CONHEÇA A CRISTO E A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

Nunca foi tão importante para os cristãos ser capaz de identificar seitas. Embora possam parecer inofensivas e atraentes, causam danos físicos e espirituais às pessoas. Assim, é bom saber como identificar uma seita e como contrastá-las com a fé outrora entregue aos santos. (Judas 1:3) Como, então, identificá-las?

(1) AS SEITAS NÃO TÊM O CONCEITO CORRETO SOBRE A BÍBLIA.

HERESIAS – Seitas geralmente rejeitam a autoridade da Bíblia como a Palavra de Deus e/ou a substituem por outras escrituras ou revelações. Assim, encontramos grupos religiosos que: (1) Creem na Bíblia, mas afirmam que sem a literatura dos líderes não se pode ter salvação; (2) Seguem os livros de seus profetas tão inspirados quanto a Bíblia; (3) A Bíblia seja repleta de erros e, por isso, possuem outro livro sagrado, supostamente sem erros; (4) A Bíblia seja uma mistura de palavra de Deus e palavra de homem.

RESPOSTA CRISTÃ – Toda a Bíblia é a palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:21), inerrante (Salmo 19:7; João 17:17) e não podemos ir além dela. – 1 Coríntios 4:6.

(2) AS SEITAS NEGAM DOUTRINAS BÍBLICAS RELACIONADAS À PESSOA DE JESUS CRISTO. 

HERESIAS – Quanto a Jesus, as seitas podem negar: (1) A divindade de Jesus Cristo, considerando-o como criatura; (2) A União Hipostática, negando que Jesus a partir de sua encarnação seja Deus-homem; (3) Que Jesus é uma pessoa distinta do Pai e do Espírito Santo (Unicismo); (4) Que Jesus morreu para nos salvar.

RESPOSTA CRISTÃ – Segundo a Bíblia, Jesus é Deus (João 1:1; 20:28; Hebreus 1:8), é Deus e homem, a partir de sua encarnação (João 1:14; Filipenses 2:5-8), não é a mesma pessoa que o Pai e o Espírito Santo (João 8:17, 18; 15:26) e morreu para nos salvar. – Mateus 20:28; Romanos 6:3, 4.

(3) AS SEITAM QUE NÃO ENSINAM DOUTRINA.

HERESIAS – Algumas seitas não ensinam doutrina bíblica, e afirmam que enquanto a Igreja se preocupar com doutrinas, ela não crescerá. Por isso: (1) Não têm mais cultos de doutrina; (2) Só pregam o que os ouvintes querem ouvir, como mensagens de autoajuda.

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina que o “bom ministro de Cristo Jesus” é “nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina”. (1 Timóteo 4:6) e se mantém “firme na palavra fiel, conforme a doutrina, para que seja capaz tanto de exortar na sã doutrina quanto de convencer os seus opositores”. (Tito 1:9) A verdadeira Igreja usa as Escrituras para: (1) Ensinar; (2) Repreender (mostrar o erro); (3) Corrigir (mostrar o caminho certo); (4) Disciplinar em justiça (ensinar como continuar fazendo o certo). – 2 Timóteo 3:16.

(4) AS SEITAS SÃO EXCLUSIVISTAS. 

HERESIAS – A grande maioria das seitas apregoa a mentalidade do “todo mundo contra nós”. Assim, elas podem ensinar que: (1) Somente elas são a igreja de Jesus Cristo e todas as outras são Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa; (2) Só há salvos em suas fileiras; (3) A maioria dos salvos estão na seita, mas Deus vai salvar alguns de outras igrejas; (4) Uma minoria dos cristãos estão na única igreja remanescente, e a maioria em Babilônia, a Grande; (5) Só elas são a verdade porque: (5a) Pregam de casa em casa; (5b) Guardam o sábado; (5c) Possuem o Espírito de profecia; (5d) Têm o nome de Deus ou de Jesus na razão social da Igreja (nome da denominação).

RESPOSTA CRISTÃ – A verdadeira igreja não é uma instituição religiosa, mas a união de todos aqueles por quem Jesus morreu (Efésios 5:25) e, por serem cristãos verdadeiros, naturalmente perseveram até o fim. (Mateus 24:13; Tiago 1:2-4) Membros da Igreja, ou o corpo de Cristo, não estão em Babilônia, pois ela é moradia de demônios. – Apocalipse 18:2-4.

(5) ADORAÇÃO, VENERAÇÃO OU SUPERVA-LORIZAÇÃO A FUNDADORES OU A LÍDERES RELIGIOSOS POLÊMICOS.

HERESIAS – Seitas costumam exaltar seus fundadores e/ou líderes das seguintes maneiras: (1) Rivalizando seus escritos com a Bíblia; (2) Colocando-os como instrumentos de Deus para ter reorganizado a verdadeira Igreja ou para ter recebido o verdadeiro evangelho; (3) Encarando-os como canal de comunicação entre Deus e os homens, ou receptores de mensagens e revelações especiais de Deus. São polêmicos porque (1) Criam doutrinas distintivas totalmente fora da Bíblia, para fazer parecer que só o grupo deles é o verdadeiro; (2) Fazem falsas profecias, ponde até datas para a volta de Cristo; (3) O estilo de vida deles demonstra que são contaminados, ou pela barra de ouro (amor ao dinheiro), ou pela barra da justiça (encrencas com a justiça dos homens), ou pela barra de saia (escândalos sexuais); (4) Agem como falsos mestres e falsos profetas.

RESPOSTA CRISTÃ – O verdadeiro líder que Deus usa é irrepreensível; é marido de uma só mulher e tem bom testemunho. (1 Timóteo 3:1-7) É humilde e não lidera para atrair atenção a si mesmo. (1 Pedro 5:6) Antes, cuida das ovelhas de Jesus corretamente, pois sabe que delas prestará contas. (Hebreus 13:17) Não ensina doutrinas de demônios (1 Timóteo 4:1), nem de homens (Mateus 15:9), mas presta constante atenção a si mesmo e ao ensino (doutrina) da Palavra de Deus, zelando pelo rebanho de Deus. – 1 Timóteo 4:16.

(6) CONTROLE MENTAL ABSOLUTO.

HERESIAS – Seitas geralmente exercem controle excessivo sobre as vidas de seus membros, incluindo suas escolhas pessoais, crenças e relacionamentos. Assim, as seitas controlam: (1) O que seus asseclas podem ler, proibindo até mesmo literatura de outras igrejas ou religiões; (2) Que tratamentos de saúde usarem, proibindo até mesmo transfusão de sangue e usos de certos medicamentos; (3) Com quem se deve casar, proibindo seus adeptos de contrair matrimônio com pessoas de outras igrejas e religiões; (4) O que seus membros devem comer e beber, impondo regras alimentares não ensinados pela Bíblia; (5) As atividades da religião, como obrigar seus adeptos a distribuir folhetos, pregar de casa em casa, etc.

RESPOSTA CRISTÃ – O Cristão não pode se deixar levar por ‘falsos profetas disfarçados em pele de ovelhas, mas que agem como lobos’ (Mateus 7:15) ou falsos mestres que ensinam coisas distorcidas para atrair os discípulos (Atos 20:31), ou que ensinam heresias (ou seitas) destrutivas, chamadas de doutrinas de demônios. (1 Timóteo 4:1) Pois “são guias cegos! Se um cego guiar outro cego, ambos cairão num buraco”. (Mateus 15:14) Jesus ensinou seus discípulos a aprender com ele (Mateus 11:29) e seus discípulos a ensinarem o que ele ordenou (Mateus 28:20), e não a viver sendo controlados por homens.

(7) DOUTRINAS ESTRANHAS À FÉ CRISTÃ. 

HERESIAS – Seitas com frequência ensinam doutrinas que são estranhas ou heréticas em comparação com a ortodoxia cristã. Assim, ensinam que: (1) Jesus foi o primeiro a nascer de novo; (2) Jesus começou a reinar em 1914 nos céus; (3)  Jesus um dia foi pecador e precisou reencarnar várias vezes para se tornar espírito puro; (4) Jesus, em 22 de outubro de 1844, começou a segunda etapa de sua obra expiatória; (5) O Espírito Santo é uma força ativa, não um ser pessoal; (6) É pecado doar ou receber sangue; (7) Um anjo revelou a nosso profeta o verdadeiro evangelho.

RESPOSTA CRISTÃ – O cristão precisa conhecer a Bíblia para poder distinguir o certo do errado. (Hebreus 5:12-14) Assim, a primeira coisa que o cristão bíblico observa é que essas doutrinas estranhas não são ensinadas em versículo nenhum nas Escrituras, e que para elas serem ensinadas é preciso haver muita manipulação de textos, e que seus promotores fazem como o Diabo fez quando tentou Jesus Cristo, ou seja, ele usou a Bíblia de forma manipulada para tentar enganar Jesus. – Mateus 4:1-10; Lucas 4:1-13.

(8) SALVAÇÃO PELAS OBRAS.

HERESIAS – As seitas geralmente obrigam seus asseclas e dependentes mentais a ter bastante que fazer para ganhar a salvação. Assim, ensinam que se é salvo por: (1) Trabalhar arduamente de casa em casa; (2) Guardar o sábado; (3) Pagar promessas; (4) Dar o dízimo e as ofertas; (5) Fazer jejum; (6) Orar de madrugada; (7) Ler a literatura da seita; (8) Batizar-se novamente depois de ter ficado afastado da seita; (9) fazer caridade para reencarnar mais puro; (10) Visitar locais sagrados.

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina que os cristãos são salvos pela graça de Deus, por meio da fé, não pelas obras. (Efésios 2:8, 9) As boas de um cristão devem ser praticadas como agradecimento pela salvação em Jesus Cristo, como consequência da salvação que opera no crente através de Jesus (Efésios 2:10); Elas apenas são um termômetro para saber se nossa fé é viva ou morta. – Tiago 2:26.

(9) FOCO NA EXPERIÊNCIA EM VEZ DA DOUTRINA. 

HERESIAS – Seitas muitas vezes priorizam a experiência pessoal e as emoções acima da doutrina bíblica sólida. Assim, se um sectário passa por uma suposta experiência sobrenatural, ela será considerada divina, mesmo sem respaldo bíblico. Por isso, muitos sectários creem que: (1) Seu líder ou profeta possa ter ido a um planeta de sete luas conversar com personagens bíblicos; (2) É possível sair em espírito do corpo e viajar pelo universo; (3) Bater papo com espíritos de falecidos; (4) Visitar o céu e o inferno em sonho ou em espírito; (5) Crer em dons não ensinados na Bíblia, como dom do riso, dom da capa, etc.

RESPOSTA CRISTÃ – O cristão não pode acreditar ‘em qualquer espírito, mas precisa avaliar se os espíritos (com seus ensinos) vêm de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.’ (1 João 4:1) Quando alguém vem com vento de doutrina (Efésios 4:14), as Escrituras devem ser consultadas para averiguar se o que ele se ensina é de Deus ou não. (Atos 17:11) Jamais a Bíblia ensina a considerarmos experiências pessoais não endossadas por ela como divinas e corretas.

10. É PROIBIDO LER MATERIAL APÓSTATA. 

HERESIAS – As seitas proíbem seus adeptos de ler material escrito por ex-membros. Chegam a considerar tais escritos como lixo e mesa de demônios. As seitas agem assim para que seus membros não descubram fatos sobre o passado de sua religião. Assim, chegam até mesmo a expulsar do rol de membros os que leem esses materiais.

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina a examinar tudo e reter o que é bom. – 1 Tessalonicenses 5:21, 22.

CONCLUSÃO

Neste breve resumo, você aprendeu como identificar seitas. A melhor maneira de reconhecê-las é conhecer a sã doutrina. Agindo assim, o cristão estará protegido, ajudará outros a se libertarem das seitas e defenderá a fé outrora entregue aos santos, com mansidão e amor,. – 1 Pedro 3:15, 16; 2 Timóteo 2:24-26. – Pr. Fernando Galli.