CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!
INTRODUÇÃO
Já percebeu como muitos estão abandonando a Deus, a Igreja de Jesus e a Bíblia? Líderes religiosos têm percebido isso há muito tempo! Na Europa, templos estão se tornando boates, mercados ou pubs. Aqui no Brasil, os templos ainda permanecem, mas a presença dos fiéis aos cultos tem caído consideravelmente. E a quantidade dos cristãos que leem a Bíblia todos os dias não chega a dez por cento. Qual a razão desse abandono?
JESUS PROFETIZOU O ABANDONO DA FÉ.
Em seu famoso Sermão Escatológico (Mateus 24), Jesus elencou sinais de sua volta. Entre eles: (a) Guerras (24:6, 7a); (b) Fomes, terremotos (24:7b); (c) Perseguição ferrenha contra os cristãos (24:9); (d) Pregação do evangelho em toda a terra habitada (24:14). (Compare com Marcos 13:1-13; Lucas 21:20-24) Mas junto a esses acontecimentos, Jesus disse:
“Neste tempo, muitos haverão de abandonar a fé (ou: se escandalizarão)”. – Mateus 24:10a.
Então, como Jesus previu, o abandono a Deus se deve à perda da fé, nEle, na Igreja de Jesus e na Bíblia.
SEM FÉ, SEM AMOR E OBRAS!
A fé sem obras está morta. (Tiago 2:26) Assim, os que abandonam a Deus porque perderam a fé, também perdem o amor por Ele, e deixam de praticar boas obras. Sobre esse amor a Deus, Cristo profetizou:
“E por se multiplicar a maldade, o amor de muitos se esfriará.” – Mateus 24:12.
Perder o amor por Deus é desastroso. Por quê? A Bíblia diz que “Deus é amor”. (1 João 4:8) Deus nos amou por nos criar (Gênesis 1:26, 27), por enviar Jesus para morrer por nós (João 3:16), por nos adotar como filhos de Deus pela fé em Jesus (1 João 3:1; Gálatas 3:26) e por inspirar o homem para escrever a Bíblia (2 Pedro 1:21), para que pudéssemos dizer: “Quanto eu amo a tua lei”. – Salmo 119:97.
Também, quem tem fé verdadeira em Deus aprende com Ele a amar uns aos outros. Esse amor é tão importante que nos identifica como verdadeiros discípulos de Jesus. E o próprio Jesus disse:
“Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto saberão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” – João 13:34, 35.
O apóstolo Paulo, endossando as palavras de Jesus sobre a importância do amor, escreveu:
“Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine. E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.” – 1 Coríntios 13:1, 2.
O apóstolo João também falou do amor que aprendemos com Deus:
“Nisto conhecemos o amor: Cristo deu sua vida por nós, e devemos dar nossa vida pelos irmãos” – 1 João 3:16.
“Amados, amemos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” – 1 João 4:7.
Portanto, é desastroso perder o amor por Deus porque Deus é amor, e com ele aprendemos a amar. Quem perde a fé, não ama a Deus, logo, não tem Deus, pois passa a amar o mundo e seus desejos. (1 João 2:15-17) As pessoas veem a maldade aumentar e deixam de amá-lo por achar que Ele não nos ama mais. Então, cessa-se o relacionamento de fé com Deus. Então, a pessoa abandona a Igreja de Jesus, com seus cultos, evangelismo, discipulado, deixa de amar o próximo, e perde as oportunidades de se praticar o mandamento recíproco de amar e considerar um ao outro. (Hebreus 10:24, 24) E quem não vive como Igreja, tendo sempre o que fazer na obra do Senhor (1 Coríntios 15:58), com certeza não lerá mais a Bíblia. (Salmo 1:2, 3) Muito menos orará a Deus. (1 Tessalonicenses 5:17) Não evangelizará mais (Romanos 1:16; 1 Coríntios 9:19-23) Muito menos fará discípulos, ensinando a outros o que Cristo ensinou. – Mateus 28:19, 20.
OS FALSOS PROFETAS ENGANADORES.
Os cristãos têm um grande inimigo. A Bíblia o identifica como Satanás, o Diabo. Ele fez Adão e Eva pecarem (Gênesis 3:1-5) e devido a esse pecado, todos nós morremos. (Romanos 5:12) Mas ele sabe que seus dias estão contados. Ele será lançado no lago de fogo, juntamente com seus anjos. (Mateus 25:41; Apocalipse 20:10) Por isso, ele está desesperado, “rugindo como um leão que procura a quem devorar”. – 1 Pedro 5:8.
Satanás sabe que não conseguirá desviar a Igreja de Jesus. (João 10:28, 29) Mesmo assim, ele e seus anjos (demônios) têm intensificado seus esforços para esfriar ou até mesmo acabar com o relacionamento de fé das pessoas com Deus. Ele sabe que a intimidade com Deus, pela fé em Jesus Cristo, é a chave para permanecermos na fé e no amor a Deus. (Hebreus 11:6) Então, como Satanás tem agido? Jesus, no Sermão de Mateus 24 sobre o fim, profetizou:
“Porque virão muitos em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos’. […] Também surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” – Mateus 24:5, 11.
Infelizmente, muitos têm sido enganados por falsos profetas. O apóstolo Pedro, chamando-os de falsos mestres, escreveu:
“Mas entre o povo também houve falsos profetas, assim como entre vós haverá falsos mestres. Às ocultas, introduzirão heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou e trazendo sobre si mesmos a repentina destruição.” – 2 Pedro 2:1.
O apóstolo Paulo alertou os cristãos em Éfeso, e a todos nós:
“Eu sei que, depois da minha partida, lobos cruéis entrarão no vosso meio e não pouparão o rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas distorcidas para atrair os discípulos para si. Portanto, estai atentos.” – Atos 20:29-31.
Assim, Satanás e seus anjos têm usado falsos profetas, falsos mestres, como lobos cruéis, para ensinar “heresias destruidoras” (desvios doutrinários), ou “coisas distorcidas” (mentiras religiosas, engano) para atrair discípulos para eles e destruir a fé das pessoas. Por isso, muitos têm abandonado a fé, pois foram enganados e, consequentemente, se decepcionado com Deus. Veja, a seguir, como enganos e mentiras religiosas têm afastado pessoas da fé em Deus:
Por isso dizemos que muitos têm abandonado Deus porque, enganados por espertalhões, perderam a fé, o amor por Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pela Igreja. Deixaram até mesmo de ler a Bíblia porque pensam que as palavras dela não se cumprem na vida deles. Então, que tal conhecer se relacionar melhor com Deus por conhecer mais a Palavra inspirada dEle? – 2 Timóteo 3:16, 17.
PERSEVERE!
No mesmo Sermão, Jesus disse: “Quem perseverar até o fim será salvo”. (Mateus 24:14) Como fazemos para perseverar, segundo a Bíblia? Tiago 1:3 diz que “a prova da nossa fé produz perseverança”. Em outras palavras, o cristão que tem fé verdadeira naturalmente perseverará quando sua fé for provada. Assim, a fé, quando verdadeira e provada, não nos permite perder o amor e abandonar Deus, a Igreja e a Bíblia. Quando um verdadeiro cristão se vê enganado pelos falsos profetas e mestres, ele, pela fé em Jesus Cristo, persevera! Ele sabe que Jesus avisou que a presença desses falsos líderes seria um sinal de sua volta.
CONCLUSÃO.
Assim, a fé em Jesus Cristo é o meio pelo qual todo cristão verdadeiro aperfeiçoará seu relacionamento pessoal com Deus. Diz a Bíblia:
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam.” – Hebreus 11:6.
Portanto, tenha fé em Jesus Cristo. Agindo assim, você agradará a Deus e terá um bom relacionamento com Ele. Você amará a Deus. Amará o próximo (Marcos 12:30, 31) e a Igreja (Hebreus 10:24, 25), e também a Bíblia. (Salmos 119:97). Você verá que pela fé nada lhe separará do amor de Deus que está em Jesus Cristo. – Romanos 8:38, 39. – Pr. Fernando Galli.