INTRODUÇÃO.
Damos a você boas vindas ao nosso curso DEFENDA CORRETAMENTE A DOUTRINA DA TRINDADE. Parabéns por desejar estudar a doutrina da Trindade, conhecer suas bases bíblicas e ser capaz de dar uma razão bíblica para nossa crença.
Pouquíssimos cristãos estão interessados em conhecer a doutrina da Trindade por vários motivos:
- Uma suposta falta de tempo;
- Comodismo espiritual e contentamento com o pouco que se sabe;
- A complexidade do assunto, já que envolve conhecimento teológico e lidar com uma crença repleta de mistérios.
- Ignorância quanto à importância do assunto para melhor compreensão de outras doutrinas da Bíblia.
- Não estudar a Trindade como uma saída para não debater o tema com quem questiona a doutrina.
- Igrejas e líderes que não se importam mais com doutrina.
- Pouco ou nenhum interesse de ajudar outros a compreender as bases da doutrina.
Todavia, se você adquiriu este curso é porque compreende a necessidade de aprender mais, e deseja crescer no conhecimento da Palavra de Deus, com a finalidade de ajudar outros a ser firmados na fé.
A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER A DOUTRINA.
Talvez você se surpreenda em saber que não conhecer a doutrina da Trindade constitui num atestado formal para não compreender outras doutrinas essenciais da fé cristã. Vejamos alguns exemplos:
- O Ser de Deus (Teontologia) – A Bíblia diz que Deus é amor. (1 João 4:8) Mas quem Deus amou antes de criar seres para serem amados? Será que Deus, para amar, precisou criar? Não, pois na relação intratrinitariana, as Pessoas da divindade sempre se amaram na mais absoluta perfeição, logo, Deus é amor.
- Bibliologia. Conhecer a Trindade nos ajuda a entender o Papel do Espírito Santo na revelação das Escrituras. Jesus disse que o Espírito Santo nos falaria apenas daquilo que ouvisse. (João 16:13) Sendo assim, o Espírito Santo ouve do Pai o que vai ser revelado a nós nas Escrituras, e quanto de iluminação o Espírito Santo dará a cada estudioso das Escrituras para compreendê-la.
- Soterologia. Conhecer a Trindade nos ajudará a entender o papel do Pai, do Filho e do Espírito Santo na salvação do homem, e que apenas se Jesus fosse o Deus verdadeiro Jesus poderia morrer por nós e seu sacrifício poderia ter seu efeito eterno.
- Eclesiologia. Quanto à Igreja, conhecer a Trindade nos ajuda a entender como cada Pessoa divina age com relação à Igreja e a cada membro dela.
Esses pequenos exemplos, então, nos mostram que conhecer a Trindade nos ajuda a entender outras doutrinas.
O PROBLEMA DAS DEFINIÇÕES ERRÔNEAS.
O pouquíssimo interesse dos cristãos em conhecer a doutrina da Trindade gera um espetáculo de definições errôneas sobre o tema. Veja alguns exemplos de definições dadas pelos leigos no assunto:
- Deus é como o ovo, que tem gema, casca e clara. Esta definição é horrorosa! Pois na Trindade, cada Pessoa é plenamente Deus, mas a clara não é plenamente o ovo, e o mesmo se dá com a casca e a gema.
- A Trindade é simples de ser entendida. Deus é um Deus que sai três pessoas dentro dele. Ou seja, nada a ver com Bíblia. As Pessoas da divindade não estão dentro de Deus, mas são o mesmo Deus.
- Explicar a Trindade é simples. Por exemplo, você em sua casa é o Pai. No trabalho, você é psicólogo. No futebol, você é jogador. Assim é Deus! Novamente, isso nada tem a ver com Bíblia. Na Trindade, Deus são três Pessoas distintas, não três funções diferentes de uma mesma pessoa.
- Pai, Filho e Espirito Santo são a mesma pessoa. Todavia, esta definição é unicista, não trinitária. Iremos ver as diferenças entre o Unicismo e a Trindade numa outra aula.
Com essas e tantas outras definições errôneas, não raro assistimos a um show de besteirol apologético, ou seja, irmãos defendendo uma trindade que não existe, e os hereges refutando uma trindade que também não existe.
EM QUE REALMENTE ACREDITAMOS?
Para iniciarmos nossa jornada de estudos sobre a doutrina da Trindade, vamos mostrar em poucas linhas as quatro orações que são a base da doutrina da Trindade:
O Pai é Deus. – 1 Coríntios 8:6.
O Filho é Deus. – João 20:28.
O Espírito Santo é Deus. – Atos 5:3, 4.
Deus é um só. – Efésios 4:6.
Com base nessas quatro orações bíblicas, postamos abaixo definições oficiais dos mestres da Igreja Cristã sobre no que realmente cremos sobre o tema, quanto à definição. Vejamos:
- “Trindade. Termo que designa um só Deus em três Pessoas.” – Enciclopédia Histórico-|Teológica da Igreja Cristã : em um volume, página 576, Volume 3. São Paulo: Vida Nova, 2009.
- “Trindade. […] Mas esta doutrina está implícita no testemunho dado pelas Escrituras quanto à verdadeira e completa divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mantendo uma distinção de pessoas; em outras palavras, há três pessoas em um único Deus.” – Dicionário Bíblico Wycliffe, páginas 1967, 1968. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
- “TRINDADE. Termo que designa os três membros do Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. […] Em toda a Bíblia, Deus é apresentado como o Pai, o Filho e o Espírito Santo – não três “deuses”, mas três pessoas em um único Deus. (v. Mt 28:19; 1Co 16:23, 24; 2Co 13:13).”- Dicionário Bíblico Tyndale, página 1806. Santo André: Geográfica Editora, 2015.
- “Trindade. A Igreja define a Trindade de Deus como a crença que em Deus existem três pessoas, que subsistem numa única natureza.” – MACKENZIE, John L. Dicionário Bíblico, página 866. São Paulo : Paulus, 1983.
- “Uma das melhores definições de Trindade que eu conheço é a de Warfield: “Existe apenas um Deus único e verdadeiro, mas na unidade da divindade existem três pessoas co-eternas e co-iguais, da mesma substância, mas de subsistência distinta”.” – RYRIE, Charles C. Teologia Básica ao Alcance de Todos, página 61, 62. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.
- “Historicamente, a Igreja formulou a doutrina da Trindade em razão do grande debate a respeito do relacionamento entre Jesus de Nazaré e o Pai. Três Pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo são manifestadas como Deus, ao passo que a própria Bíblia sustenta com tenacidade o Shema judaico: “Ouve, ó Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”. (Dt 6:4)”. – Horton, Stanley M. Teologia Sistemática – Uma Perspectiva Pentecostal, página 158. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
- “O Pai não é o Filho, […] O Filho não é o Espírito Santo. […] O Espírito Santo não é o Pai. […] O Pai é o Deus único. O Filho é o Deus único. O Espírito Santo é o Deus único.” – FERREIRA, Franklin & MYATT, Allan. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual, páginas 183, 184. São Paulo: Vida Nova, 2007.
- “O único ser divino subsiste em três pessoas, Pai, Filho e Espírito. Esta proposição nada acrescenta aos fatos em si, pois os fatos são: (1) Que há um Ser Divino; (2) O Pai, o Filho e o Espírito são divinos. (3) O Pai, o Filho e o Espírito são pessoas distintas.” – HODGE, Charles. Teologia Sistemática, páginas 334, 335. São Paulo: Hagnos, 2001.
- “Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus. […] Em certo sentido a doutrina da Trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos, todavia, compreender parte de sua verdade resumindo o ensinamento das Escrituras em três declarações: 1. Deus é três pessoas. 2. Cada pessoa é plenamente Deus. 3. Há um só Deus.” GRUDEN, Wayne. Teologia Sistemática : Atual e Exaustiva, páginas 165, 169. São Paulo : Vida Nova, 1999.
- “Pode-se discutir melhor, e resumidamente, a doutrina da Trindade em conexão com várias proposições que constituem um epítome da fé professada pela Igreja sobre esses pontos. a. Há no Ser Divino apenas uma essência indivisível. Deus é um em seu ser essencial, ou seja, em sua natureza constitucional. […] b. Neste único Ser divino há três Pessoas ou subsistências individuais, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.” – BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, página 83. 3a. Edição. São Paulo : Cultura Cristã, 2009.
- “Ponto de partida: Cultuamos Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem nunca confundir as pessoas nem separar as substâncias.” […] Embora exista um só Deus, ele existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.” – STURZ, Richard J. Teologia Sistemática, páginas 172, 176. São Paulo : Vida Nova, 2012.
- “Há três tipos distintos, porém, inter-relacionados, de evidência: a evidência a favor da unicidade de Deus – Deus é um; a evidência de que há três pessoas que são Deus; finalmente, as indicações ou, ao menos, aos sugestões da “triunidade” […] 2. A divindade de cada uma das três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – deve ser assegurada. Cada um é qualitativamente igual. O Filho é Divino da mesma forma e na mesma medida que o Pai, e isso também se aplica ao Espírito Santo. […] 4. A trindade é eterna. Sempre houve três – Pai, Filho e Espírito Santo – e todos eles foram divinos.” – ERICKSON, Millard J. Teologia Sistemática, página 317.
- “A doutrina da Trindade pode expressar-se nas seguintes seis afirmações: 1. Há na Escritura três que são reconhecidos como Deus. 2. Estes três são descritos de tal modo que somos compelidos a concebê-los como pessoas distintas. 3. Essa tripessoalidade de natureza divina não é simplesmente econômica e temporal, mas imanente e eterna. 4. Essa tripessoalidade não é triteísmo; pois enquanto haja três pessoas, há apenas uma essência. 5. As três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo são iguais. 6. Inescrutável, embora não autocontraditória, essa doutrina fornece a chave de todas outras doutrinas.” – STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática, página 452, Volume 1. São Paulo : Hagnos, 2003.
Todas essas definições expressam a opinião unânime da Igreja sobre a Trindade: Um só Deus em três Pessoas.