PERGUNTA – Mateus 5:3, 5 não apoia a crença das testemunhas de Jeová, quando diz que os pobres de espírito herdam os céus (144.000) e os mansos herdam a terra (a grande multidão).

RESPOSTA CRISTà– De modo algum! Herdar a terra é uma expressão judaica, significando “herdar as bênçãos de Deus”. No Salmo 37:29, quando o judeu lia “os justos herdarão a terra e viverão nela para todo o sempre”, eles jamais entendiam que isto se cumpriria no paraíso terrestre. Era uma expressão indicando que eles tomariam posse das bênçãos de Deus e viveriam assim para sempre, sendo este “para sempre” um exagero tópico de linguagem poética, o qual Jesus remove de Mateus 5:5. Herdar a terra para sempre era um desejo expresso em linguagem poética. Outro ponto é: Jesus não separou terra de céu para dizer que os mansos vão para a terra e os pobres de espírito para o céu, senão teríamos que concluir que os mansos não vão para o céu e os pobres de espírito não vão para a terra. Na verdade, quando se quer falar dos dois juntos, usa-se a expressão “novos céus e nova terra”, como sendo todos num só lugar, ou seja, o local preparado por Deus para os salvos, e que Pedro aguardava, não apenas os céus, não apenas a terra, mas os “Novos céus e a nova terra”. (2 Pedro 3:13) Quando raciocinamos com as TJs, eu as elogio por entender que em 2 Pedro 3:7 os velhos céus e a velha terra se referem respectivamente ao governo humano corrupto e às pessoas más. Então, eu digo a elas: Viu como os velhos céus e a velha terra, guardados para o fogo, estão todos num só lugar? Da mesma maneira, os novos céus e a nova terra também estão – no reino dos céus! – João 14:1-3.

_____

PERGUNTA – O que é o Paraíso que Jesus prometeu ao ex-ladrão na cruz? – Lucas 23:43.

RESPOSTA CRISTà– Trate-se do local para onde o espírito dos mortos salvos vão, quando morrem. O espírito humano de Cristo também esteve lá. Paulo chama este abençoado lugar de terceiro céu, ou paraíso, para onde ele também havia ido, sem saber se no corpo ou fora do corpo (e muito menos eu). (2 Coríntios 12:2-4) Antes da morte de Cristo, Jesus chama este local de Seio de Abraão, na parábola do Rico e do Lázaro. (Lucas 19:16-31) Desde local é que os espíritos, ou almas, dos mártires clamam a Deus por justiça. – Apocalipse 6:9, 10.

_____

PERGUNTA – O Papa é a besta do Apocalipse?

RESPOSTA CRISTà– Apocalipse 13 fala de duas bestas, uma sendo um império político (a de sete cabeças e dez chifres), em 13:1-10, e outra um império religioso (a de duas cabeças), em 13:11-18. Esta segunda é um império religioso pois sai da terra, ou seja, se contrasta ao céu, procura se assemelhar ao cordeiro (imitar Cristo, portanto um falso Cristo), mas fala como dragão, isto é, o diabo. Ela também engana povos com seus sinais. (13:14) Portanto, entendemos esta besta como toda forma de anticristo, que desvia a atenção de Deus e do seu Cristo para a primeira fera – um conluio de nações com sua política e autoridade totalmente contrários a Deus e à sua Palavra. Portanto, a segunda besta é uma figura do lado religioso do anticristo que visa promover o lado político dele, a primeira besta.

_____

PERGUNTA – Veremos a Deus em toda a sua glória quando herdarmos o reino dos céus?

RESPOSTA CRISTà– A Bíblia diz que veremos a Deus. (Mateus 5:8) Desde já podemos ver a Deus, na acepção de termos, pela ação do Espírito Santo, uma percepção espiritual mais elevada de seu caráter. Quanto maior nossa santidade, maior será essa percepção. E na vida eterna, nos céus, teremos uma percepção maior ainda, todavia continuaremos sendo criaturas. Como veríamos aquele que está em todos os pontos do universo físico e espiritual? A resposta se encontra em Jesus Cristo. Como Jesus é Deus e homem, e seu corpo ressurreto e glorificado é limitado ao tempo e ao espaço, possivelmente veremos a Deus através da pessoa de Cristo. Quando a Bíblia diz que os anjos veem a face de Deus, muito provavelmente se refere à percepção espiritual dada a eles sobre a face, ou seja, o ser de Deus. Não podemos ver Deus em sua inteireza, mesmo que salvos nos céus, pois seríamos consumidos por sua glória. Então, Deus decide que o veremos através de Jesus Cristo, e nisso repousamos com tranquilidade a nossa fé.

_____