1 DE ABRIL – AS DEZ PIORES MENTIRAS DE SATANÁS!

Satanás é o Pai da mentira. (João 8:44) Desde sua rebelião, ele fica com raiva quando homens e mulheres de Deus propagam as verdades divinas e as defendem. Sua raiva odiosa produz mentiras. Ele de fato está empenhado em “substituir a verdade de Deus pela mentira”. – Romanos 1:25.

Em lembrança ao 1 de Abril, elencamos aqui dez mentiras absurdas que o diabo inventou para tentar desencaminhar pessoas de Deus.

AS DEZ PIORES MENTIRAS DE SATANÁS.

Veja como Satanás é astuto! Suas mentiras procuram ferir o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e a Palavra de Deus, a Bíblia.

MENTIRA 1: “Vocês não vão morrer”. No Éden, Deus havia dito ao homem que se ele comesse do fruto proibido, eles morreriam no mesmo dia. Mas aquela velha serpente ousou a dizer que Deus estava mentindo, e que se eles comessem no fruto proibido seriam como Deus, sabendo o bem e o mal. (Gênesis 3:1-5) Quem estava com a verdade? Deus! Eles comeram a fruta, desobedeceram a Deus, e passaram a morrer naquele mesmo dia (Gênesis 5:5) e morreram também espiritualmente. – Lucas 9:60; Efésios 2:1, 5.

MENTIRA 2 – “Pula daqui pra baixo, que nada vai te acontecer”. No relato de Mateus, a segunda tentação do Diabo a Jesus foi: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e eles te sustentarão com as mãos, para que não tropeces em pedra alguma”. (Mateus 4:6) Ele citou as Escrituras, o Salmo 91:11, para que Jesus caísse na conversa dele e pulasse da parte mais alta do templo. Quem estava com a verdade? Deus! Jesus responde: “Está escrito: “Não tentarás (porás à prova) o Senhor, teu Deus”. (Mateus 4:7) Ou seja, as palavras do Tentador foram mentirosas porque não se deve por Deus à prova e fazer loucuras, achando que Deus resolveria o problema de Jesus.

MENTIRA 3 – “Adore-me, e te dou os reinos da terra”. Tanto em Mateus como em Lucas, na terceira tentação do diabo, este levou Jesus a um monte muito alto e prometeu a Jesus: “Eu te darei tudo isto, se, prostrado, me adorares”. (Mateus 4:8, 9) Quem estava com a verdade? Deus! Os reinos não são do diabo para ele oferecer a Jesus. Os reinos pertencem a Jesus (que é Deus), pois ele é o governante dos reis da terra (Apocalipse 1:5). Satanás domina entre as nações por permissão divina. E a adoração deve ser dada apenas ao Deus da Bíblia. Por isso, Jesus responde: “Vai-te, Satanás; pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto.” – Mateus 4:10.

A partir de agora, veremos mentiras que Satanás, o Diabo, inventou na forma de “ensinos de demônios” (1 Timóteo 4:1) na história da Igreja (ou fé cristã).

MENTIRA – “A Bíblia contém 2 mil erros!” Muitos pregadores, influenciados pelo liberalismo teológico, e inspirados por Satanás, apregoam que a Bíblia é um livro repleto de erros, devido a seus mitos e lendas, ou devido a ser possível o escritor inspirado ter errado ao assentar por escrito a mensagem inspirada, ou porque Deus não preservou direito sua palavra e erros foram acrescentados à Bíblia. Quanto mais versículos da Bíblia o Diabo faz as pessoas desacreditarem, mais ele fica feliz! Mas quem está com a verdade? Deus! Lemos na Bíblia que a palavra de Deus é perfeita (Salmos 19:7), que ela é a verdade (João 17:17) e que ela é inspirada por Deus por inteiro, não apenas quando ela acerta. – 2 Timóteo 3:16.

MENTIRA 5 – “Não existe vida após a morte”. Satanás sempre inventa mentiras para atacar, ou a Palavra de Deus, ou o próprio Deus, quer o Pai, o Filho o Espírito Santo. Quando ele inspirou Charles Taze Russell e Ellen Gould White a ensinarem que não existe vida após a morte, ele fez isso para atacar a pessoa de Jesus. Como assim? Bem, quando Jesus se fez homem (João 1:14), ele se fez homem como a gente. Ele, a partir da encarnação, é Deus-homem. (Filipenses 2:5-8) Para que Jesus seja mediador entre Deus e os homens, ele precisa ser Deus e homem (1 Timóteo 2:5), pois só assim ele será um mediador que conhece o que é ser Deus e o que é ser homem, para poder unir as duas partes em conflito. Então, ensinando que quando o homem morre ele deixa de existir, e que nada sobrevive à sua morte, Satanás ensina também que quando o homem Jesus morre, ele deixa de existir por três dias como homem. Ou seja, com esse ensino, ele faz que a União das naturezas de Jesus se desfaça por três dias e seja refeita de novo na ressurreição. Uma grande mentira, que a Bíblia não ensina. Mas quem está com a verdade? Deus! A Bíblia diz de forma simples: “Não temais os que matam o corpo mas não podem matar a alma”. (Mateus 10:28) João viu as almas dos que foram mortos pedindo justiça a Deus (Apocalipse 6:9-11), ou seja, estavam vivos após a morte. E Jesus prometeu ao ex-ladrão na cruz, que acabara de se converter a a ele: “Em verdade, em verdade te digo, que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23:23) E só nós faltava sermos idiotas em acreditar que Jesus teve o mal gosto de inserir na Parábola do Rico e do Lázaro uma crença pagã, de vida após a morte, se ela não existisse. – Lucas 16:19-31.

MENTIRA 6 – “Jesus não veio na carne”. A primeira grande heresia contra a pessoa de Jesus ensinada por Satanás não era a de Jesus não ser Deus, mas de NÃO TER VINDO NA CARNE. Por isso João alerta a Igreja: “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em corpo é de Deus” (1 João 4:2) e “Porque muitos enganadores já saíram pelo mundo, os quais não declaram que Jesus Cristo veio em corpo. Quem assim procede é o enganador e o anticristo.” (2 João 7) Era a heresia do Gnosticismo! Eles não criam que Jesus veio em corpo porque afirmavam que a matéria era sempre má, então Jesus teria vindo num corpo diferente, visível, mas não em carne. Quem estava com a verdade? Deus! A Bíblia diz que o “Verbo se fez carne” (João 1:14). Isso foi necessário para que o Deus Salvador, na pessoa de Jesus, viesse morrer por nós, comprar-nos com o seu sangue. – Atos 20:28.

MENTIRA 7 – “Jesus é o Pai e o Espírito Santo”. Não contente em ensinar Jesus não vindo na carne, aquela velha serpente injetou um novo falso e ENGANOSO ensino, MALDITO, PERIGOSO: O Unicismo e suas variantes. Que Deus não é trino, mas uma só pessoa com três títulos diferentes. Satanás fez um herege filho do inferno  ensinar que, na frase “eu e o Pai somos um” (João 10:30), Jesus estava querendo dizer que era o próprio Pai; e também que na frase “irei e voltarei para vós” (João 14:28), Jesus estaria prometendo voltar como Espírito Santo, o Consolador. Mas quem está com a verdade? Deus! Ele nos ensina na Bíblia que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas, e isso em 179 versículos. E em um deles, Jesus diz: “Na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou também dá testemunho de mim.” (João 8:17, 18) De acordo com esses versículos, não há como interpretar que Pai e Filho sejam a mesma pessoa, pois se o fossem, o testemunho de Jesus não valeria nada. Ele seria a mesma porcaria herética que o Unicismo.

MENTIRA 8 – “Jesus é uma criatura”. Se Satanás é mestre em fazer as pessoas trocarem Deus pela criatura, nada mais interessante para ele do que fazer as pessoas crerem que uma das pessoas da Trindade, no caso, Jesus, é uma criatura. Então, na história da Igreja, ele instigou Ário e outros a ensinar essa heresia. Assim como o Diabo usou as Escrituras para tentar Jesus, assim também inspirou Ário a usá-las para mentir sobre Jesus. E até hoje muitas seitas ensinam que Jesus é o primogênito da criação porque foi a primeira criatura do Pai (Colossenses 1:15). Mas quem está com a verdade? Deus! Ele diz na Bíblia que Jesus é primogênito da criação, não porque foi criado, mas porque criou todas as coisas (Colossenses 1:15, 16), assim, Jesus é primogênito no sentido de ser o herdeiro do que criou (Hebreus 1:1, 2), não porque foi criado. E que Jesus é Deus, João, Tomé e  próprio Deus o reconhece assim. – João 1:1; 20:28; Hebreus 1:8.

MENTIRA 9 – “Não existe inferno de fogo”. Se um inimigo de todos fosse condenado a sofrer num local chamado XUXU, quem seria o mais interessado em provar que o XUXU não existe, enquanto ele ainda não fosse enviado para lá? Entendeu a jogada de mestre do diabo? Ele sabe que tem um curto período de tempo. (Apocalipse 12:12) Então, ele faz as pessoas apelarem para o sentimentalismo humano, questionando com perguntas vãs do tipo: (a) Se a pessoa pecou 80 anos, é justo ela sofrer um castigo eterno? (b)Se você for para o céu, como conseguirá ser feliz para sempre sabendo que sua mãe foi para o inferno? (c) Então quem vai para o inferno tem vida eterna? Mas quem está com a verdade? Deus! A Bíblia diz: “Serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos”. (Apocalipse 20:10) Jesus ensinou não apenas a vida após a morte, mas o tormento eterno após a morte para aqueles que vão para o Hades. – Lucas 16:19-31.

MENTIRA 10 – O Espírito Santo não é um ser pessoal. Satanás ataca o Pai, o chamando de mentiroso e de injusto. Ataca o Filho por afirmar que ele não é Deus, nem homem. Então, certamente, ele fecha o ataque contra toda a Trindade, ensinando que o Espírito Santo é uma coisa, uma força ativa. Por que ele faz isso? Porque quanto menos você conhece o Espírito Santo, mais você interpreta errado a Bíblia. Entendeu, agora, por que a seita que mais apregoa essa mentira é a seita que mais mudou de ensinos, ou seja, 367 vezes, até 1 de abril de 2023? Satanás também usa a Bíblia para provar essa mentira, por fazer seus seguidores virem até nós com perguntas tolas do tipo: (a) “Como ele pode ser uma pessoa, se os discípulos ficaram cheios do espírito santo (em minúsculas)? Você, por acaso, consegue ficar cheio de uma pessoa?” (b) “Como o espírito santo pode ser uma pessoa se você crê que pode ser batizado nele? Você consegue ser batizado numa pessoa?” Então, quem está com a verdade? Deus! Ele nos ensina na Bíblia que podemos ficar cheios do Espírito Santo porque ficamos cheios do poder que ele nos dá. (Atos 1:8; Romanos 15:13) e que podemos sim ser batizados numa pessoa, assim como os israelitas foram batizados em Moisés (1 Coríntios 10:2), ou seja, simbolicamente, na acepção de serem inseridos num corpo de pessoas comandado por Moisés, e no caso da Igreja, comandado, administrado pelo Espírito Santo. E que o Espírito Santo é um ser pessoal pode ser visto pelo fato de Jesus ensinar que o Espírito Santo falaria não por conta própria, mas apenas do que tivesse ouvido, isto porque, na Trindade, quem determina o que vai ser revelado ao homem é o Pai, e o Espírito Santo revela-nos verdades conforme o Pai determina. – João 16:13; 2 Pedro 1:21.

CONCLUSÃO

Que você fique atento às heresias mortalistas, arianas, unicistas e teologicamente liberais contra a Bíblia. Aprofunde seu conhecimento nas verdades bíblicas, para você distinguir o certo do errado. (Hebreus 5:12-14) Que Jesus volte logo, para nos vermos livres de uma vez por todas desse império satânico que nos ataca todo dia com suas MENTIRAS. Feliz 1 de abril! – Pr. Fernando Galli.