CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!

INTRODUÇÃO

Você saberia definir o Espírito Santo de Deus? Será que ele é apenas o poder de Deus em ação, ou um ser pessoal e divino? A seguinte resposta bíblica e cristã mostrará que o Espírito Santo é um ser pessoal e divino. O Espírito Santo é a “terceira” Pessoa da Triunidade. Ele é coigual, coeterno e consubstancial ao Pai e ao Filho, pois é o mesmo Deus que eles.

ASPECTOS PESSOAIS DO ESPÍRITO SANTO COMO PROVAS DA SUA PERSONALIDADE (OU PESSOALIDADE).

Cremos que o Espírito Santo seja um ser pessoal porque a Bíblia atribui a Ele aspectos pessoais. Por exemplo:

(2) O Espírito Santo possui Intelecto – “O Espírito examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. […] Ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus”. (1 Coríntios 2:10, 11) Ele perscruta todas as coisas porque é Deus e nada escapa do seu conhecimento. Ele sonda os corações. (Romanos 8:27) Ele sonda os corações. Nenhuma emoção nossa, palavra não falada, está fora do conhecer deste Espírito. (Hebreus 4:13; Provérbios 15:3)

(2) O Espírito Santo possui Emoções – Pode-se entristecê-lo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus”. (Efésios 4:30; Veja também Isaías 63:10) O Espírito Santo fica triste na acepção de discordar em seu Ser das ações dos homens. Apenas um ser pessoal pode ter sentimentos assim.

(3) O Espírito Santo possui vontade própria. Ele disse aos profetas e mestres reunidos em Antioquia: “Separai-me (ou: “para mim”) Barnabé e Saulo para a obra para a qual os tenho chamado”. (Atos 13:2) Assim, o Espírito Santo se chama de “eu” (“mim”). Ele é um ser pessoal que age em nosso viver. Eles nos dá diretrizes e devemos fazer conforme Ele nos manda.

Lemos também que o Espírito de Deus “distribui dons conforme lhe apraz” (ou conforme ele deseja). (1 Coríntios 12:11) Ou seja, Ele age conforme quer, portanto, só pode ser uma pessoa!

(4) O Espírito Santo também toma decisões juntamente com outras pessoas, como apóstolos e presbíteros. Por isso lemos: “Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior cargo além destas coisas necessárias”, e no versículo seguinte mostra-se qual foi a decisão deles. (Atos 15:28, 29) Estes textos só podem estar tratando o Espírito Santo como um ser pessoal, não como uma força ativa, como algumas seitas ensinam.

(5) Pode-se mentir ao Espirito Santo. A Bíblia narra a história do casal Ananias e Safira (seres pessoais), cheios da ação de Satanás (ser pessoal). Ananias e Safira mentiram para os Apóstolos e a Igreja ali (seres pessoais), e Pedro (ser pessoal) disse que, na verdade, eles mentiram para Deus (Ser pessoal) e para o Espírito Santo (Ser Pessoal). Observe a narrativa:

 “Então Pedro perguntou: Ananias, por que Satanás encheu o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e ficasses com uma parte do valor do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E, depois de vendido, o dinheiro não estava em teu poder? […] Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

Assim, mentir para Apóstolos e para Deus indica que eles são seres pessoais. Assim também mentir para o Espírito Santo prova que ele é um ser pessoal.

(6) Pode ser resistido. Lemos na Bíblia que Estêvão, antes de ser apedrejado, disse sobre àquele povo:

 “Homens teimosos (ou “de dura cerviz”) e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como fizeram os vossos pais, assim também fazeis.” – Atos 7:51.

Os pais, ou antepassados, daqueles que estavam para apedrejar Estêvão foram teimosos e incircuncisos de coração e ouvido (ou: insensíveis aos querer de Deus de limpá-los dos pecados) para com Deus, o Pai. Assim também os assassinos de Estêvão eram teimosos e incircuncisos para com o Espírito Santo, resistindo à vontade dele, portanto, o Espírito Santo é tão Deus e tão ser pessoal como o Deus-Pai.

(7) Pode-se blasfemar contra Ele. Ou seja, pode-se proferir uma palavra maldita contra Ele. Jesus disse:

“Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.” – Mateus 12:31, 32.

Observe que assim como “pecar contra o Filho” torna o Filho um ser pessoal, “falar contra o Espírito Santo” também torna o Espírito Santo um ser pessoal.

(8) Jesus e Paulo consideravam o Espírito Santo como um Ser Pessoal. Observe como isso é verdade:

a. Jesus prometeu “outro Consolador”: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique para sempre convosco”. (João 14:16) A palavra grega “outro” é “állos”, ou seja, indica que é outro ser da mesma natureza. Assim, se Jesus é um ser pessoal, o Espírito Santo também tem que ser.

b. Jesus disse que o Espírito Santo falaria do que tivesse ouvido. “E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13) Somente um ser pessoal pode falar do que ouve.

c. Jesus disse que o Espírito Santo daria testemunho dele: “Ele dará testemunho de mim”. (Joao 15:26) Aqui temos uma pessoa dando testemunho da outra.

d. Jesus disse que o Espírito Santo tem o mesmo nome que o Pai e o Filho: “Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28:19) Isto coloca o Espírito Santo em pé de igualdade pessoal com o Pai e o Filho.

e. Paulo afirma que “o próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus”. (Romanos 8:16) Somente um ser pessoal pode dar testemunho ao nosso espírito de nossa filiação com Deus.

f. Paulo, em vez de ensinar que o Espírito Santo é uma força ativa divina, ou o poder de Deus, escreveu aos Romanos: “transbordeis na esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Romanos 15:13) Desse texto, entendemos que o Espírito Santo tem o poder de Deus, por ele ser o próprio Deus.

g. Paulo diz que o Espirito Santo ama: “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações em meu favor diante de Deus”. (Romanos 15:30) Um poder ou uma força ativa não podem amar, nem ser amados.

h. Na bênção apostólica, Paulo indica que o Espírito Santo é um ser pessoal, “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”. (2 Coríntios 13:13) Aqui temos Jesus nos dando graça, o Pai nos amando, e o Espírito Santo nos proporcionando a comunhão. Se Pai e Filho são pessoas divinas, por que o Espírito Santo não seria? 

(9) O Espírito Santo é o próprio Deus Jeová, portanto, o único Deus verdadeiro (mas não é o Pai ou o Filho). Vejamos provas bíblicas disso:

a. As palavras que o Senhor Jeová (YHWH) diz em Isaías 6:9, 10 são citadas por Paulo como ditas pelo Espírito Santo, em Atos 28:25, 26.

b. A Bíblia diz que YHWH criou tudo sozinho (Isaías 44:24), mas mostra o Espírito Santo participando da criação de tudo: “O Espírito de Deus movia-se sobre as águas” (Genesis 1:2) e “Envias teu Espírito e são criados” (Salmo 104:30). Portanto, além de ser pessoa, o Espírito Santo é uma das pessoas do único Deus Criador que criou tudo sozinho.

(10) Refutando alguns argumentos contra a personalidade divina do Espírito Santo.

ARGUMENTO 1 – “O Espírito Santo não pode ser uma pessoa pois Atos 2:4 afirma que os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo. Será que uma pessoa pode ficar cheia da outra?”

RESPOSTA CRISTÃ – Podemos ficar cheios do Espírito Santo na acepção de ficarmos cheios do poder dele, afinal de contas Jesus prometeu: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.” – Atos 1:8.

ARGUMENTO 2 – “O Espírito Santo não pode ser uma pessoa, pois ele é sempre associado ao poder de Deus. Por exemplo, em Lucas 11:20, Jesus fala sobre expulsar demônios pelo “dedo de Deus”, ou o “poder de Deus”, mas em Mateus 12:28, no lugar de “dedo de Deus”, Jesus diz “pelo espírito de Deus”, assim, o “Espírito Santo de Deus é poder de Deus, não uma pessoa.”

RESPOSTA CRISTÃ – Jesus Cristo também é associado ao poder de Deus. Veja: “Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus”. (1 Coríntios 1:24) Mas nem por isso Jesus deixa de ser pessoa. O mesmo ocorre com o Espírito Santo. Observe que em 2 Coríntios 12:9, Paulo usa a expressão “poder de Cristo”, o que sugere que Jesus é um ser pessoal que tem poder. O mesmo podemos afirmar na expressão “poder do Espírito Santo” que ocorre em Romanos 15:13; ele é uma pessoa divina que tem poder.

ARGUMENTO 3 – A palavra grega para “espírito” é “pneuma”, do gênero neutro. Disso, podemos concluir que o Espírito Santo não é um ser pessoal. Só seria pessoal se “espírito” fosse gênero masculino ou feminino.”

RESPOSTA CRISTÃ – Gêneros de palavras em grego – masculino, feminino e neutro – não provam nada sobre personalidade ou não de um substantivo. Por exemplo, a palavra caminho (“ródos”, em grego) é gênero feminino, mas é um ser pessoal? Não! Em João 4:24, lemos que “Deus é espírito”. Então, Deus não é pessoa por ser espírito (gênero neutro)? Claro que Deus é um Ser pessoal! Assim, o que prova a personalidade de um substantivo não é o necessariamente o gênero dele, mas como ele age no texto e contexto.

CONCLUSÃO

Há muitas outras evidências de que o Espírito Santo é um ser pessoal e divino. Se você ama a Palavra de Deus e quer aprender mais com ela, então ore a Deus, pedindo em nome de Jesus que o Espírito Santo lhe conduza a toda a verdade sobre quem Ele realmente é. – Pr. Fernando Galli.