
Uma determinada organização religiosa, que proíbe transfusão de sangue, que já previu a volta de Jesus para 1914, 1925 e 1975, que se considera a única religião verdadeira, ela, em sua página oficial na internet, apregoa que Jesus Cristo foi a primeira pessoa aqui na Terra que nasceu de novo, abrindo caminho para outros 144 mil nascerem de novo.
Será que esta organização religiosa está correta, ou será que ela está ensinando um outro “jesus-cristo” totalmente diferente do Jesus ensinado pela Bíblia? Vamos verificar isso na Bíblia!
A Prova do que Esta Organização Religiosa Ensina
Em seu site oficial, os líderes mundiais desta organização religiosa fazem a seguinte declaração:
“Jesus foi a primeira pessoa que nasceu de novo. Ele foi batizado no rio Jordão. Depois, Deus ungiu, ou batizou, Jesus com espírito santo. Nesse momento, Jesus nasceu de novo, por meio do espírito santo, como filho de Deus com a esperança de voltar a viver no céu. Essa esperança se tornou realidade quando Deus ressuscitou Jesus como criatura espiritual.” [1]
Portanto, essa organização religiosa realmente afirma que Jesus nasceu de novo como Filho de Deus quando foi batizado, e passou a ter a esperança de voltar a viver no céu, o que se concretizou quando ele foi ressuscitado. Vamos analisar esse ensino à luz da Bíblia.
Os Terríveis Problemas deste Ensino.
Veremos a seguir por quais razões o ensino de que Jesus nasceu de novo não faz o menor sentido.
Com essas palavras, Jesus estava dizendo que para alguém ver o Reino de Deus seria preciso nascer de novo. O problema da interpretação de que Jesus foi o primeiro a nascer de novo é que ela desconsidera que Jesus não precisava nascer de novo, pois ele já havia vindo do Reino de Deus. Ele mesmo disse:
Conclusão – Portanto, nesses cinco textos, Jesus mostra que ele vivia no Reino de Deus antes de vir à Terra. Por isso, a Bíblia não diz em lugar nenhum que ele precisava nascer de novo para ver o Reino de Deus.
Conclusão – Portanto, sendo Jesus o Rei dos reis, como poderia ele precisar nascer de novo para ver o reino de Deus?
Conclusão – Assim, nascer de novo é para pecadores que estão mortos em seus pecados, sem a menor esperança de serem salvos. Mas quando eles recebem a vida do Deus que os salva, em Cristo Jesus, eles nascem de novo, ressuscitam em sentido espiritual, porque foram salvos pela graça de Deus, por meio da fé. (Efésios 2:8, 9) Então, sob essa ótica, é impossível imaginar que Jesus precisasse nascer de novo.
Mas no caso de Jesus, ele já era Filho desde sempre. E a Bíblia diz que o Pai criou o Universo por meio do Filho (Hebreus 1:2), então Jesus não precisava nascer de novo para se tornar ou ser reconhecido como o Filho de Deus. Ele já era por natureza.
Nascer de novo é uma expressão usada por Jesus que significa uma transformação espiritual profunda, uma nova vida que vem de Deus, pela graça de Deus por meio da fé, em Cristo Jesus. É deixar de viver segundo a natureza pecaminosa e passar a viver como nova criatura, guiada pelo Espírito Santo. É o ato divino de a pessoa ser regenerada por meio do Espírito, transformando-o de pecador em filho de Deus, com nova natureza e novo propósito de vida. Veja:
Conclusão – Então, nascer de novo, ou ser regenerado, e ter que se tornar Filho de Deus através da conversão não pode se aplicar a Jesus, pois ele era sem pecado, não precisando de transformação profunda, e de ter fé nele mesmo para receber o poder de ser feito filho de Deus.
Ajude-os a Nascer de Novo
Aqueles que ensinam que Jesus precisou nascer de novo para se tornar Filho de Deus precisam de nossas orações e de nosso amor, nossa paciência. Que você possa levar o verdadeiro Jesus a eles, com amor e verdade. Pois se eles se converterem a Jesus, nascerão de novo. – Pr. Fernando Galli.
[1] www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/o-que-significa-nascer-de-novo/