A Bíblia predisse que uma das características das pessoas no tempo do fim seria a avareza ou, também, a ganância. (2 Timóteo 3:2) Como isso tem se cumprido no seio da Igreja Cristã?
Pregam por Dinheiro!
Certa vez, um pastor disse: “Não desço a serra de Santos por menos de 700 Reais”. Ele estava se referindo a quanto cobraria no mínimo para pregar. Outro pastor famoso, numa das centenárias igrejas de São Paulo, antes de ser CONTRATADO pela Igreja, exigiu um salário de 24 mil reais e um apartamento no Morumbi, bem longe do centro de São Paulo, onde a Igreja dele se reunia.
Outro pastor, que não quer saber de pobre na sua Igreja para sua renda não cair, disse para mim: “Na nossa Igreja, de classe média para cima, não aceitamos novos membros pobres. Quando um deles se converte a Cristo e vem até nós, nós os enviamos para outra igreja mais pobre, de nossa confiança. Outro pastor famoso chegou ao cúmulo de ensinar que temos que doar dinheiro para a Igreja a fim de que Deus nos torne tão ricos como Jesus, o qual tinha casa na praia. (Mateus 13:1) Isso é um absurdo, pois Mateus 13:1, ao dizer que Jesus saiu de casa para ir à beira do mar, não está afirmando que Jesus era rico. Mesmo porque nem casa Jesus tinha. Ele mesmo havia dito que não tinha onde deitar a cabeça. (Mateus 8:20) Ele estava na casa de Pedro, em Cafarnaum, onde todas as casas, à beira do mar, até hoje são casas simples, e nos dias de Jesus, casas de pobres. No afã de surrupiar o dinheiro alheio, vale até heresias geográficas!
Sem contar aquele famoso, dono de televisão, que certa vez no Estádio do Maracanã, com mais de 100 mil pessoas presentes, declarou: “O sangue da Igreja de Cristo é o dinheiro dos fiéis”.
E os pregadores famosos, convidados para pregar a Palavra de Deus? Dependendo a fama, a distância que irão percorrer, e até o número previsto de pessoas presentes, cobram entre 5 mil a 60 mil reais.
Louvam por Dinheiro
Num dos dias de maio de 2010, havia presenciado homens de Deus, que se deslocaram de longe para louvar a Deus – de graça – no templo. Um quarteto com vozes maravilhosas, louvando ao Senhor Jesus! Fiquei feliz. Deus falou conosco através de lindas canções cristocêntricas. A Igreja lhes deu uma ajuda de custo, que certamente excedeu às despesas, pois Deus ama o dador feliz.
Em contrapartida, dias depois, um irmão em Cristo mostrou-me quanto uma cantora gospel famosa, nem tanto como outras, cobra baratinho para cantar. Leia o contrato abaixo. Os valores abaixo são de 2011, portanto 9 anos desatualizado. Não sei quanto o céu desses cantores aumentou de lá pra cá. Mas este contrato é apenas um dentre centenas por aí.
Lamentável! Profissionalizaram o louvor. Eles louvam a Deus, cobrando por isso! Gravam seus louvores a Deus e os vendem. Já viu isso nas Escrituras? Fazem apresentações em palcos caros, com os holofotes apontados para eles. A propaganda dos eventos geralmente possui o nome dos cantores escritos com letras enormes, mas o nome de Jesus mal aparece, e quando está ali é com Times New Roman tamanho 12.
A plateia aplaude os cantores, os quais, para não dar muito na cara que são eles o centro das atenções convocam o povo a glorificar o nome de Jesus! Afirmam: A ele toda a honra, toda a glória, todo o louvor, e pra nós os milhares de Reais arrecadados.
Sobre o contrato acima, poderíamos imaginar Maria, mãe de Jesus, cobrando para louvar a Deus numa igreja cristã? Impossível! Enquanto Jesus dizia que ele não tinha onde deitar a cabeça (Mateus 8:20), enquanto Paulo dizia que Jesus, embora sendo rico, se tornou pobre (2 Coríntios 8:9), esses espertalhões exigem os melhores hotéis, cachês adiantados, segurança. Uns até cobram pouco, como este “louvador” do contrato acima, mas há aqueles que cobram cachês de 60 a 200 mil, dependendo o tamanho do show.
As desculpas desses aproveitadores são as mais idiotas possíveis. Por exemplo:
A Bíblia diz que o trabalhador é digno de seu salário. (Lucas 10:7a) Mas no contexto, este salário seria a casa que recebesse os discípulos enviados por Jesus tratar deles com comida e bebida. (Lucas 10:7a) Outros dizem: “Pense em quantas almas estão se convertendo a Cristo em nossos shows!” E nós, crentes, respondemos: “Precisa cobrar e ganhar dinheiro para ganhar almas para Jesus?
Oremos por uma igreja limpa de pessoas que pregam e louvam a Deus por dinheiro. Com certeza o farão ao diabo por um salário maior! – Pr. Fernando Galli.