CONHEÇA A BÍBLIA E A CRISTO!

INTRODUÇÃO

Quando perdemos alguém que amamos, podemos nos sentir perdidos e sem esperança. O luto é uma jornada complexa e, às vezes, difícil de lidar. Mas, como cristãos, podemos levar conforto e consolo aos enlutados com as promessas de Deus em sua Palavra. Neste folheto, vamos explorar alguns dos textos bíblicos mais poderosos que podem ajudar a trazer esperança e alívio para aqueles que enfrentam o luto.

DEUS USA OS CRISTÃOS PARA AJUDAR.

Quando encontramos enlutados, Deus pode nos usar como cristãos amorosos para ajudá-los a vencer esse processo difícil. Aqui vão algumas sugestões:

  • Ouvir com atenção. A Bíblia nos admoesta: “Todo homem deve estar pronto a ouvir, ser tardio para falar”. (Tiago 1:19) Às vezes, os enlutados apenas querem que alguém os ouça e reconheça seu sofrimento. Cristãos podem oferecer um ouvido atento e compassivo para ouvir as histórias e sentimentos dos enlutados, sem tentar “consertar” ou minimizar a dor.
  • Se for preciso, chore com eles. A Bíblia diz: “Chorai com os que choram”. (Romanos 12:15) A tristeza e o luto são sentimentos normais e compartilhados por todos. Ao chorar com quem chora, os cristãos podem demonstrar compaixão, empatia e solidariedade com a pessoa enlutada, deixando-a saber que não está sozinha em sua dor.
  • Ore a Deus em favor deles. A Bíblia nos admoesta: “Orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica de um justo é muito eficaz” (Tiago 5:16) As orações podem ser uma grande fonte de conforto e paz para os enlutados. Nada como eles perceberem que nos importamos com eles e que pedimos a Deus que lhes dê paz, força e conforto nesse momento difícil.
  • Oferecer ajuda prática. Jesus disse: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22:39) Na fase inicial do luto, as tarefas cotidianas podem se tornar difíceis. Cristãos podem ajudar trazendo refeições caseiras, ajudando com tarefas domésticas ou oferecendo transporte para as necessidades básicas, como ir ao supermercado ou comparecer a consultas médicas.
  • Oferecer um presente de condolências. A Bíblia diz: “Dar é mais bem-aventurado do que receber”. (Atos 20:35) Uma carta ou e-mail sincero, flores ou uma doação para uma causa significativa, podem ser gestos significativos de empatia e apoio. Isto dará ânimo e encorajamento para os enlutados vencerem esse processo difícil. O enlutado se sentirá querido.
  • Continuar demonstrando suporte. A Bíblia diz: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor recompensa do seu trabalho. Pois, se um cair, o outro levantará seu companheiro”. (Eclesiastes 4:9. 10) O luto é um processo, e os enlutados podem precisar de apoio por muito tempo depois dos serviços funerários. Cristãos podem marcar visitas regulares, ligando para ver como a pessoa enlutada está ou convidando-a para participar de atividades sociais ou eventos.

JESUS ENSINA QUE A MORTE NÃO É O FIM.

Jesus, por ser Deus, é a fonte maior de conforto e consolo para os enlutados nestes momentos difíceis. Jesus falou muitas vezes sobre a vida e a morte, oferecendo palavras de esperança e consolo.

Ao ser crucificado junto com dois malfeitores, ele disse a um deles que acabara de depositar fé nele:

“Em verdade, em verdade, te digo: Hoje estarás comigo no paraíso”. – Lucas 23:43.

Com essas palavras, Jesus nos ensina que crentes, após a morte, em espírito, estarão no paraíso, também chamado pelo apóstolo Paulo de “terceiro céu”. (Veja 2 Coríntios 12:2-4) Este versículo mostra que a misericórdia de Jesus não tem limites e se estende até mesmo aos pecadores arrependidos. Ele ofereceu o paraíso ao malfeitor na cruz, que acabara de reconhecer sua culpa e pedir perdão. Isso pode ser uma fonte de consolo para enlutados que se preocupam com o destino espiritual de seus entes queridos que já partiram.

Ademais, as palavras de Jesus sugerem que o paraíso é um lugar real e imediato após a morte, onde os que o seguem em fé estarão juntos para sempre! Por isso, Paulo dizia que o “viver é Cristo e o morrer é lucro”, pois ele poderia, mesmo morrendo, “partir e estar com Cristo”. (Filipenses 1:21, 23) Vida após a morte!

“MAS ELE/ELA MORREU SEM SE CONVERTER!”

Muitas vezes, os enlutados são cristãos, mas quem faleceu aparentemente não era. Então, muitos têm dificuldade de consolar tais cristãos. Como disse certo irmão: “Minha mãe morreu descrente. Nunca mais vou vê-la! Ela foi para o inferno!” Como poderíamos ajudar pessoas nessa situação? Certo pastor respondeu para esse irmão enlutado por sua mãe:

“Você tem certeza absoluta de que sua mãe, minutos antes de falecer, não refletiu melhor, mesmo que em pensamento, pedindo perdão a Deus em nome de Jesus? Tem certeza de que, na última das capacidades de ela pensar, ela não demonstrou uma pequenina fé, mesmo que do tamanho de um grão de mostarda, e que Deus não considerou isso como fé suficiente para salvá-la?” – Mateus 17:20; Lucas 17:6.

Ao ouvir essas palavras, o filho enlutado disse: “Obrigado, pastor! Eu precisava ouvir essas palavras de alguém!” É como diz a Bíblia: “O homem se alegra por dar uma resposta adequada. E como é boa uma palavra na hora certa!” – Provérbios 15:23.

O QUE É EXATAMENTE A RESSURREIÇÃO?

Os acontecimentos importantes na história de cada salvo não terminam quando eles morrem e vão para o paraíso. Há algo muito especial para acontecer com eles. Veja o que Jesus disse:

“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisso?” – João 11:25, 26.

Nesses versículos, Jesus afirma que Ele é a ressurreição e a vida, portanto, ele promete ressuscitar pessoas. Mas como exatamente se dará essa ressurreição, principalmente no caso dos salvos? Jesus ainda nos dá mais informações sobre ela:

“Não vos admireis disso, porque virá a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição da condenação.” – João 5:28, 29.

Quando Jesus diz que “todos os que estão nos sepulcros ouvirão sua voz e sairão”, ele quer ensinar que Deus trará de volta o corpo da pessoa de forma milagrosa. Mas e o espírito da pessoa, no caso o do salvo, que está no paraíso aguardando a ressurreição? Se na morte corpo e espírito se separaram, na ressurreição eles se unem. Veja o que o apóstolo Paulo diz:

“Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se um corpo perecível e ressuscita imperecível; […] Semeia-se um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” – 1 Coríntios 15:42-44.

Assim, o corpo físico, na ressurreição, unido ao espírito que estava no paraíso, não será mais perecível, mas imperecível, imortal. Será um corpo espiritual porque se trata de um corpo de glória, igual ao de Jesus, após ser ressuscitado. Veja esses versículos:

“[…] aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos há de dar vida também aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito, que em vós habita.” – Romanos 8:11.

“[…] o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser semelhante ao corpo da sua glória.” – Filipenses 3:20, 21.

“Pois é necessário que aquilo que perece se revista do que é imperecível, e o que é mortal se revista do que é imortal. Mas, quando o que perece se revestir do que é imperecível, e o que é mortal se revestir do que é imortal, então se cumprirá a palavra escrita: A morte foi engolida pela vitória.” – 1 Coríntios 15:53, 54.

Como percebemos, Jesus ressuscitará os salvos pela ação do Espírito Santo, dando vida aos corpos mortais, transformando-os em corpo igual ao seu corpo de glória. Quando Jesus morreu, seu espírito humano foi ao paraíso. (Lucas 23:43) Três dias depois, seu espírito humano retornou obviamente ao seu corpo, e ele passou a ter um corpo glorificado, revestido do que é imortal, imperecível. Assim também ocorrerá com os salvos. Não será uma ressurreição como as realizadas por Jesus e os apóstolos, quando os ressuscitados morreram novamente. É uma ressurreição para termos um corpo de glória, revestido de imortalidade.

COMO SERÁ APÓS A RESSURREIÇÃO?

De acordo com a Bíblia, os salvos serão ressuscitados para a vida eterna. (Daniel 12:2) Seus corpos glorificados poderão na eternidade comer como Jesus comia em seu corpo ressurreto (Lucas 24:41-43), e ao mesmo tempo poderão desfrutar do mundo espiritual. Isto porque o local do destino eterno dos salvos será “os novos céus e a nova terra”. (2 Pedro 3:13) Teremos acesso a um eterno e perfeito mundo físico e espiritual, daí o motivo de na ressurreição para a vida eterna sermos corpos (físicos) glorificados (espirituais), como o de Jesus. Teremos acesso a uma nova terra paradisíaca e a um novo céu espiritual – uma eterna morada para todos os salvos.

Por isso, o apóstolo João descreve esses novos céus e nova terra para todos os ressuscitados em Cristo:

“Vi um novo céu e uma nova terra. […] E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor. […] A quem tiver sede, darei de beber de graça da fonte da água da vida. […] Eu serei seu Deus, e ele será meu Filho. […] Então o anjo mostrou-me o reio da água da vida, claro como o cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro. […]De ambos os lados do rio estava a árvore da vida. […] Bem-aventurados os que lavam suas roupas, para que tenham direito à arvore da vida.” – Apocalipse 21:1, 4, 6; 22:1, 2; 14.

CONCLUSÃO

Portanto, tenha fé em Jesus e no seu poder de ressuscitar os mortos para a vida eterna, em corpos glorificados. Não sofra demasiadamente, como se não tivesse esperança alguma. Jesus é a ressurreição e a vida. Ele ressuscitou mortos como demonstração do que fará na ressurreição dos mortos. – Pr. Fernando Galli.