INÍCIO

QUEM É JESUS?

Apesar de tantas definições, da parte de quem conhece pouco ou nada da Bíblia, podemos aprender pelas Escrituras as seguintes verdades sobre Jesus: 

ELE É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO (João 17:3; 1 João 5:20), com o Pai e o Espírito Santo, ou seja, Jesus é uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade[1]. Por isso, Ele é confessado nas Escrituras como Deus. Tomé disse a Jesus: Senhor meu e Deus meu. (João 20:28) Desde o princípio Jesus estava com Deus (o Pai e o Espírito Santo), e era Deus. (João 1:1) Então, imitemos os anjos por adorá-lo– Hebreus 1:6.

ELE É O ÚNICO FILHO DE DEUS. Na Trindade, Jesus é chamado de o único Filho de Deus, pois apenas Jesus é Filho igual ao Pai em divindade. Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16:16) Nós somos filhos porque fomos criados por Deus e, num sentido especial, porque fomos adotados por Deus como espirituais filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (João 1:12; Gálatas 3:26) Então, sejamos filhos obedientes de Deus, como Jesus foi aqui na Terra.

ELE É O CRIADOR. Na Trindade, só Deus é Criador, e todas as coisas foram feitas por Deus Pai, por intermédio de Jesus, [com o Poder do Espírito Santo, conforme Salmos 104:30] e, sem ele, nada do que foi feito existiria (João 1:3). Então, sejamos-lhe gratos pela criação à nossa volta e por sermos considerados como novas criaturas em Cristo. – 2 Coríntios 5:17.

ELE É O ÚNICO SENHOR. Na Trindade, há um só Senhor, Deus. (Efésios 4:5). Assim, as Três Pessoas da Trindade são o Senhor, pois elas têm o mesmo Senhorio. Então, confessemos que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. – Filipenses 2:11.

ELE É O ÚNICO SALVADOR. Na Trindade, há um único Salvador, Deus. (Isaías 43:11) Mas podemos dizer que as três Pessoas da Trindade salvam, pois o Pai enviou Jesus (João 3:16), o Filho veio fazer, obedientemente, a parte mais difícil da salvação, que foi morrer por nós, e foi morte de cruz (Filipenses 2:6-8), e o Espírito Santo regenera o homem, fazendo-o nascer de novo (João 3:3-6) e tornando-se a garantia de nossa salvação. (Efésios 1:13, 14) E sobre Jesus especificamente se diz que não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12) Então, sejamos gratos por tão grandiosa salvação em Jesus (Hebreus 2:3). Ai de nós se não anunciarmos o evangelho! – 1 Coríntios 9:16.

 ELE É DEUS-HOMEM. A Bíblia diz que existindo na forma de Deus, Jesus se fez homem ao vir à terra. (Filipenses 2:5-8) Seu corpo foi morto, ressuscitado e ascendeu aos céus em corpo glorioso. (Romanos 8:11) Por isso, é chamado mesmo após sua ressurreição e ascensão aos céus de Jesus Cristo, homem. (1 Timóteo 2:5), mas o próprio Pai o chama de Deus. – Hebreus 1:8.   

Este é o Jesus que a Bíblia ensina. Venha segui-lo! Ele convida não crentes a vir sobre ele, e apanhar sua cruz, e segui-lo sem parar, aprendendo dele. (Mateus 11:28-30) Tendo fé genuína dele, você será unido a Cristo, sendo corpo de Cristo. (1 Coríntios 12:27) E no futuro terá a vida eterna. (João 3:16) E como ato de gratidão por tão grandiosa salvação em Cristo Jesus, você poderá ensinar as pessoas a praticar tudo aquilo que Cristo lhe ensinou nas Escrituras. (Mateus 28:19, 20) Deus seja louvado se a sua decisão é sim! – Pr. Fernando Galli.

_______________

[1] Gruden define a doutrina da Trindade da seguinte forma: “Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus. […] Em certo sentido a doutrina da Trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos, todavia, compreender parte de sua verdade resumindo o ensinamento das Escrituras em três declarações: 1. Deus é três pessoas. 2. Cada pessoa é plenamente Deus. 3. Há um só Deus.” Teologia Sistemática : Atual e Exaustiva, páginas 165, 169.