CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!

INTRODUÇÃO 

Em toda história, há uma figura que tem sido o centro de atenção e o foco de fé para bilhões de pessoas: Jesus Cristo. Para muitos, Ele é considerado o Filho de Deus; para outros, o próprio Deus encarnado. Ainda outros o veem como o Messias prometido e o Salvador das pessoas.

Jesus foi um personagem tão importante que sua vida, morte e ressurreição são a base da fé cristã e inspiram milhões de pessoas ao redor do mundo.

Neste folheto, vamos explorar diversas perguntas sobre Jesus Cristo, sua identidade e sua missão, e ver como sua história de vida pode mudar ao você ter fé nEle.

PERGUNTA 1 – Em linhas gerais, quem é Jesus, segundo a Bíblia?

RESPOSTA CRISTÃ – De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo é o Deus verdadeiro (1 João 5:20), Criador dos céus e da terra, e de tudo o que existe (João 1:3; Colossenses 1:16, 17); Ele é chamado na Bíblia de Filho unigênito de Deus (João 3:16), o qual se fez homem para cumprir a mais importante de todas as missões de Jesus, morrer por nós para nossa salvação, por isso, ele é chamado de o Salvador. – Tito 2:13.

PERGUNTA 2 – Desde quando Jesus existe?

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia nos ensina que as origens daquele que reinaria sobre Israel, no caso, Jesus, são desde os dias da eternidade. (Miqueias 5:2) Jesus também se descreve como o Primeiro e o Último (Apocalipse 1:17) e o Alfa e o Ômega (Apocalipse 22:13), títulos divinos que confirmam Jesus como Deus, sem princípio e sem fim.

PERGUNTA 3 – Jesus é Deus ou Filho de Deus?

RESPOSTA CRISTÃ – Para a Igreja Cristã, no caso de Jesus, ser ele chamado de “Deus” (João 20:28) e de “Filho de Deus” (Mateus 16:16) são expressões sinônimas. Por quê? Porque assim como você é tão humano quanto seu pai, Jesus é tão Deus quanto o Pai dele. Quando Jesus se declarava o Filho de Deus, seus inimigos queriam apedrejá-lo (João 19:7), porque ele estava se fazendo igual a Deus ao dizer que Deus era seu Pai. (João 5:18) Mas Jesus não é outro Deus, mas o mesmo Deus que o Pai e o Espírito Santo. Em outras palavras, Jesus é umas das Pessoas Divinas da Santíssima Trindade, ou uma das três Pessoas do mesmo e único Deus verdadeiro.

PERGUNTA 4 – Jesus é a mesma pessoa que o Pai e o Espírito Santo?       

RESPOSTA CRISTÃ – Não! A Bíblia revela Deus como sendo três Pessoas Divinas, uma distinta da outra. O Pai é Deus (1 Coríntios 8:6), o Filho é Deus (João 1:1; 20:28; Romanos 9:5; Hebreus 1:8), o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3, 4), e Deus é um só. (Efésios 4:6) Mas o Pai não é a mesma pessoa que o Filho, nem o Filho a mesma pessoa que o Espírito Santo, nem o Espírito Santo a mesma pessoa que o Pai, pois são três pessoas distintas e divinas no mesmo Deus. Que Jesus não é o próprio Pai e o Espírito Santo pode ser observado quando Jesus afirma que o Pai e o Espírito Santo dão testemunho de Jesus. (João 8:17, 18; João 15:26), e também pelo fato de a Bíblia ensinar que Deus, o Pai, enviou o seu Filho (João 3:16), e que Jesus enviaria o Espírito Santo (João 15:26a), assim aquele que envia não pode ser a mesma pessoa que é enviada.

PERGUNTA 5 – Como sabemos que Jesus é o mesmo Deus que o Pai e o Espírito Santo?

RESPOSTA CRISTÃ – Sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas distintas, mas o mesmo Deus, porque a Bíblia chama os três de “Deus” (veja resposta acima), mas diz que Deus é um só. (João 17:3; Efésios 4:6) Assim, a Igreja Cristã entende que neste um só Deus, há três pessoas divinas. Não são três deuses, mas um só Deus.

PERGUNTA 6 – Como podemos provar na Bíblia que Jesus é o Criador, e não uma criatura?

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina que Deus criou tudo sozinho. (Isaías 44:24) Sim, foi apenas um só Deus, sem a ajuda de ninguém, que tudo foi criado. Mas este único Deus que criou tudo sozinho, conforme vimos, é Pai, Filho e Espírito Santo – três pessoas distintas. Assim, neste Deus único, o Pai usou o Filho para criar tudo. Por isso lemos em João 1:3 e Colossenses 1:16 que todas as coisas foram feitas (ou criadas) por intermédio de Jesus. Assim, Jesus, por ser o mesmo Deus que o Pai, criou tudo junto com o Pai e evidentemente com o Espírito Santo. (Gênesis 1:2; Salmo 33:6) Então, ele é o Criador, não criatura. Se Jesus fosse uma criatura, o único Deus não teria criado tudo sozinho, mas teria usado uma criatura para criar tudo. Por ser Deus-Filho e o meio pelo qual Deus-Pai cria tudo, Jesus se tornou o primogênito da criação, ou seja, primogênito no sentido de ser o herdeiro dela. Por isso, Hebreus 1:2 afirma que Jesus foi designado herdeiro de todas as coisas, por ter criado tudo.

PERGUNTA 7 – Por que Jesus, sendo o Criador, prova que Ele é o Deus verdadeiro?

RESPOSTA CRISTÃ – Em João 1:3 e Colossenses 1:16, 17 diz que Jesus criou todas as coisas, e que nada do que existe surgiu sem Jesus. Assim, Jesus existe antes de todas as coisas criadas. Isto inclui o tempo e o espaço, tanto no mundo físico, como no mundo espiritual. Se Jesus já existe antes do tempo e do espaço, ele só pode ser o Deus verdadeiro, o Criador de tudo. Só Deus existe antes do tempo e do espaço.

PERGUNTA 8 – Que outros textos e argumentos bíblicos poderiam ser usados para provar que Jesus é Deus, além dos já mencionados?

 RESPOSTA CRISTÃ – Lemos em Hebreus 1:3-10 motivos convincentes para cremos na divindade plena de Jesus. No versículo 3, Jesus “é o resplendor da glória de Deus”, ou seja, a continuação da glória de Deus, não um mero reflexo. Ainda diz que Jesus é “a representação exata do ser de Deus”, ou seja, uma cópia perfeita de Deus, algo impossível para uma criatura. E ainda lemos que Jesus “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder”, algo que só Deus pode fazer. Se Jesus fosse uma criatura, ele não teria nem como sustentar a si mesmo, quanto mais toda a criação. No versículo 4, diz que ele se “sentou à direita da Majestade”, ou seja, ele está em pé de igualdade de natureza com o Pai. No versículo 5, lemos que Deus gerou Jesus, uma forma de se dizer que Jesus é tão Deus quanto o Pai, pois todo o Pai gera um Filho semelhante a ele em natureza. Se o Pai não tem princípio, esse Filho gerado também não tem, logo ele é Deus. No versículo 6, os anjos de Deus adoram Jesus, e só Deus pode ser adorado. No versículo 8, o próprio Pai reconhece Jesus como Deus, e no versículo 10 o próprio Pai chama Jesus de Senhor, aquele que fundou

a terra e fez os céus como obras de suas mãos, trabalho este atribuído ao Deus que fez tudo sozinho. (Isaías 44:24; Salmo 102:25) Portanto, Jesus é sem dúvida o Deus verdadeiro.

PERGUNTA 9 – Jesus deixou de ser Deus quando se fez homem?

RESPOSTA CRISTÃ – A resposta é não! A Bíblia diz que o Verbo (título divino de Jesus) se fez carne (João 1:14). Este verbo, “existindo na forma de Deus (ou seja, sem deixar de ser Deus)”, não se agarrou ao fato de ser Deus, mas se humilhou e se fez homem. (Filipenses 2:5-8) Assim, a partir de sua encarnação na terra, Jesus passa a ter suas naturezas, a divina e a humana.

PERGUNTA 10 – Por que é importante crermos na dupla natureza de Jesus Cristo?

RESPOSTA CRISTÃ – Crermos assim nos ajudará a entender algo muito importante: Que Jesus podia agir como Deus e como homem. Quando a Bíblia diz que Jesus não sabia o dia do fim (Mateus 24:36), que ele morreu (Filipenses 2:8), isto aconteceu devido Jesus ser homem. Mas quando lemos que em Jesus estão contidos todos os tesouros da sabedoria (Colossenses 2:3) e que ele participa da ressurreição de seu próprio corpo (João 2:19-21), isto se dá devido à natureza divina de Jesus. Assim, por Jesus ter duas naturezas, a Bíblia revela Jesus agindo como homem (de forma limitada) e como Deus (de forma ilimitada).

 PERGUNTA 11 – Por que Jesus veio a Terra?

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina que entre Deus e o homem criado há uma distância infinita. E esta distância aumentou quando o homem pecou. O pecado trouxe o sofrimento e a morte. (Gênesis 2:16, 17; Romanos 5:12) O homem passou a morrer não apenas fisicamente (Gênesis 5:5), mas espiritualmente, estando morto em seus pecados e delitos (Efésios 2:1, 5), o que lhe resultaria na condenação eterna.(Apocalipse 20:14, 15) O homem, por ser pecador, nada podia fazer para salvar a si mesmo. Então, Deus, para salvar o homem dessa tragédia espiritual eterna, decidiu enviar a seu Filho Jesus, para morrer por nós. Por isso lemos: “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16.

PERGUNTA 12 – Então, o que precisamos fazer para sermos salvos?

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia diz que precisamos receber Jesus em nossas vidas como nosso único e suficiente Salvador. Lemos: “E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:12) Lemos ainda: “Crê no Senhor Jesus, e tu e tua casa sereis salvos”. (Atos 16:31) Este Jesus Cristo – Deus, Senhor, Criador e Salvador, ao vir na terra morrer por nós, faz o convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30) Se você ainda não tomou a decisão de entregar sua vida a Jesus Cristo, reconhecendo-o como seu único e suficiente Salvador, e deseja fazer isso neste instante, ore mais ou menos assim:

“Senhor Deus-Pai, em nome de Jesus eu me arrependo de meus pecados, e reconheço minha tão grande culpa. Por isso, recebo em meu coração a Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador, confessando-o também como meu Deus, meu Senhor e meu Criador. Agradeço por Jesus ter vindo morrer por mim na cruz do calvário. E que por minha fé em Jesus Cristo, eu seja a partir de agora considerado como um filho de Deus, redimido e salvo pelo sacrifício de Jesus Cristo por mim. Que teu Todo-poderoso Espírito Santo me ajude a fazer outras mudanças necessárias, e ser um cristão exemplar, para a honra e a glória da Trindade Santa – Deus Pai, e Filho, e Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém!”

CONCLUSÃO

 Há muito mais sobre Jesus Cristo que você e eu podemos aprender com a Bíblia. A Igreja de Jesus Cristo possui evangelistas, pastores e mestres (Efésios 4:11, 12) desejosos em lhe ajudar a crescer em conhecimento e na fé em Jesus Cristo. Estamos à sua disposição.

IACS – Instituto Apologético Cristo Salva – Pr. Fernando Galli – ZAP: 016 996371225 – PIX AMOR: 16996371225 (CEL)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo