CONHEÇA A CRISTO E A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

A Bíblia diz que fomos criados de um modo maravilhoso. Veja como o salmista Davi louvou a Deus sobre este fato:

“Eu te louvarei, pois fui formado de modo tão admirável e maravilhoso! Tuas obras são maravilhosas, tenho plena certeza disso.” – Salmo 139:14.

Se somos feitos por Deus dessa forma, isto significa que ele quer que cuidemos de nós da melhor maneira possível, evitando tudo o que nos prejudica e nos faz mal e buscando ter tudo o que nos ajuda e nos faz bem. Por isso, você será encorajado a dizer SIM para uma pessoa que te ama muito e quer te dar VIDA, e certamente ela lhe ajudará a dizer NÃO para um mal capaz de te levar à morte – AS DROGAS!

JESUS TEM PODER PARA LIBERTAR DAS DROGAS

Quando Jesus esteve na terra, ele demonstrou o tremendo poder que tem para libertar pessoas de seus terríveis males. A Bíblia nos revela que ele curava mudos, aleijados e cegos. (Mateus 15:30, 31) Ele também era capaz de ressuscitar mortos, pois ele era “a ressurreição e a vida”. (João 11:25, 39-44) Seres espirituais malignos, aos milhares, eram num piscar de olhos expulsos de pessoas pelo poder de Jesus. (Marcos 5:1-20) De acordo com a Bíblia, Jesus foi o meio pelo qual Deus-Pai criou todas as coisas – incluindo o Universo com bilhões de galáxias, cada uma com bilhões de estrelas. (João 1:3; Colossenses 1:15, 16; Hebreus 1:1, 2) Então, pense: Se Jesus tinha poder para fazer tudo isso, por que duvidar que ele tem poder para libertar pessoas das drogas?

JESUS E OS VICIADOS – CADA UM FAZ A SUA PARTE.

Se Jesus tem poder para libertar viciados das drogas, ele espera que as vítimas desse terrível mal também façam a parte deles nesse processo de libertação. Será que a Bíblia tem algo a nos ensinar sobre isso?

Em primeiro lugar, muitos dos curados por Jesus foram buscar nele a cura. Por exemplo, o oficial de um rei foi até Jesus buscando cura para seu filho. (João 4:46, 47) Endemoniados foram trazidos para Jesus para serem libertos. (Mateus 8:16, 17) Então, todo aquele que deseja ser liberto do vício das drogas precisa ir até Jesus, ou seja, converter-se a ele, entregar sua vida ao Salvador. Por isso, Jesus faz a todos o convite:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” – Mateus 11:28-30.

Atualmente, a Igreja de Jesus aqui na terra é quem leva Jesus aos curados. Busque este encontro com Jesus numa através de uma Igreja Cristã. Pessoas ali lhe ensinarão com mais detalhes o que significa receber Jesus de verdade no coração como seu único e suficiente Salvador. – Atos 4:12.

Em segundo lugar, o viciado, tendo se convertido a Jesus, o próprio Cristo dará o Espírito Santo como uma poderosa ajuda para o abandono do vício. Por isso, a Bíblia diz:

“A Lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. […] Os que vivem segundo a carne pensam nas coisas da carne; mas os que vivem segundo o Espírito, nas coisas do Espírito. Pois a mentalidade da carne é morte; mas a mentalidade do Espírito é vida. […] Vós, porém, não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito. […] Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se [viverdes] pelo Espírito mortificareis  as práticas do vosso corpo.” – Romanos 8:2, 5, 8, 13.

Portanto, se um viciado se converteu de fato a Jesus, ele tem o Espírito Santo atuando contra a carnalidade, libertando-o de seu pecado. Tudo começa com a pessoa indo a Jesus Cristo, para receber dele o Espírito Santo.

Em terceiro lugar, o viciado, ao sentir o poder do Espírito Santo transformando sua vida, buscará ler a palavra de Deus, a Bíblia. Ela é poderosa, pois foi produzida pela vontade de Deus, através da ação do Espírito Santo. Por isso, lemos:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; penetra até o ponto de dividir a alma do espírito, juntas e medulas, e é capaz de perceber os pensamentos e intenções do coração.” – Hebreus 4:12.

Com seu poder divino, a Bíblia aconselha as vítimas das drogas a tomar os seguintes passos para vencer o vício e jamais recair nele:

  • Ler a Bíblia, procurar pôr em prática o que nela está escrito, e esperar os bons resultados. A Veja o que ela diz: “Não afastes de tua boca o livro desta lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de obedecer a tudo que nele está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Josué 1:8) Portanto, a Palavra de Deus nos garante que se cumprirmos o que nela está escrito, seremos vitoriosos.
  • Evitar as más amizades. A Bíblia diz que “más amizades corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33) Raciocine com inteligência: Será que os traficantes amam os viciados? Será que conviver com outros usuários de drogas ajudará a abandonar o vício? É óbvio que não! Então, os melhores amigos daqueles que desejam definitivamente vencer o vício e receberam Jesus em suas vidas são os irmãos em Cristo, gente da Igreja, pessoas muito interessadas em ensinar a palavra de Deus.
  • Ter uma vida de oração. Lemos na Bíblia: “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17) A oração é um privilégio, pois estamos sendo ouvidos pelo Deus Todo-poderoso. Jesus nos ensinou a orar em nome dele: “E eu farei tudo o que pedirdes em meu nome.” (João 14:13) E as orações devem ser feitas de acordo com a vontade de Deus: “E esta é a confiança que temos nele: Se pedirmos alguma coisa segundo sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14) Portanto, a oração em nome de Jesus, pedindo para se libertar das drogas e não recair está em harmonia com a vontade de Deus.
  • Assistir regularmente aos cultos cristãos. Quando a igreja se reúne para adorar e louvar a Deus, bem como para aprender com a Bíblia, nestas ocasiões há um intercâmbio de encorajamento. Observe: “Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às obras excelentes, não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia [da volta de Jesus] se aproxima.” (Hebreus 10:24, 25) Assim, as vítimas das drogas jamais devem faltar aos cultos. Eles são provisões de Deus Pai, Filho e Espírito Santo para se fortalecer na fé e continuar vitorioso na luta contra o pecado.
  • Contar aos outros o que Jesus tem feito. Muitos ex-viciados nas drogas, agora convertidos a Jesus, têm dado um excelente testemunho do que Jesus já fez por eles. A Bíblia, de fato, diz a respeito de muitos que praticavam pecados terríveis, mas foram “lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”. (1 Coríntios 6:11) Sendo assim, eles têm ajudado outros a se libertarem desse mal, a dizerem NÃO às drogas e SIM PARA JESUS!
  • Ter em mente as promessas de Deus e busque a santidade. Jesus veio até nós para nos dar vida eterna. “Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu Filho, Jesus, para que todo aquele que nele tiver fé não pereça mas tenha vida eterna”. (João 3:16) Quando se pensa nas promessas de vida eterna, o cristão verdadeiro tem o seguinte desejo, conforme a Bíblia: “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de toda impureza do corpo (ou: da carne) e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temos de Deus.” (2 Coríntios 7:1) Assim, abandonar tudo aquilo que prejudica nosso corpo é o proceder se sabedoria recomendado pela palavra de Deus, para vivermos uma vida de qualidade e de santidade diante de Deus.

CONCLUSÃO

Se você for vítima das drogas, ou tiver um filho nestas circunstâncias, você precisa ter um relacionamento pessoal com Deus, e entender que para se livrar desse mal é necessário conversão a Jesus, deixar o Espírito de Deus trabalhar em sua vida, contar com as ajudas da Igreja de Jesus, e beneficiar-se de sua palavra, a Bíblia, acatando os conselhos dela sobre leitura da Bíblia, evitar más amizades, ter uma vida de oração, assistir regularmente aos cultos e contar aos outros o que Jesus fará. Há uma vida em abundância à espera dos que se convertem a Jesus.

Se você desejar a ajuda para si mesmo ou alguém de sua família, um até um amigo querido, para libertá-los das drogas, entre em contato com alguém da Igreja abaixo. Eles estarão dispostos a gastar tempo nessa importante missão libertadora. – Pr. Fernando Galli.

____

(Observação: Procure uma igreja cristã próximo de você, que não seja conhecida por tomar grana dos outros.)