CONHEÇA A CRISTO E A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

Apesar da infinita superioridade de Deus em relação a nós, conforta o nosso coração saber que Ele ouve nossas orações. O salmista Davi louvava a Deus com o verso: “Ó tu, que ouves a oração!” (Salmo 65:2) Se Deus, então, é o ouvinte de oração, precisamos aprender com Ele, em sua Palavra, a Bíblia, verdades sobre a oração.

Pergunta 1 – O que é orar a Deus?

Resposta – Orar significa nos comunicar com Deus, ter um diálogo interior e espiritual com Ele. São oportunidades para enaltecermos a Deus (Salmo 8:3, 4) e reconhecermos nossa completa dependência dEle.

Pergunta 2 – Por que Deus quer que oremos?

Resposta – Porque Ele deseja que (a) expressemos nossa confiança humilde e dependência dele, (b) tenhamos comunhão com Ele e (c) tenhamos a oportunidade de nos envolvermos na obra do reino.

Pergunta 3 – Deus ouve todas as orações?

Resposta – Não! Por exemplo, a Bíblia menciona que Deus não ouve orações de quem:

  • Vive uma vida de pecado e não se arrepende. Deus diz: “Quando vocês multiplicam as orações, eu não as ouço, porque as mãos de vocês estão cheias de sangue.” – Isaías 1:15.
  • Desobedece a Deus, se nega a conhecê-lo e a temê-lo. Observe: “Então eles me invocação, mas eu não responderei. […] Porque odiaram o conhecimento e não preferiram o temos do SENHOR; não quiseram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. – Provérbios 1:28-30.
  • Nega-se a ajudar o próximo. Observe: “Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.” – Provérbios 21:13.
  • Nega-se a tratar o cônjuge do modo como a Bíblia ensina: “Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar, com discernimento, dando honra à esposa […]. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas.” – 1 Pedro 3:7.
  • Usa de palavras repetidas, de forma vã: “E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos.Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.” – Mateus 6:7, 8.

Pergunta 4 – Então, quais orações Deus ouve?

Resposta – Para Deus ouvir nossas orações, temos que preencher os seguintes requisitos:

  • Orar diretamente para Deus, pois Ele é o ouvinte de oração. Por isso, Jesus nos ensinou a orar: “Pai nosso que estais nos céus.” – Mateus 6:9.
  • Orar a Deus-Pai em nome de Jesus. O próprio Jesus ensinou: “[…] a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda.” – João 15:16.
  • Orar a Deus com humildade, arrependimento e mudança de atitude. Deus garante: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar, e se converter de seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus.” – 2 Crônicas 7:14.
  • Orar de acordo com a vontade de Deus. Diz a Bíblia: “Esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” – 1 João 5:16.
  • Orar com fé. O próprio Jesus nos ensinou: “Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês”. (Marcos 11:24) E Tiago, ao falar sobre pedir sabedoria a Deus, nos ensina: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando”. – Tiago 1:6.
  • Orar disposto a agir de forma correta, justa. Lemos na Bíblia: “O SENHOR detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração dos retos (ou: corretos) é o seu prazer” (Provérbios 15:8) e “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas”. – 1 Pedro 3:12.
  • Orar confessando pecados. O salmista louvou a Deus assim: “Absolve-me das faltas que me são ocultas”. (Salmo 19:12) Tiago associa confissão e oração nas seguintes palavras: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados.” – Tiago 5:16.
  • Orar com humildade. Em vez de fazer como muitos que dão ordem a Deus, determinando o que Deus tem de fazer por eles, a Bíblia nos ensina: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6) Jesus condenou os que faziam oração para ‘se mostrar’ diante dos homens: “E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.” (Mateus 6:5) E ainda, de acordo com Jesus, a oração que mais agrada a Deus é da pessoa que admite ser um pecador: “O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, […], dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa […]. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.” – Lucas 18:13, 14.
  • Orar com paciência, esperando o tempo de Deus responder. O salmista louvou ao SENHOR Deus assim: “Esperei com paciência pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” – Salmo 40:1.
  • Orar com persistência. A Bíblia nos ensina: “Orem sem cessar.” – 1 Tessalonicenses 5:17.

Pergunta 5 – Existe uma posição correta a ser adotada para orarmos a Deus?

Resposta – A Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, várias vezes fala sobre orarmos ajoelhados. Por exemplo, Daniel: “Três vezes por dia, ele se punha de joelhos, orava, e dava graças diante do seu Deus, como era o seu costume”. (Daniel 6:10) Paulo diz: “Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai.” (Efésios 3:14) Mas lemos também sobre outros que “se puseram em pé no estrado dos levitas e clamaram em alta voz ao Senhor, seu Deus”. (Neemias 9:4) O salmista louvava e orava a Deus deitado, em seu leito. (Salmo 63:6) O que importa é que nosso coração, ao orarmos, demonstre nossa submissão e dependência de Deus.

Pergunta 6 – O que fazer se Deus demora ou se nega atender nossas orações?

Resposta – A Bíblia dá a entender que Deus, às vezes, decide não nos atender no momento que nós queremos, mas quando Ele quer. Deus tem seus critérios perfeitos e seu tempo certo de nos atender. Por exemplo, a Igreja ora pela volta de Jesus há quase dois mil anos. (1 Coríntios 16:22) Embora Deus ainda não nos tenha respondido com a volta de Cristo, ela ocorrerá um dia. (Atos 1:6, 7) A Bíblia fala sobre as almas dos que foram mortos por darem testemunho de Jesus clamarem a Deus por justiça, e Deus lhes pede para esperar, pois outros ainda hão de morrer da mesma forma. (Apocalipse 6:9-11) É possível também que às vezes nossos pedidos a Deus não sejam atendidos porque Ele quer nos atender de forma melhor, de acordo com o que Ele determinou fazer para nós. Por exemplo, Jesus havia pedido a Deus, o Pai: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice (ou: sofrimento)”. Não era errado Jesus pedir que o Pai não lhe deixasse sofrer ao ver tanta zombaria e desprezo para com o nome e a soberania de Deus. Mas o próprio Jesus continuou: “Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” (Lucas 22:42) Assim, sempre será da vontade de Deus que nossas orações sejam atendidas quando e como Ele desejar.

Pergunta 7 – Por quem eu posso orar?

Resposta – Podemos orar por nossos irmãos na fé (Colossenses 4:12), pelos governantes (1 Timóteo 2:1, 2) e até por nossos inimigos e aqueles que nos perseguem. – Mateus 5:44.

Pergunta 8 – E se não soubermos orar?

Resposta – Na verdade, a Bíblia diz que “não sabemos orar como convém”. (Romanos 8:26) Nossa imperfeição nos faz precisar do auxílio do Espírito Santo, que se une a nós e nos ensina como nos expressar diante de Deus, até mesmo com gemidos inexprimíveis. Orando a Deus, em nome de Jesus, com o auxílio do Espírito Santo, podemos dizer a Deus: “Querido Pai, me ensina a orar.” E ele nos responderá através da Bíblia, do próprio Jesus que nos ensinou a oração-modelo do Pai-Nosso (Mateus 6:9-13), dos estudos que mestres provém para a Igreja (Efésios 4:11, 12), e do modo como outros cristãos oram a Deus baseados em sua Palavra.

CONCLUSÃO.

Com estas verdades bíblicas aprendidas, você já pode iniciar uma vida de oração a Deus. Nossa comunicação com Deus indica como está nosso relacionamento com Ele. Tenha a certeza: Quanto mais orarmos, mais achegados a Deus seremos!

_________

IACS – Instituto Apologético Cristo Salva.

Pr. Fernando Galli – Whatsapp: 016996371225.

___________