Bem vindo ao nosso livro em andamento sobre as heresias da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O objetivo desse livro é expor aos nossos irmãos em Cristo o perigo de flertar com o adventismo e com os escritos de Ellen Gould White. Vamos, a partir de agora, chamar esta seita de IASD. 

A Razão da Capa do Livro.

Postar um diabo desses não ser nada ofensivo. A IASD considera nossas igrejas cristãs como Babilônia, a Grande, de Apocalipse 18:1-4. Perceba, prezado leitor, que a Bíblia diz o seguinte sobre Babilônia, a grande: “morada de demônios, lugar de todo espírito imundo e de toda ave impura e abominável”. (Apocalipse 18:2) Se a IASD nos considera morada de demônios, com certeza respeitarão o fato de nós, cristãos verdadeiros, considerar a IASD como tal, mas com um perigo maior: Eles se aproximam de nós, que estamos em terrível situação espiritual (para eles) e nos chamam de irmãos. Um proselitismo perigoso e assustador. Por isso, achamos que esta capa saiu de graça para a IASD – uma seita perigosa para a fé cristã.

Sejamos Justos!

É óbvio que ao considerarmos a IASD como perigosa à fé cristã, isto não significa que devamos maltratar ou praticar intolerância religiosa contra os membros dessa organização religiosa proselitista, exclusivista e orgulhosa. Devemos ter profundo respeito “por cada” (desculpe a cacofonia proposital) membro da IASD, como também pelo direito de liberdade religiosa que eles possuem, até mesmo de apregoar que somos moradias de demônios e de animais impuros. 

Portanto, convidamos você a mergulhar no mundo satânico das heresias adventistas do sétimo dia. Quando você terminar de ler essa obra, teremos a plena certeza de que você estará capacitado a julgar se somos nós ou a IASD que é moradia de demônios. E prometemos, no decorrer deste livro, não sermos nada tendenciosos, mas deixarmos que as heresias adventistas e a refutação Bíblica fulminante, como sempre, dialoguem com exuberante naturalidade.

(Nota ao leitor: Você poderá participar da escrita desse livro, enviando-nos heresias para o Whatsapp 016 996371225. Deverá indicar a fonte da heresia, como por exemplo, onde ela está escrita, com as devidas referências sobre a obra. Não precisa mandar a refutação, porque a gente sabe refutar. Mas se depois de publicarmos a refutação, você achar que faltou dizer alguma coisa, dê a sua sugestão pelo mesmo Whatsapp. Se você for adventista e quiser contestar nossa refutação, por favor, envie sua contestação para te refutarmos também. Este livro está sendo escrito já com a premissa de que a IASD é uma seita, e não estamos nada dispostos a mudar de opinião. Já temos o veredicto!)

Como Saber O Que Foi Atualizado?

Para você saber o que foi atualizado, é importante ler todos os dias nossas atualizações. Mas publicaremos cada atualização com texto em vermelho. Por exemplo, no dia 10 de outubro, o texto novo estará em vermelho, mas no dia seguinte ficará em cor preta. Assim, você deverá rolar aqui o cursor, procurando a atualização em cor vermelha. Simples, não é? Então, mãos à obra.

Capítulo 1 – Heresias Sobre a pessoa de Ellen Gould White.

INTRODUÇÃO. 

Neste capítulo abordaremos as heresias relacionadas com a pessoa de Ellen White, ou seja, os falsos ensinos da IASD sobre a identidade e a obra desta senhora. Não se pretende aqui atacar a pessoa dela, muito menos fazer algum tipo de gozação com sua imagem, suas crenças e seus prováveis problemas mentais – devaneios e alucinações.

HERESIA IASD – A Suposta pureza dos escritos de Ellen White. “O espírito de profecia é o que, segundo as Escrituras, a par com a guarda dos mandamentos de Deus, seria o característico da igreja remanescente. Compare-se Ap 12.17 e 19.10, última parte. Este dom consiste precisamente em dar ao povo de Deus mensagens diretas e específicas, traçando-lhe normas e diretrizes, dando-lhe orientação e instruções especiais […] Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato”. – A. B. Christianini; Subtilezas Do Erro, p. 35; Santo André-SP – Editora Casa Publicadora; 1.ª Ed.; 1965.

RESPOSTA CRISTÃ – Será que tudo o que a Sra. Ellen G. White escreveu foi realmente puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato? A resposta é um sonoro não. A falsa profetisa EGW profetizou que Jerusalém jamais seria reconstruída. (Primeiros Escritos, p. 75) Chegou a afirmar também que alguns dos que estavam vivos em 1856 estariam vivos no retorno de Cristo. (O Testemunho de Jesus, p. 108) Mas a verdade é que não sobrou um vivo! Ou seja, um bebê recém-nascido em 1856 estaria em 2023 com 167 anos de idade. Ela chegou até mesmo a afirmar que Jesus voltaria antes da escravidão ser abolida. (Early Writtings, p. 35, em Inglês) E neste mesmo livro, afirmou que estaria viva quando Jesus retornasse. (pp. 15, 16, em Inglês) Se Jesus voltasse hoje, em 2023, e ela estivesse viva, ela estaria com 195 anos. Mas não! Ela morreu aos 16 de julho de 1915, aos 87 anos. Portanto, com essas provas e outras, fica evidente que os escritos dela não são puros, mas manchados com falsas profecias e devaneios religiosos!

Assim, perguntamos aos da IASD: Será mesmo que ela é uma profetisa cujos escritos merecem confiança? 

Capítulo 2 – Heresias Contra a Bíblia

Satanás, o Diabo, se alegra muito em mentir, difamar, atacar, ou questionar a veracidade da Palavra de Deus. Por exemplo, lá no jardim do Éden, após Deus ter alertado ao homem que ele morreria se comesse do fruto proibido (Gênesis 2:17), Satanás desmentiu a Deus por afirmar que nossos primeiros pais não morreriam, mas se tornariam iguais a Deus, sabendo o bem e o mal. (Gênesis 3:5) Será que na literatura da IASD encontramos alguma declaração sobre a inspiração da Bíblia que atende os mesmos desejos de Satanás ver essa organização religiosa de alguma forma desmerecer a Escritura Sagrada? Infelizmente, a resposta é sim. 

A heresia a seguir é uma tentativa esperta, mas sem fundamento Bíblico, de justificar os erros cometidos por Ellen White em seus livros supostamente tão inspirados quanto a Bíblia. Ou seja, o autor adventista de um Best-Seller dessa seita irá tentar afirmar que há erros na Bíblia também, que precisou ser corrigido depois. Observe:

HERESIA IASD – Conceito deturpado de inspiração. “A diferença entre a primeira epístola de Pedro e a segunda é tão óbvia que a autoria de Pedro, de uma ou de ambas as cartas, tem sido questionada. Allan A. McRae observou: “Não podemos descartar a ideia de que um escritor possa, ocasionalmente, haver transmitido a um assistente a ideia geral do que ele queria, dizendo para colocar isso na forma escrita. […] Esse assistente podia então ter registrado as ideias de Pedro em seu estilo, efetuando depois as alterações sugeridas por Pedro.” – DOUGLAS, Hebert E. Mensageira do Senhor – O Ministério Profético de Ellen Gould White, página 15. Tatuí, SP. CPB. 3a. Edição, 2003.

RESPOSTA CRISTÃ – Em primeiro lugar, perceba que o autor não bate de frente contra aqueles que questionam as diferenças entre 1 e 2 Pedro. Ele apenas tenta explicar que Pedro, em sua segunda carta, recebeu a mensagem por inspiração, mas em vez de ele escrever, usou um assistente, ou um amanuense, e depois que este escreveu a segunda carta de Pedro,  o próprio Pedro leu e corrigiu os erros. Por que eles dão essa explicação fantasiosa para as diferenças de estilo entre as duas cartas de Pedro?  Tudo porque eles precisam dar um jeitinho brasileiro de justificar as revisões feitas para corrigir erros nos livros de Ellen White. 

Em segundo lugar, quando os adventistas afirmam que Pedro recebeu a inspiração e passou a seu amanuense a ideia geral dela, de modo que o amanuense escrevesse o texto, estão querendo propagar uma espécie de revelação dinâmica das Escrituras. Seria como se Deus tivesse dito a Moisés: “Eu criei todas as coisas em seis dias, e o homem eu criei do pó da terra no sexto dia, mas ele pecou através da ação de um anjo mal que usou uma serpente para convencê-lo a me desobedecer, por comer de um fruto proibido”. Essa teria sido a ideia geral da revelação, e Moisés teria escrito o texto bíblico a partir dessa revelação. Sendo assim, poderia ter havido erros nos escritos de Moisés, e se houve, com certeza Ellen White poderia ter, mesmo inspirada por Deus, cometido erros.

Todavia, a Bíblia não ensina ser possível haver erros no texto sagrado. Para o salmista, a Lei de Deus é perfeita. (Salmos 19:7) Para Jesus, a palavra de Deus é a verdade. (João 17:17) Mas para a IASD, há erros na Bíblia. 

HERESIA IASD – Se Mateus, inspirado, errou, Ellen White poderia ter errado. Aqui nós temos mais uma tentativa de a IASD justificar os erros de Ellen White, mesmo supostamente inspirada. Observe que, em vez de os adventistas tentarem explicar por quais motivos Mateus trocou Zacarias por Jeremias, eles creem que Mateus poderia ter errado ao escrever o texto sagrado. Veja:

“Um dos problemas óbvios enfrentados pelos que creem na inspiração verbal é o que fazer ao traduzir a Bíblia do hebraico ou aramaico do Antigo Testamento ou do grego do Novo Testamento, para outras línguas. Outro problema é Mateus 27:9, 10, onde o evangelista faz uma referência a Jeremias em vez de a Zacarias (11:12) como fonte do Antigo Testamento para uma profecia messiânica. Isso pode ter sido um erro do copista. Mas se o erro foi do próprio Mateus, é um equívoco humano que qualquer professor ou pastor pode cometer, um equívoco que não causa problema para os defensores da inspiração de pensamento. Por quê? Porque os defensores da inspiração de pensamento entendem o que Mateus queria dizer.” – DOUGLAS, Hebert E. Mensageira do Senhor – O Ministério Profético de Ellen Gould White, página 16. Tatuí, SP. CPB. 3a. Edição, 2003.

RESPOSTA CRISTÃ – Um completo absurdo! Se abrirmos uma exceção para crermos que na Bíblia possa haver erros nos textos autógrafos, ou seja, nos escritos originais, então estaremos abrindo precedentes para qualquer pessoa questionar qualquer versículo da Bíblia e tachá-lo como errante, passível de imprecisões. Isto poderia por em xeque a veracidade das Escrituras. 

Ademais, perceba que a IASD faz uma diferença entre inspiração verbal e inspiração de pensamento. A inspiração verbal seria Deus dar palavra por palavra aos escritores inspirados na escrita da Bíblia. Este é o pensamento defendido pelos cristãos. A IASD não aceita esse tipo de inspiração. Ela prefere a inspiração de pensamento. Seria como se Deus desse o pensamento ao escritor bíblico para que discorresse esse pensamento inspirado em suas próprias palavras. Mas se relermos o texto acima, veremos que essa postura da IASD é errônea, e permite que mesmo sob inspiração do Espírito Santo de Deus, o escritor bíblico cometa erros. O interessante é que o texto acima da obra adventista faz parte de um livro que, dentre outras finalidades, busca comprovar Ellen G. White como profetisa cujos escritos foram inspirados por Deus, mas passíveis de erros. Assim, se o escritor da Bíblia errou, Ellen White poderia ter errado também, mesmo inspirada por Deus.

Quanto ao motivo pelo qual Mateus trocou o nome Zacarias por Jeremias, Mateus poderia estar citando a profecia de Zacarias sobre Jesus ser traído por trinta moedas como se tivesse sido escrita por Jeremias pelo fato do livro de Jeremias, nos dias de Jesus, encabeçar a parte das Escrituras Hebraicas sobre Os Profetas, assim citar o texto de Zacarias seria como se tivesse fazendo parte do livro de Jeremias. Esta defesa das Escrituras Sagradas seria o esperado de uma igreja genuinamente cristã, o que não ocorre com a IASD. Sim, se Mateus erros, Ellen White também pode ter errado, mesmo sob inspiração divina.

Capítulo 3 – Heresias Contra Deus-Pai

Capítulo 4 – Heresias contra Deus-Filho (a pessoa de Jesus Cristo)

Capítulo 5 – Heresias Contra Deus-Espírito Santo.

Capítulo 6 – Heresias Contra a Doutrina Sobre o Homem.

Capítulo 7 – Heresias Contra a Doutrina Sobre os Anjos.

Capítulo 8 – Heresias Contra a Doutrina da Salvação.

Capítulo 9 – Heresias Contra a Doutrina Sobre a Igreja.

Capítulo 10 – Heresias Contra a Doutrina Sobre os Eventos Finais.

Capítulo 11 – Heresias Proselitistas da IASD.

Capítulo 12 – Conclusão: Como Evangelizar Adventistas e Pregar o Verdadeiro Jesus Cristo a eles