A ICAR não ensina que o novo nescimento seja a pessoa se converter a Cristo. Ela argumenta que nascer de novo ocorre quando a criança (em alguns casos adultos) é batizada nas águas, pela atuação do Espírito Santo. A argumentação explica que como Jesus usou a expressão “nascer da água e do Espírito” como sinônimo de “nascer de novo”, em João 3:3-6, assim “nascer de novo” é ser batizado. Vejamos os argumentos usados pela ICAR.
Argumentos
Segundo a ICAR, todas as vezes que Deus inicia uma coisa é com água e Espírito. Por isso, em Gênesis 1:1, 2 vemos o Espírito Santo movendo-se sobre as águas. A vida começa.
Em Gênesis 6, Noé e sua arca, e uma pomba que representa o Santo Espírito de Deus, estão em cena no meio das águas. E Em 1 Pedro 3:18-21 diz que Noé e sua família foram salvos através da água e isto corresponde ao batismo que vos salva. A humanidade recomeça.
Os filhos de Israel estão na terra do Egito sob a perseguição do Faraó. Faraó representa o Diabo, o Egito representa o mundo e a escravidão o pecado. Deus os liberta através do Cordeiro pascal e depois os conduz pelo Mar Vermelho. E o que está acima deles é um pilar de fogo de noite e um pilar de nuvem de dia. É o Espírito Santo de Deus sobre as águas novamente. Nasce depois uma nova nação.
Nos dias do profeta Ezequiel, falando da restauração da nação de Israel, Deus promete aspergir água pura sobre Israel para que eles fossem purificados de todas as impurezas e dos ídolos deles, e Deus poria o Espírito dentro deles para que eles andassem nos estatutos divinos. (Ezequiel 36:25, 26) Seria um novo recomeço.
Jesus surge e João Batista está no deserto. Jesus desce às águas e o Espírito vem sobre ele. Então, Jesus disse a Nicodemos: Quem não nascer de novo (da água e do Espírito) não vê o Reino de Deus. Uma nova vida.
No Pentecostes, quando o Espírito desceu em línguas de fogo, Pedro diz: Arrependei-vos e sede batizados para remissão de pecados. – Atos 2:38.
No caso do Eunuco Etíope, o Espírito disse a Filipe para encontrar-se com ele, e o Eunuco foi batizado num corpo d’ água. – Atos 8:26-39.
Então, todas as vezes que Deus inicia alguma coisa é com água e Espírito. Por isso, nascer de novo, segundo a ICAR, é ser batizado nas águas com a bênção do Espírito Santo.
RESPOSTA CRISTÃ – É realmente edificante ver como o Espírito Santo age ao dar vida, ao fazer tudo renascer. Achamos muito interessante o uso que o Espírito Santo faz da água, mas a água em si não dá vida, logo, ela é um símbolo. Nascer de novo, ou nascer da água e do Espírito, ou simplesmente nascer do Espírito (João 3:8), sem dúvida nenhuma, é a conversão a Cristo. Vejamos:
(1) O batismo, na época dos judeus e dos apóstolos, era um símbolo da entrada de um indivíduo numa comunidade. Logo, ser batizado (Mateus 28:20) é símbolo de que o indivíduo entrou na Igreja de Jesus e recebeu o único batismo de Efésios 4:5. Qual? A Bíblia diz: “Pois todos fomos batizados por um só Espírito para ser um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” – 1 Coríntios 12:13.
Percebeu como, de fato, ocorre o verdadeiro batismo? Pelo Espírito Santo, para sermos um só corpo! Corpo de quem? De Cristo! Veja: “Vós sois o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.” (1 Coríntios 12:27) E perceba também que Paulo chama este batismo de “beber de um só Espírito”?
Agora, compare essas palavras com as de Jesus, quando disse à Samaritana sobre a verdadeira água que dá vida: “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4:14) A mulher quis beber daquela água imediatamente (João 4:15) E Jesus, indiretamente, aponta para ela a necessidade de conversão: “Chama o teu marido” (João 4:16) que na verdade NÃO ERA O MARIDO DELA. (João 4:17) Ela precisava de conversão de seus pecados, de abandonar sua vida imoral! No contexto, beber da água que Jesus daria significava mudar de vida, seguir a Jesus, se entregar a ele, ou seja, É TER FÉ GENUÍNA EM JESUS. (João 4:21) É adorar a Deus em Espírito e em verdade. (João 4:24) É crer que somos purificados pela sangue de Cristo. (1 João 1:7) É aceitar este sacrifício verdadeiramente. E isto é simbolizado pelo batismo em água.
(2) O nascer de novo implica em sairmos do estado de mortos nos pecados e delitos e recebermos vida juntamente com Cristo, num ato de graça da parte de Deus, por meio da fé. Fé em quem? Em Jesus, evidentemente. (Efésios 2:1-10) Logo, nascemos de novo quando o Espírito Santo nos convence do pecado (João 16:8) e, então, depositamos fé genuína, resultante da ação deste Espírito que nos lava e nos regenera. Veja: “Não por méritos de atos de justiça que houvéssemos praticado, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação realizadas pelo Espírito Santo.” – Tito 3:5.
É cremos de corpo e alma que Jesus morreu por nós, e através de sua morte e ressurreição somos regenerados (nascemos de novo). Veja a Bíblia falar: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos regenerou para uma viva esperança, segundo a sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” – 1 Pedro 1:3.
É nos deixar ser transformados em novidade de vida (conversão) pela Palavra de Deus que prega Jesus como único e suficiente Salvador de nossas vidas. Veja: “Fostes regenerados não de semente perecível, mas imperecível, pela palavra de Deus, que vive e permanece.” – 1 Pedro 1:23.
É vivermos ligados a Cristo pela fé. Veja: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.” (2 Coríntios 5:17) É a experiência de ser salvo através do único nome dado debaixo dos céus pelo qual temos de ser salvos – Jesus (Atos 4:12), por cremos nEle. – Atos 16:30, 31.
(3) O crer na mensagem de Noé significaria salvação através da água, pela ação do Espírito Santo de Deus. A água, em si, não tem poder de salvar, mas foi um símbolo do que Deus faria através de Cristo (Noé), nos conduzindo a um lugar seguro, a sua Igreja (Arca), pela ação do Espírito Santo (pomba).
Em outras palavras, seguir Noé foi o “nascer de novo” da época, e as águas simbolizaram essa salvação. Para os judeus que atravessaram o Mar Vermelho, seguir Moisés foi o “nascer de novo”, e as águas daquele mar simbolizaram a salvação de Deus através de Moisés (1 Coríntios 10:2 diz que eles foram batizados em Moisés). Por isso se diz que o povo creu em Iavé (Jeová) e em Moisés. (Êxodo 14:31) E no contexto da Igreja, seguir em fé (conversão) a Jesus que morreu para nos salvar, e foi ressuscitado, é o nascer de novo, sendo que as águas do batismo simbolizam nossa conversão a ele.
(4) Por fim, arrepender-se e ser batizado. Só se arrepende quem entende a finalidade de tal ato. Só quem já tem fé se arrepende para se entregar a Jesus Cristo, para nascer de novo, pois o mesmo Espírito Santo que regenera dá a fé e o arrependimento, tendo nós a responsabilidade de aceitar a oferta de Jesus. Assim, o batismo é uma consequência do ato de salvação pela graça por meio da fé, pois é uma obra que todo cristão deve fazer como prova de que ele foi criado para as boas obras, já que é um salvo, um nascido de novo. – Efésios 2:8-10.
Conclusão
Devemos, então, ser batizados? Sim, pois Jesus nos ordenou. O batismo salva? Depende o que se quer dizer com isso. O batismo com o Espírito Santo salva porque é a ação do Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, em regenerar o homem, e isto só ocorre quando o homem decide receber Jesus como seu único e suficiente Salvador. Este batismo é um rito de iniciação na Igreja Corpo de Cristo, e esta iniciação é simbolizada nas águas. Água é um mero símbolo. Por isso, afirmar que a água do batismo simbólico salva é dividir com ela os méritos da salvação com a verdadeira água que nos salva (o sangue de Cristo). – Pr. Fernando Galli.
Se no batismo simbolizamos nas águas (nascer da água) o que aconteceu conosco em termos de salvação (nascer do Espírito), então, e nascer da água e do Espírito é um sinônimo de nascer de novo (João 3:3-6), então nascemos de novo quando recebemos Cristo em nossas vidas como único e suficiente Salvador. Neste momento, entramos na Comunidade do Espírito Santo – a Igreja de Cristo – e simbolizamos isso nas águas.
Portanto, para alguém nascer de novo ele não precisa ser batizado nas águas. Ele precisa converter-se a Cristo, para nascer do Espírito, e aí sim simbolizar todo esse processo nas águas. – Pr. Fernando Galli.