Pr. Fernando Galli Responde

TEMA DE HOJE: CRISTOLOGIA

PERGUNTA – Quando Jesus foi gerado pelo Pai? – Provérbios 8:22-25.

RESPOSTA CRISTà– Um dos temas mais difíceis de se compreender na doutrina da Trindade é: Se Jesus é Deus Unigênito (João 1:18), logo ele é gerado do Pai. Mas se ele é gerado, quando foi que isso aconteceu? Foi na eternidade de Deus, antes de haver o tempo (quer no mundo físico, quer no mundo espiritual), ou depois de Deus ter criado o tempo? E como ele pode ser o mesmo Deus Todo-Poderoso que o Pai, se o Pai não é gerado, mas o Filho sim?

Para respondermos a esses questionamentos, precisamos analisar os textos bíblicos que levaram a Igreja a defender a fé de que Jesus Cristo é o Filho Eterno e gerado do Pai, incriável, sem princípio e sem fim.

1. Jesus não é criado, mas gerado.

Enquanto a Bíblia afirma que os anjos são criados por Deus, lemos em João 1:3 e Colossenses 1:16 que todas as coisas que existem, incluindo principados e potestades visíveis e invisíveis, foram criados por Deus, o Pai, por meio de Jesus. Nas invisíveis, podemos incluir os anjos. Por isso, eles certamente incluem as criaturas que estão nos céus adorando a Deus, em Apocalipse 5:13.

Todavia, de Jesus não se é dito que foi criado, mas gerado. Assim, ele é chamado de Deus Unigênito (João 1:18), ou seja, único Deus gerado. E ‘gerado’ não significa necessariamente ‘criado’. Por exemplo, você foi gerado por seus pais, mas você foi criado por eles? Por isso que se diz que Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó, e assim por diante. (Mateus 1:1-17) Portanto, enquanto o verbo ‘criar’ tem mais a ver com o surgimento de alguém, o verbo ‘gerar’ tem mais a ver com a espécie, natureza de alguém. Por isso, humanos geram humanos.

2. Quando Jesus foi gerado?

Se Jesus é gerado, precisamos então determinar “quando” isso aconteceu. E a Bíblia nos dá respostas muito claras sobre isso. Primeiro, antes de mencionar Jesus participando da criação com o Pai, ela nos diz que Jesus estava no princípio com Deus, e depois ela diz que Jesus foi usado por Deus, o Pai, para criar todas as coisas. Veja:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito existiria.” – João 1:1-3.

Quando lemos “todas as coisas foram feitas por intermédio de” Jesus, isto significa que Jesus foi usado para criar o tempo e o espaço, quer no mundo físico e no mundo espiritual. Ou seja, antes de Deus criar tudo, não havia nada além do Ser de Deus que fosse criado, portanto, tão eterno quanto Ele, pois só Deus, com todos os seus atributos inerentes a seu Ser, não possuem princípio e fim, são de eternidade a eternidade. – Salmos 90:2.

Assim, Deus “existe” antes de haver o tempo e o espaço, em qualquer mundo possível. Aliás, essa é uma das maravilhosas diferenças entre Deus e sua criatura – seu estado Eterno. Deus existe antes de todas as coisas criadas e alheias a Ele. Por isso Deus é o EU SOU, pois Ele, desde sempre, jamais precisou viver no tempo e no espaço e antecede eternamente a eles.

Mas e no caso de Jesus? Como Jesus foi usado por Deus, o Pai, para criar todas as coisas, e isto inclui o tempo e o espaço em qualquer mundo possível, então Jesus também precede ao tempo e ao espaço. Logo, ele é Deus, Ele é de eternidade a eternidade, ou seja, suas origens são desde os dias da eternidade. – Miquéias 5:2.

Sendo assim, quando Jesus foi gerado? Não na corrente do tempo e num espaço, em qualquer mundo possível, mas neste estado: “de eternidade a eternidade”, ou seja, na eternidade.

3. Mas o que é ser gerado na eternidade?

Alguns irmãos se perguntam: Mas se Jesus foi gerado na eternidade, então ele passou a existir num determinado momento da eternidade, logo tem um princípio. Todavia, este raciocínio está errado. Não existe tempo na eternidade de Deus, pois tal eternidade é o estado eterno de Deus. É uma realidade só dEle. Tudo o que é inerente ao Ser Eterno é tão eterno quanto Ele, como seu amor, sua sabedoria, seu poder, sua justiça, seu caráter, sua natureza, tudo é parte imutável de seu Ser Eterno. Mas tudo que está fora do ser de Deus – espaço, tempo, criações – tudo tem um princípio. A questão, então é: Se Jesus foi gerado, conforme vimos, antes de haver a criação, incluindo do tempo e do espaço, Jesus é tão Deus e tão eterno quanto Deus, o Pai. Se é tão eterno quanto Deus, o Pai, Ele faz por assim dizer parte do estado eterno de Deus, portanto, é imutável em seu ser.

Ele foi gerado na eternidade na acepção de ser o único Filho de Deus gerado não no tempo, mas no estado eterno, e se não é no tempo e sim no estado, logo sua geração é eterna, ou seja, por assim dizer, essa geração não começa nunca, mas ela É, em Deus, o Pai a sua fonte eterna, sem princípio, sem fim.

Mas a pergunta que surge é: De onde tiramos essas ideias? Da própria Bíblia.

4. A Luz de Provérbios 8:22-25 como prova da geração eterna de Jesus, o Deus-Filho.

A Bíblia chama Jesus de sabedoria de Deus. (1 Coríntios 1:24) Essa sabedoria divina é descrita em Provérbios 8:22-25, de forma poética, e com uma riqueza teológica espantosa, como uma criança, uma menina, que expressa seu relacionamento com Deus da seguinte forma:

Provérbios 8:22 – “O SENHOR me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos”.

A sabedoria de Deus foi criada? Não! Ela faz parte do Ser de Deus. Ela é incriável no sentido literal do verbo ‘criar’, mas em sentido poético, simbólico, ela é criada como a primeira das obras de Deus na acepção de ser possuída, pois na língua hebraica essa tradução é bem possível. Ou seja, o SENHOR Deus possuía a sua sabedoria como a primeira de suas obras. É como na frase:

“O dia criou o lindo sol, como a primeira das obras desse dia.”

Na verdade, o sol já existia. Mas o dia possuiu o lindo sol e foi assim observado como a primeira das realizações desse dia. Da mesma forma, a sabedoria de Deus é possuída e a primeira coisa que se observa nas obras de Deus é sua sabedoria. E Deus é o primeiro a observador isso, e aqui se diz que a própria sabedoria de Deus se dá conta disso, porque ela está sendo aqui personificada poeticamente falando.

Por isso lemos que as qualidades de Deus, incluindo obviamente a sabedoria, seu eterno poder e divindade são percebidos desde a criação do mundo e percebidos mediante as coisas criadas (Romanos 1:20), e em Provérbios 8:22, a própria sabedoria de Deus incriável, mas possuída por Deus – Jesus – se apercebe disso. Sim, Jesus, como Sabedoria de Deus, é incriável e faz parte do estado eterno de Deus.

Provérbios 8:23 – “Fui constituída desde a eternidade, desde o princípio, antes que a terra existisse.”

Aqui o texto explicitamente afirma que a sabedoria de Deus atua desde a eternidade. Mas alguns poderão dizer: “Mas desde a eternidade pode ser traduzido por ‘desde os tempos indefinidos’. É verdade que o vocábulo hebraico pode ser assim traduzido, mas não aqui, porque fala de algo incriável, que é inerente ao ser de Deus – sua sabedoria, entendida como se referindo a Jesus.

Provérbios 8:24 – “Fui gerada antes que houvesse abismos, antes ainda que houvesse fontes cheias de água.”

Então, chegamos ao ponto mais importante para entendermos quando Jesus foi gerado. A sabedoria de Deus FOI GERADA. Quem em sã consciência irá ensinar que ela passou a existir na corrente do tempo e antes ela não existia? Ninguém! Quem em sã consciência irá ensinar que ela passou a existir antes da criação, mas foi gerada (ou passou a existir) num dado “momento” do estado eterno de Deus, como que se “antes” disso Deus não tivesse sabedoria? Ninguém!

Assim, a sabedoria foi gerada na acepção de ser eternamente inerente a Deus, e de ter suas origens na essência e natureza divina. Não há um começo dessa ação de ser gerada. Ela simplesmente é um ato eterno de Deus, de seu estado eterno. Por isso, as origens de Jesus, o Messias, numa leitura mais madura da igreja em relação à leitura judaica, é desde os dias da eternidade, ou seja, desde que Deus é Deus!

Provérbios 8:25 – “Nasci antes que os montes fossem firmados, antes que as montanhas existissem.”

A sabedoria de Deus também nasce, no texto poético. Com isso em mente, alguns hereges imaginam Jesus sendo criado, literalmente nascendo na corrente do tempo. Mas como vimos, a sabedoria de Deus não surge na corrente do tempo, mas faz parte do Ser de Deus. É tão eterna quanto ele. Assim, em vez de pensarmos numa mulher dando à luz um filho, devemos imaginar que a sabedoria de Deus nasce como o sol nasce todos os dias, ou seja, é revelado a nós desde que existe, assim como a sabedoria de Deus é revelada à própria criação de Deus. Mas antes de o sol nascer todos os dias, ele já existe e está escondido atrás do horizonte (assim como um filho antes de nascer já existe e está escondido no ventre da mãe). Então esse nascer da sabedoria não indica a sua criação, mas a sua revelação ao mundo. Por isso, Jesus, como a sabedoria de Deus, nasce para suas criações, pois ele é o herdeiro dela e se revela a ela como que nascendo para ela reconhecê-lo tal como é em todos os momentos do tempo – cada dia, em todo o tempo, amando a própria criação.

Provérbios 8:30, 31 – “Eu estava ao seu lado como arquiteto; a cada dia eu era o seu prazer, alegrando-me perante ele em todo o tempo, 31 alegrando-me no seu mundo, tendo prazer nos filhos dos homens.”

E para terminar a explicação da eternidade dessa sabedoria incriável de Deus, o texto ainda a revela, um pouco mais adiante, como o arquiteto de Deus. Afirmar que uma criatura pode ser o arquiteto de Deus (ou mestre de obras de Deus) é de uma falta de sabedoria abismal. Somente a sabedoria eterna de Deus pode lhe ser um arquiteto (ou mestre de obras). Criatura não supervisiona a obra de Deus. Mas a sabedoria de Deus é o atributo nato de Deus na criação, pois ela é o próprio juiz divino nos atos de Deus. Por isso ela está sempre faz parte de Deus e está ao lado de Deus, poeticamente falando. Na Trindade, Jesus é o próprio Deus, mas está ao lado de Deus, o Pai, no estado eterno, desde o princípio, com Deus, mas é tão divina quanto ele.

Adoremos a Deus, o Todo-Sabio!

Quando o Espírito Santo de Deus nos conduz a essa maravilhosa verdade aqui explicada nas Escrituras, observamos como a sabedoria de Deus é gerada em nossos corações, é criada em nossas mentes, nasce com propósitos em nosso ser, é constituída por Deus desde a eternidade em nós (pois desde seu estado eterno Deus já sabia de nossa existência). Então, nos dobramos diante de Deus e lhe pedimos mais de sua sabedoria para o adorá-lo em nossa pequenez, mas felizes por conhecê-lo e servi-lo, através de Jesus, sua sabedoria eterna e incriável! – Pr. Fernando Galli.

TEMAS DAS PERGUNTAS