JEOVÁ ERA FALSO PORQUE PROVEU UM FALSO MEDIADOR, MOISÉS?
Afirmar que o Deus do AT é deus das trevas porque em Deuteronômio 4:11, 12 menciona que Deus havia falado ao povo em meio às trevas, nuvens e escuridão é um grande erro de interpretação. O texto não diz que Deus habita em trevas, mas que usou de um cenário assim, porque para os judeus aquele cenário, para o povo daquela época, impunha a grandeza do acontecimento. E as nuvens espessas e a fumaça explicam as trevas.[1] Veja que o escritor de Hebreus, se concordasse com idéias parecidas a da ABIP, mesmo ao mencionar este acontecimento, em momento algum posicionou-se contra a Deus ter se manifestado assim, sequer referindo-se a Ele como um falso Deus. – Hebreus 12:18-21.
Afirmar que Moisés era mediador do deus falso que matava homens porque Ezequiel 18:4 narra a voz de Deus dizendo: “A alma que pecar, está morrerá” é mais uma interpretação errônea. Quem matou Ananias e Safira? (Atos 5:1-11) Um falso deus? Evidentemente que não! A morte de Ananias e Safira se deu por uma mentira! Morreram aos pés de Pedro, o qual explicou: “Mentistes ao Espírito Santo” (v. 3), “mentistes a Deus” (v. 4) e “combinaram colocar à prova o Espírito do Senhor”. (v. 9) E o que dizer dos atos de Jesus contra os ímpios no Livro do Apocalipse? (Capítulos 19, 20) Deus, além de condenar as pessoas, usará Jesus para matá-los, e ainda enviará as aves para comer as carnes deles. E eles são depois lançados no tormento eterno! São atos do Soberano Deus, inquestionáveis para aqueles que o servem.
Afirmar que Moisés era mediador de um deus falso porque Deus se ira todos os dias com os pecadores, preparando-lhes flechas mortais, é uma aberração. Deus, no Novo Testamento, também se ira. E muito! Em Romanos 1:18 diz que a ira de Deus se manifesta contra toda injustiça. Em Romanos 12:19 diz que Deus se vinga, e isso é uma citação do AT, em Deuteronômio 32:35, 36, referindo-se ao Deus Jeová. Por que Paulo não denunciou Jeová como um falso deus? Por que ele não tinha lido ainda o livro Jeová Falso Deus? Acho que não! Até João Batista ensina que a ira de Deus permanece sobre quem não crê em Jesus. Em Efésios 5:6 e Colossenses 3:6 dizem que a ira de Deus vem sobre os desobedientes. Em Apocalipse 14:9, 10 promete aos adoradores da besta beberem do cálice da ira de Deus! E em Apocalipse 14:19, compara o sangue dos homens mortos pela ira de Deus com o lagar cheio de vinho das uvas. Em Apocalipse 15:1 fala que Deus tem sete últimas pragas sobre a terra e em Apocalipse 16:1 diz: “Ide e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.
Afirmar que Moisés foi mediador de um falso deus porque este deus em Naum 1:2 é descrito como Deus zeloso e vingador e cheio de indignação contra os pecadores, enquanto que Jesus é mediador entre o Deus do perdão é um lamentável erro exegético. O Deus que se revelou a Moisés pude o pecado até a quarta geração, mas usa de misericórdia até a milésima geração dos que lhe obedecem. (Êxodo 20:4-6) Todavia, o próprio Jesus, ao falar da grande tribulação, ensina que “estes serão dias de vingança”. (Lucas 21:22) Romanos 12:19, já citado, menciona a fala de Deus em Deuteronômio 32:35: “Minha é a vingança”. Até mesmo as almas dos que foram mortos por testemunhar de Cristo são vistas, por João, no altar de Deus, suplicando-lhe por vingança! (Apocalipse 6:10) Sim! O Verdadeiro Deus é o meu querido vingador!
Afirmar que Moisés foi o mediador de um falso deus porque Ele traz maldições aos que lhe desobedecem, enquanto Jesus tira as maldições é um erro incrível! O Deus do AT poe diante do povo a bênção e a maldição, morte e vida, para eles escolherem, mas pede para o povo escolher a vida! (Deuteronômio 30:19, 20) A forma de Deus agir no AT para aquele povo ainda sem Cristo era uma amostra de como agirá no julgamento dEle contra os que rejeitam a Cristo! No AT, a Lei era maldição para o povo porque expunha o homem como pecador, apontando-o para a necessidade de um salvador, Cristo Jesus. Quando Jesus vem, a tantos quantos creram em seu nome, foram libertos da maldição da Lei, ou seja, do fato de que a lei os expunha. Muito pior ocorrerá com aqueles que rejeitarem a Lei de Cristo! – 1 Coríntios 9:21.
Depois, os seguidores da ABIP afirmam que Deus não muda (Malaquias 3:6). Usam esse texto para tentarem provar que o modo de Deus agir no NT como Pai é diferente do de Jeová agir no AT, e como Deus não muda, então o Pai não pode ser Jeová. Mas quando a Bíblia diz que Deus não muda, refere-se ao seu caráter e à sua natureza, essência divina, não a mudanças de atitudes. Por exemplo, como o “Deus Pai” do NT reage quando o homem peca e quando o homem obedece a Deus? Da mesma forma? Não! Deus se alegra com nossa obediência e se entristece com nossa desobediência. Mas isso não muda o caráter dEle.
Por último, o folheto afirma que os que adoram o Deus Jeová ficam doentes porque adoram esse o “falso Deus Jeová. Será que os adoradores do Deus da ABIP nunca ficam doentes? O que você acha? Que sim ou que não?
Que possamos demonstrar o amor de Cristo para todos aqueles que buscam a verdade de Deus. Sejamos pacientes, como Deus é conosco. Espero que estas respostas possam ajudar aqueles que estão debaixo da tremenda maldição advinda de ser crer que o Deus Jeová, o meu querido Deus Jeová, é um falso deus.* – Fernando Galli.
__________________
* Da mesma forma que o prezado autor do folheto 1 (“O ÚNICO MEDIADOR”), o Pr. Olavo tem a liberdade de crer que por eu adorar a Jeová eu fico doente e estou debaixo de maldição, eu também tenho o direito de achar que todos os que pensam que Jeová é um falso deus precisam de libertação espiritual. – Pr. Fernando Galli.