CONHEÇA A CRISTO E A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

As testemunhas de Jeová (TJ) apregoam que o Jesus das igrejas cristãs é um falso Cristo. A seguir, veremos as evidências bíblicas para afirmarmos o “jesus” dessa seita nada tem a ver com a Bíblia, a palavra de Deus.

HERESIA 1 – JESUS-TJ NÃO É DEUS, MAS UMA CRIATURA.

“Jesus foi a primeira criação de Deus e o único criado diretamente por ele.” – A Sentinela de 1/12/2012, p. 16.

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia ensina que Jesus é Deus. Em João 1:1, ele é Deus no princípio de tudo. Em João 20:28, Tomé chamou Jesus Cristo de “meu Senhor e meu Deus”. Os judeus só chamavam a Deus de “meu Deus”. Em Hebreus 1:8, Deus-Pai chama Jesus de “Deus”: “O Teu trono, ó Deus”. Em vez de ser criatura, a Bíblia ensina que Jesus é Criador. Em João 1:3, lemos que tudo existe através de Jesus. E em Colossenses 1:16, aprendemos que tudo foi criado por intermédio de Jesus, o que nos indica claramente que Ele criou tudo. Em Hebreus 1:1, 2, 10 Jesus criou os céus e a terra.

HERESIA 2 – O JESUS-TJ NÃO É DEUS-HOMEM, MAS UM ARCANJO.

“Em 1 Tessalonicenses 4:16 descreve-se a voz do ressuscitado Senhor Jesus Cristo como a dum arcanjo, sugerindo que ele mesmo, efetivamente, é o arcanjo.” – Estudo Perspicaz das Escrituras, p. 375, Volume 2.

RESPOSTA CRISTÃ – Em Filipenses 2:5-8, lemos que Jesus, existindo na forma de Deus (ou: sem deixar de ser Deus), assumiu a forma humana. Assim, ele é Deus e homem a partir de sua encarnação. A Bíblia diz: “O Verbo se fez carne”. (João 1:14) Em Hebreus 1:8-10, Jesus é Deus no versículo 8, quando o Pai diz do Filho “o teu trono, ó Deus”; é homem no versículo 9 quando se diz que Deus o ungiu aqui na terra; e no versículo 10 Jesus é Deus por ser o Senhor Criador. Em Apocalipse 1:17, 18, o próprio Jesus afirma ser Deus e homem, ao dizer sobre si mesmo: “Eu sou o primeiro e o último (só Deus é o primeiro e último, conforme Isaías 44:6); estive morto (Jesus morreu por nós na carne (homem), conforme 1 Pedro 3:18).” Sobre ele ser o arcanjo, em 1 Tessalonicenses 4:16, no texto grego, Jesus vem “à voz do arcanjo”, ou seja, é o arcanjo que anuncia a volta de Jesus. portanto, Jesus não é o arcanjo. Anjos são criados, Jesus é o Criador deles.

HERESIA 3 – O JESUS-TJ NASCEU DE NOVO!

“Jesus foi a primeira pessoa que nasceu de novo.” – https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/o-que-significa-nascer-de-novo/

RESPOSTA CRISTÃ – Jesus não precisa nascer de novo, pois isso é para os que se convertem a Jesus. Paulo diz em Efésios 2:1, 5: “Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais vocês andaram noutro tempo. […] Ele nos deu vida, juntamnete com Cristo.” Da morte espiritual para a vida é o nascer de novo, em Cristo. Outro motivo é que em João 3:3, “se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. Assim, Jesus não precisava nascer de novo porque ele já veio do reino de Deus. (João 8:23) Ademais, Jesus era o Rei do reino de Deus, e como tal poderia dizer: “O reino está entre vós”. – Lucas 17:21.

HERESIA 4 – O JESUS-TJ NÃO É ONIPRESENTE.

“Os anciãos devem se lembrar que […] são pastores guiados por Jesus Cristo. (Mat. 18:18-20)” – A Sentinela Ed. de Estudo, 8/2024, p. 16.

RESPOSTA CRISTÃ – Em Mateus 18:20, Jesus disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Aqui é uma clara afirmação da divindade de Jesus, pois só Deus pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. (Salmo 139:7-10) Todavia, as TJs, conforme texto da seita acima, entendem que Jesus está no no meio delas quando se reúnem e se deixam ser orientadas por Jesus. Ou seja, elas reinterpretam o texto de Mateus 18:20 para negar que Jesus é onipresente, por ser Deus.

HERESIA 5 – O JESUS-TJ, AO MORRER POR NÓS, DEIXOU DE EXISTIR POR TRÊS DIAS.

“Daí, depois que Jesus foi morto pelos seus inimigos, Jeová realizou outro milagre notável. Trouxe Jesus de volta à vida como gloriosa criatura espiritual. — 1 Ped. 3:18.” – A Sentinela 15/3/2009, p. 24.

 RESPOSTA CRISTÃ – As TJs não creem que Jesus, sem deixar de ser Deus, se fez homem. (Filipenses 2:5-8) Então, elas creem que Jesus, sendo o arcanjo Miguel, deixou de ser anjo e se tornou homem, mas ao morrer, como não creem na vida após a morte, ensinam que Jesus deixou de existir. Isso é uma aberração! A Bíblia ensina que Jesus é o “Pai da eternidade”. (Isaías 9:6) Como o Pai da eternidade pode deixar de ser eterno? A Bíblia diz também que Jesus “é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8), o que torna impossível Jesus ter deixado de existir por três dias. E o próprio Jesus afirmou, na cruz, ao ex-ladrão crucificado a seu lado, que estaria vivo após a morte: “Em verdade, em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” – Lucas 23:43.

HERESIA 6 –  O JESUS-TJ NÃO RESSUSCITOU NO MESMO CORPO QUE TINHA, MAS FOI RESSUSCITADO EM ESPÍRITO.

“Jeová permitiu que Jesus fosse morto por seus inimigos. Três dias depois, Jeová o ressuscitou como um espírito para que por fim retornasse ao céu.” – A Sentinela 1/3/2015, p. 6.

“Jeová Deus deu fim ao corpo carnal de Jesus do seu próprio modo (possivelmente desintegrando-o nos átomos dos quais fora constituído). […] Jesus não tomou de volta seu corpo carnal e assim não cancelou o resgate pelo qual foi dado. “ – Estudo Perspicaz das Escrituras, p. 434, Volume 1.

RESPOSTA CRISTÃ – Não existe na Bíblia ressurreição em espírito, pois se ressuscita o que se morre. E Jesus disse: “Destruam este templo (o seu corpo) e em três dias eu o levantarei”. (João 2:19-21) Esse texto prova que Jesus, como Deus, participaria de alguma forma de sua ressurreição, afinal de contas ele é a ressurreição e a vida (João 11:25), portanto não deixou de existir, e que seu corpo seria ressuscitado. Sobre Jesus dar o seu corpo e tomá-lo de volta na ressurreição, isso não cancelaria o resgate, pois ele disse: “Dou a minha vida para retomá-la.” (João 10:17) Se fôssemos levar a sério as TJs, então Jesus, ao tomar de volta a sua vida, ele teria cancelado o resgate. Que terrível interpretar mal a Bíblia!

HERESIA 7 – O JESUS-TJ ESPEROU ATÉ 1914 PARA SER EMPOSSADO REI NOS CÉUS.

“Ele foi para o céu no ano 33, mas não se tornou Rei assim que chegou lá. Jesus esperou até 1914, quando os inimigos dele foram “colocados debaixo dos seus pés”. — Hebreus 10:12, 13, Bíblia Fácil de Ler.” – A Sentinela 15/3/2015, p. 18.

REPOSTA CRISTÃ – A Bíblia não diz NADA sobre 1914. Essa data foi inventada pelas TJs que haviam previsto a volta de Jesus para 1914. Como eram falsos profetas, isso não aconteceu, daí, inventaram, como desculpa, que haviam acertado a data, mas errado o acontecimento, pois em vez de retornar, Jesus havia começado a reinar nos céus nessa data, em 1º de outubro. Na verdade, a Bíblia diz que Jesus nasceu rei: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?” (Mateus 2:2) Jesus afirmou a Pilatos ser o rei dos judeus. (Mateus 27:11) E é chamado na Bíblia de Rei dos reis. (Apocalipse 19:16) Jesus também prometeu estar com os discípulos até o fim, logo, reinava sobre eles. (Mateus 28:20) Então, quando lemos que Jesus esperou seus inimigos serem postos debaixo de seus pés, isso apenas quer dizer que Jesus esperou uma nova etapa de seu reinado, não que começou a reinar em 1914.

HERESIA 8 – O JESUS-TJ É MEDIADOR, EM SENTIDO ESTRITO, APENAS ENTRE JEOVÁ DEUS E OS 144 MIL!

“De modo que, em estrito sentido bíblico, Jesus é o “mediador” apenas dos cristãos ungidos.” – A Sentinela 15/9/1979, p. 32.

RESPOSTA CRISTÃ – As TJs creem que os 144 mil irão morar nos céus e a grande multidão viverá no paraíso na terra. Desses dois grupos, Jesus, em sentido estrito, medeia, segundo as TJs, apenas entre Deus e os 144 mil, sendo que a grande multidão acaba sendo beneficiada nessa mediação por acompanhar o Corpo Governante, parte dos 144 mil. Onde a Bíblia ensina uma tolice dessas? Em lugar nenhum! Jesus é mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5), não por uma parte minoritária da Igreja, pela qual ele morre por toda ela. – Efésios 5:25.

HERESIA 9 – O JESUS-TJ VAI PRECISAR DA AJUDA DOS 144 MIL PARA LEVAR OS DA GRANDE MULTIDÃO À PERFEIÇÃO DURANTE O MILÊNIO DE CRISTO.

“Jesus, com a ajuda dos ungidos, vai transformar a Terra num paraíso e levar a humanidade à perfeição.” – Examine as Escrituras, 30 de Março de 2023, p. 36.

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia não ensina isso em lugar nenhum! Os cristãos, como igreja e individualmente, ajudam em levar pessoas até Jesus, pelo discipulado. (Mateus 28:19, 20) Mas não há essa informação bíblica de que Jesus vai precisar da ajuda de uma minoria da igreja para conduzir a maioria à perfeição. Isso é invenção de seita!

HERESIA 10 – O JESUS-TJ É O ANJO DO ABISMO DE APOCALIPSE 9:1-11.

“Têm sobre si um rei, o anjo do abismo. Seu nome, em hebraico, é Abadon [significando “Destruição”], mas em grego ele tem o nome de Apolion [significando “Destruidor”].” (Revelação 9:11) Jesus, como “anjo do abismo” e “Destruidor”, deveras soltara um ai atormentador sobre a cristandade. No entanto, seguir-se-á ainda mais!” – Revelação – Seu Grandioso Clímax Está Próximo, p. 148.

RESPOSTA CRISTÃ – O anjo do abismo, em Apocalipse 9:11, se chama Abadom e Apoliom, nomes que respectivamente, em hebraico e grego, significam destruição e destruidor. Eram associados na literatura judaica e grega a Satanás ou ao império do mal. Esse anjo lidera os gafanhotos que surgem da queda de uma estrela que cai do céu à terra. Jesus identificou que viu Satanás caído do céu. (Lucas 10:18) Se quem cai é Satanás, os gafanhotos e seu anjo têm a ver com o mal, não com Jesus.

CONCLUSÃO

Desejamos que você espalhe este folheto como nota de utilidade pública, para alertar pessoas de que o Jesus-TJ não é o da Bíblia, mas uma invenção de Satanás! – Pr. Fernando Galli, IACS – Instituto Apologético Cristo Salva.