CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!

INTRODUÇÃO

Já percebeu como muitos estão abandonando a Deus, a Igreja de Jesus e a Bíblia? Líderes religiosos têm percebido isso há muito tempo! Na Europa, templos estão se tornando boates, mercados ou pubs. Aqui no Brasil, os templos ainda permanecem, mas a presença dos fiéis aos cultos tem caído consideravelmente. E a quantidade dos cristãos que leem a Bíblia todos os dias não chega a dez por cento. Qual a razão desse abandono?

JESUS PROFETIZOU O ABANDONO DA FÉ.

Em seu famoso Sermão Escatológico (Mateus 24), Jesus elencou sinais de sua volta. Entre eles: (a) Guerras (24:6, 7a); (b) Fomes, terremotos (24:7b); (c) Perseguição ferrenha contra os cristãos (24:9); (d) Pregação do evangelho em toda a terra habitada (24:14). (Compare com Marcos 13:1-13; Lucas 21:20-24) Mas junto a esses acontecimentos, Jesus disse:

“Neste tempo, muitos haverão de abandonar a fé (ou: se escandalizarão)”. – Mateus 24:10a.

Então, como Jesus previu, o abandono a Deus se deve à perda da fé, nEle, na Igreja de Jesus e na Bíblia.

SEM FÉ, SEM AMOR E OBRAS!

A fé sem obras está morta. (Tiago 2:26) Assim, os que abandonam a Deus porque perderam a fé, também perdem o amor por Ele, e deixam de praticar boas obras. Sobre esse amor a Deus, Cristo profetizou:

“E por se multiplicar a maldade, o amor de muitos se esfriará.” – Mateus 24:12.

Perder o amor por  Deus é desastroso. Por quê? A Bíblia diz que “Deus é amor”. (1 João 4:8) Deus nos amou por nos criar (Gênesis 1:26, 27), por enviar Jesus para morrer por nós (João 3:16), por nos adotar como filhos de Deus pela fé em Jesus (1 João 3:1; Gálatas 3:26) e por inspirar o homem para escrever a Bíblia (2 Pedro 1:21), para que pudéssemos dizer: “Quanto eu amo a tua lei”. – Salmo 119:97.

Também, quem tem fé verdadeira em Deus aprende com Ele a amar uns aos outros. Esse amor é tão importante que nos identifica como verdadeiros discípulos de Jesus. E o próprio Jesus disse:

“Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto saberão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” – João 13:34, 35.

O apóstolo Paulo, endossando as palavras de Jesus sobre a importância do amor, escreveu:

“Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine. E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.” – 1 Coríntios 13:1, 2.

O apóstolo João também falou do amor que aprendemos com Deus:

“Nisto conhecemos o amor: Cristo deu sua vida por nós, e devemos dar nossa vida pelos irmãos” – 1 João 3:16.

“Amados, amemos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” – 1 João 4:7.

Portanto, é desastroso perder o amor por Deus porque Deus é amor, e com ele aprendemos a amar. Quem perde a fé, não ama a Deus, logo, não tem Deus, pois passa a amar o mundo e seus desejos. (1 João 2:15-17) As pessoas veem a maldade aumentar e deixam de amá-lo por achar que Ele não nos ama mais. Então, cessa-se o relacionamento de fé com Deus. Então, a pessoa abandona a Igreja de Jesus, com seus cultos, evangelismo, discipulado, deixa de amar o próximo, e perde as oportunidades de se praticar o mandamento recíproco de amar e considerar um ao outro. (Hebreus 10:24, 24) E quem não vive como Igreja, tendo sempre o que fazer na obra do Senhor (1 Coríntios 15:58), com certeza não lerá mais a Bíblia. (Salmo 1:2, 3) Muito menos orará a Deus. (1 Tessalonicenses 5:17) Não evangelizará mais (Romanos 1:16; 1 Coríntios 9:19-23) Muito menos fará discípulos, ensinando a outros o que Cristo ensinou. – Mateus 28:19, 20.

OS FALSOS PROFETAS ENGANADORES.

Os cristãos têm um grande inimigo. A Bíblia o identifica como Satanás, o Diabo. Ele fez Adão e Eva pecarem (Gênesis 3:1-5) e devido a esse pecado, todos nós morremos. (Romanos 5:12) Mas ele sabe que seus dias estão contados. Ele será lançado no lago de fogo, juntamente com seus anjos. (Mateus 25:41; Apocalipse 20:10) Por isso, ele está desesperado, “rugindo como um leão que procura a quem devorar”. – 1 Pedro 5:8.

Satanás sabe que não conseguirá desviar a Igreja de Jesus. (João 10:28, 29) Mesmo assim, ele e seus anjos (demônios) têm intensificado seus esforços para esfriar ou até mesmo acabar com o relacionamento de fé das pessoas com Deus. Ele sabe que a intimidade com Deus, pela fé em Jesus Cristo, é a chave para permanecermos na fé e no amor a Deus. (Hebreus 11:6) Então, como Satanás tem agido? Jesus, no Sermão de Mateus 24 sobre o fim, profetizou:

“Porque virão muitos em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos’. […] Também surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.” – Mateus 24:5, 11.

Infelizmente, muitos têm sido enganados por falsos profetas. O apóstolo Pedro, chamando-os de falsos mestres, escreveu:

“Mas entre o povo também houve falsos profetas, assim como entre vós haverá falsos mestres. Às ocultas, introduzirão heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou e trazendo sobre si mesmos a repentina destruição.” – 2 Pedro 2:1.

O apóstolo Paulo alertou os cristãos em Éfeso, e a todos nós:

“Eu sei que, depois da minha partida, lobos cruéis entrarão no vosso meio e não pouparão o rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas distorcidas para atrair os discípulos para si. Portanto, estai atentos.” – Atos 20:29-31.

Assim, Satanás e seus anjos têm usado falsos profetas, falsos mestres, como lobos cruéis, para ensinar “heresias destruidoras” (desvios doutrinários), ou “coisas distorcidas” (mentiras religiosas, engano) para atrair discípulos para eles e destruir a fé das pessoas. Por isso, muitos têm abandonado a fé, pois foram enganados e, consequentemente, se decepcionado com Deus. Veja, a seguir, como enganos e mentiras religiosas têm afastado pessoas da fé em Deus:

  • Falsas profecias. Os falsos profetas, no afã de ganhar dinheiro, profetizam eventos na vida de crentes. Mas suas palavras não se cumprem, porque não foi Deus quem falou através deles. Lemos em Ezequiel 13:6 que eles “tiveram visões falsas e adivinhação mentirosa”. Então, os desavisados são enganados, pois “perecem por falta de conhecimento” (Oseias 4:6), e quando não se cumprem as palavras desses falsos profetas, se decepcionam com o próprio Deus. Abandonam a fé e perdem o amor a tudo que é de Deus e vem dele.
  • Falsos ensinos. Há verdadeiros malandros que chegam até mesmo deturpar a Bíblia para arrancar dinheiro dos fiéis. Por exemplo, usando Mateus 13:1, onde lemos que Jesus “saiu de casa e sentou-se à beira do mar”, certo pregador argumentou: “A Bíblia ensina que devemos ser como Jesus! Então, se Jesus tinha casa na beira da praia, Deus quer que tenhamos também! E a melhor maneira de você ser rico como Jesus era é doar seu dinheiro!” Que loucura! A casa em que Jesus estava não era dele. Ele mesmo disse que não tinha casa: “O Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. (Mateus 8:20) E Paulo disse sobre Jesus: “Embora fosse rico (no céu), tornou-se pobre (aqui na terra) por nossa causa.” – 2 Coríntios 8:9.

Por isso dizemos que muitos têm abandonado Deus porque, enganados por espertalhões, perderam a fé, o amor por Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pela Igreja. Deixaram até mesmo de ler a Bíblia porque pensam que as palavras dela não se cumprem na vida deles. Então, que tal conhecer se relacionar melhor com Deus por conhecer mais a Palavra inspirada dEle? – 2 Timóteo 3:16, 17.

PERSEVERE!

No mesmo Sermão, Jesus disse: “Quem perseverar até o fim será salvo”. (Mateus 24:14) Como fazemos para perseverar, segundo a Bíblia? Tiago 1:3 diz que “a prova da nossa fé produz perseverança”. Em outras palavras, o cristão que tem fé verdadeira naturalmente perseverará quando sua fé for provada. Assim, a fé, quando verdadeira e provada, não nos permite perder o amor e abandonar Deus, a Igreja e a Bíblia. Quando um verdadeiro cristão se vê enganado pelos falsos profetas e mestres, ele, pela fé em Jesus Cristo, persevera! Ele sabe que Jesus avisou que a presença desses falsos líderes seria um sinal de sua volta.

CONCLUSÃO.

Assim, a fé em Jesus Cristo é o meio pelo qual todo cristão verdadeiro aperfeiçoará seu relacionamento pessoal com Deus. Diz a Bíblia:

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam.” – Hebreus 11:6.

Portanto, tenha fé em Jesus Cristo. Agindo assim, você agradará a Deus e terá um bom relacionamento com Ele. Você amará a Deus. Amará o próximo (Marcos 12:30, 31) e a Igreja (Hebreus 10:24, 25), e também a Bíblia. (Salmos 119:97). Você verá que pela fé nada lhe separará do amor de Deus que está em Jesus Cristo. – Romanos 8:38, 39. – Pr. Fernando Galli.