8.
  • – João 14.6.
  • – 1 João 3.16.
  • – Lucas 1.35; João 6.69; Hebreus 7.26.
  • – João 1.1; 17.5; Efésios 1.4.
  • Onipresença. – Mateus 28.20; Efésios 1.23.
  • Onisciência. – Mateus 9.4; João 2.24, 25; 16.30; Colossenses 2.3.
  • Onipotência. – Mateus 28.18; Apocalipse 1.8.
  1. As obras de Deus são atribuídas a Cristo:
  • Criação. – João 1.3; Hebreus 1:9, 10;
  • Preservação. – Colossenses 1.17; Hebreus 1.3.
  • – João 5:27-29.
  1. Cristo recebe Honra e Adoração devidas somente a Deus. – João 5.23; Atos 7.59; Romanos 10.9,13.
  1. Seu nome é associado ao de Deus no mesmo pé de igualdade. – Mateus 28.19; 2 Coríntios 13.13; João 14:1.
  1. Igualmente com Deus é chamado. – João 5.18; Filipenses 2.6.
  2. A deidade de Cristo na aplicação a Ele de frases como “Filho de Deus”, “Imagem de Deus”, “a representação exata do ser de Deus”. – Mateus 26:63, 64; Colossenses 1.15; Hebreus 1.3; João 10.30.
  1. O Espírito Santo é reconhecido como Deus. – Atos 5:3, 4.
  1. Os atributos de Deus são atribuídos ao Espírito Santo.
  • – Romanos 8:2.
  • – João 16:3.
  • Amor – Romanos 15:30;
  • – Efésios 4:30.
  • – Hebreus 9:14.
  • Onisciência. – 1 Coríntios 2.11.
  1. O Espírito Santo fez as obras de Deus:
  • Convence o homem do pecado. – João 16.8.
  • – João 3.8; Tito 3.5.
  • Ressuscita – Romanos 8.11; 1 Coríntios 15.45.
  1. O Espírito Santo recebe honra dada somente a Deus. – 1 Coríntios 3.16.
  1. O Espírito Santo é associado com Deus em

Igualdade (Mateus 28.19; Atos 5:3, 4; 2 Coríntios 13.13.

  1. Cremos que há insinuações da Trindade no Antigo Testamento.
  • Passagens que parecem ensinar pluralidade de alguma forma de deidade. – Gênesis 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6.8.
  • Passagens relacionadas ao Anjo do Senhor:
  • O Anjo de YHWH identifica-se a si mesmo com YHWH. – Gênesis 22.11,16; 31.11, 13.
  • Ele é identificado por outros com YHWH. – Gênesis 16.9,13; 48.15,16.
  • Ele aceita serviço dado somente a Deus. – Êxodo 3.2, 4, 5; Juízes 13.20-22.

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[1] “João 17:3: “Cristo nunca é descrito como sendo o Deus Todo-Poderoso, e muito menos como o único Deus.” Apenas o Pai é chamado de “o único Deus verdadeiro.” – A Sentinela 1 de Abril de 2014, p. 15.

[2] “Jesus foi a primeira criação de Deus e o único criado diretamente por ele. É por isso que é chamado de Filho unigênito de Deus.” – A Sentinela 1 de Dezembro de 2012, p. 16.

[3] “Espírito santo emana de Jeová em quantidade ilimitada. É o poder de Deus em ação. De fato, em Gênesis 1:2 a Bíblia refere-se ao espírito santo como “força ativa” de Deus.” – Achegue-se a Deus, p. 40.

[4] “Na verdade, a religião rebaixa Jesus ao ensinar que ele era Deus em forma humana. Como assim? Veja esta ilustração. Alguns trabalhadores fazem um pedido a seu supervisor, mas ele diz que não tem autoridade para atender esse pedido. Se isso for verdade, o supervisor mostrou sabiamente que tinha noção de suas limitações. Mas se esse não for o caso, ou seja, se ele podia atender o pedido, mas preferiu não fazer isso, então ele mentiu. Como Jesus reagiu quando dois de seus apóstolos pediram que ele lhes concedesse posições de destaque? Ele disse: “Assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai.” (Mateus 20:23) Se Jesus realmente fosse Deus, isso não teria sido uma mentira? Mas ao se submeter Àquele que tem mais autoridade, Jesus estabeleceu um belo exemplo de modéstia — e mostrou que não era igual a Deus.” – A Sentinela 1 de Abril de 2010, p. 14.

[5] “Apesar de sua grandemente enaltecida posição, Jesus disse a seus apóstolos: “O Pai é maior do que eu. ” (João 14:28) Alguns dizem que isso se dava apenas porque Jesus ainda estava na terra, e que agora que ele ascendeu ao céu, isso não se dá. Mas, não é isso o que a Bíblia diz. APÓS A ASCENSÃO DE JESUS. Depois que Jesus ascendeu ao céu, seus seguidores continuaram a ensinar que o Pai é maior do que o Filho. Mais de 20 anos mais tarde, Paulo escreveu sobre “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 15:6). Examine cuidadosamente estas palavras. Paulo fala do Deus de Jesus. Coerentemente Paulo faz esta distinção não só entre o Pai e Jesus, mas, entre Deus e Jesus. Ele escreve a respeito de Deus e Cristo. Nas suas cartas, a saudação típica de Paulo era: ‘Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. ” (Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:3; 2 Coríntios 1:2; Gálatas 1:3; Efésios 1:2; Filipenses 1:2) Paulo também escreveu, não que Cristo é Deus, mas que ele “é a imagem de Deus’, como tal representando-o perfeitamente. (2 Coríntios 4:4) ” – A Sentinela de 1 de julho de 1984, p. 16.

[6] “A sabedoria descrita em Provérbios 8:22-31 estava ao lado de Deus como “mestre-de-obras”, que se refere à criatura espiritual que veio a tornar-se Jesus e que trabalhou intimamente com Deus na criação.” – A Sentinela de 15 de agosto de 2006, p. 30.

[7] “A Bíblia diz: “Todos eles ficaram cheios de espírito santo.” (Atos 2:4) Ficaram eles “cheios” duma pessoa? Não, mas ficaram cheios da força ativa de Deus.” – Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, p. 40.

[8] “Por exemplo, Marcos 1:10 mostra que, por ocasião do batismo de Jesus, o espírito santo desceu sobre Jesus “como pomba”, não em forma humana. O espírito santo não era uma pessoa que descia sobre Jesus, mas sim a força ativa de Deus.” – A Sentinela de 1 de junho de 1988, p. 14.

[9] “Outros textos dizem que pessoas foram ‘batizadas’ ou ‘ungidas’ com esse espírito. (Mat. 3:11; Atos 10:38) Estas últimas referências feitas ao espírito santo definitivamente não se coadunam com uma pessoa.” – Raciocínios à Base das Escrituras, p. 399.