Introdução
Vivemos na era do politicamente correto. “Não se discute sobre política, religião e futebol”. “Falar dos erros de outras religiões é feio”. “Cada um na sua!” “As religiões são caminhos diferentes que levam ao mesmo Deus”. Estas são algumas frases ou jargões que infelizmente têm enganado até mesmo muitos irmãos em Cristo. Todavia, veremos que de acordo com a Bíblia é de suma importância que, dentro dos limites do respeito à fé alheia, saibamos diferenciar o que é Igreja de uma seita.
1. Precisamos, em primeiro lugar, definir o que é Igreja.
- Jesus Cristo é edificador de sua Igreja. – Mateus 16:18a.
- Ele é o cabeça de sua Igreja. – Efésios 4:15; 5:23; Colossenses 1:18.
- A Igreja é a união de todos os salvos unicamente em Cristo Jesus, por quem ele morreu. – Efésios 5:25.
- Se Cristo é o cabeça da Igreja, então a Igreja é o Corpo de Cristo. – 1 Coríntios 12:27; Efésios 4:12.
- A Igreja Corpo de Cristo aqui na terra atua como embaixadora de Cristo (2 Coríntios 5:20), ou seja, está no lugar dEle na terra, representando-o eficazmente como corpo de reis e sacerdotes. – 1 Pedro 2:9; Apocalipse 5:9, 10.
- A Igreja Corpo de Cristo, também chamada de Igreja de Deus (Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; 11:22) é Cristo na terra porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo habitam no crente. – João 14:23; 1 Coríntios 6:19.
- Visto que Cristo é o Cabeça da Igreja, perseguir a Igreja de Deus é perseguir o próprio Cristo. – Atos 9:5; 1 Coríntios 15:9; Gálatas 1:13.
- A Igreja Corpo de Cristo luta contra o inferno e o vence. – Mateus 16:18b.
- A Igreja Corpo de Cristo, desde sua origem, sempre existe. – Mateus 28:19, 20.
- A Igreja Corpo de Cristo possui líderes para cuidar do rebanho de Deus, os quais são constituídos pelo Espírito Santo de Deus (Atos 20:28-31) e providos por Ele para a edificação do Corpo de Cristo. (Efésios 4:11, 12), os quais devem ser exemplo para o rebanho de Deus. (1 Timóteo 3:1-13; 4:12; Tito 1:5-9.
- E ela é guiada e administrada pelo Espírito Santo de Deus. – João 16:13, 14; 1 Coríntios 12:1-11.
2. A Igreja Corpo de Cristo é administrada e conduzida pelo Espirito Santo de Deus, o qual:
- Foi prometido pelo Pai. – Joel 2:28-32.
- Foi prometido por João Batista. – Mateus 3:11;
- Foi prometido por Jesus. – João 15:26; 16:7, 13, 14; Atos 1:8;
- Foi derramado no Pentecostes. – Atos 2:4;
- Escolhe homens para liderar a Igreja. – Atos 13:2; 20:28;
- Distribui dons a ela. – 1 Coríntios 12:1-11; Romanos 12:4-8; Hebreus 2:4;
- Equipa a Igreja com a Palavra inspirada de Deus. – 2 Timóteo 3:16; 17.
- Une seus membros imperfeitos num só corpo. – 1 Coríntios 12:12, 13; Efésios 4:3, 4;
- Através dEle, Deus habita na Igreja, por isso seus membros são casa espiritual. – Efésios 2:2; 1 Pedro 2:5;
- Ajuda os cristãos a se arrepender de seus pecados (João 16:8), a obedecer a ordenança do batismo, (Mateus 28:19), a confessar a Cristo como o Senhor (1 Coríntios 12:3);
- Regera o homem através do novo nascimento (João 3:3-6) e sela o salvo, sendo a garantia de sua salvação. – Efésios 1:12-14.
- Ajuda o homem de Deus a cultuá-lo em seus louvores espirituais (Efésios 5:19), em suas orações no Espírito (1 Coríntios 14:15; Efésios 6:18), na pregação do evangelho com Espírito Santo e plena convicção (1 Tessalonicenses 1:5).
3. Os Atributos Divinos da Igreja de Cristo.
A Igreja de Jesus Cristo é Una. Deus é uno, em três Pessoas. Paulo ensinou a unicidade da Igreja, nas palavras de Efésios 4:4-6: Um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus. No contexto, Paulo pedia unanimidade entre judeus e gentios, parte da Igreja. Mas em que sentido é una?
Porque a natureza dela é a unidade em Cristo Jesus apesar da diversidade que acompanha as várias identidades (denominações eclesiásticas) diferentes. Cristo orou por nossa unidade na fé. (João 17:21-23) Paulo reconheceu a importância de sermos um na “mesma mente”. – 1 Coríntios 1:10.
Não se trata de Igreja McDOnald, como muitas seitas, onde cada membro é robotizado a pensar como seus líderes, mas busca a convivência com interpretações diferentes, desde que não fira as doutrinas centrais de sua fé. Assim, os cristãos batistas podem ter pontos de vista diferentes dos presbiterianos sobre o batismo, mas estão unidos no propósito único que é adorar a Deus. Se chamam de irmãos porque entendem serem filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. – Gálatas 3:26.
A Igreja de Jesus Cristo é Santa. Deus é infinitamente Santo. Deus pede de seu povo Israel santidade. (Êxodo 19:6; Levítico 11:44-47; 20:7) No contexto cristão, Deus usa Pedro para lembrar seus leitores sobre a necessidade de santidade. (1 Pedro 1:13-16) A Igreja é nação santa. (1 Pedro 2:9) Mas Paulo insta que sejamos santificados. (1 Tessalonicenses 4:3-7) O Escritor de Hebreus admoesta-nos a procurarmos viver em santificação. (Hebreus 12:14.) Assim, a Igreja Santa é formada de pecadores, que precisam dia após dia se santificarem cada vez mais. Então, duas questões surgem: Até que ponto as denominações e suas igrejas (comunidades) estão buscando a santidade? Até que ponto a Igreja (os salvos) estão evitando trazer o mundo para a Ela? A santidade é muito importante para a Igreja evangelizar o mundo, por isso, todos os salvos devem lutar para que as influências do mundo não manchem a reputação do povo de Deus.
A Igreja de Jesus Cristo é Católica. Assim como Deus é comum a todos, a sua igreja é católica, não como nome de uma denominação, mas por ser comum a todos. Por isso, ela tem o caráter universal, como Deus. Daí a importância de Ela levar a sério a questão das missões. Quão compromissado somos com a Grande Comissão? (Mateus 28:19, 20) Se não fazemos discípulos de pessoas de todas as nações, assistiremos às seitas cumprirem a Grande Comissão com suas grandes heresias. De fato, as três maiores seitas brasileiras estão em toda a terra habitada levando o seu evangelho da perdição! Mas a Igreja verdadeira, ou seja, os salvos, os membros do Corpo de Cristo não estão entre os ingratos por tão grandiosa salvação. Desejam levar a Igreja Cristã a todos.
A Igreja de Jesus Cristo é Apostólica. Embora Jesus seja o único fundamento, ele não deixou escritos, sendo assim, nosso elo com o Jesus da história se faz por meio do testemunho apostólico contido no Novo Testamento. (atos 2:42) Assim, a Igreja é apostólica por confiar e se deixar reger por este testemunho. Esse elo apostólico se faz com a pessoa e a obra de Jesus, e não com um ensino geral ou com uma classe clerical que vai transmitindo tais ensinos de geração em geração.
Na minha opinião, muitas igrejas que são expressões da Igreja Verdadeira de Efésios 5:25 estão fugindo do modelo apostólico, por introduzirem ensinos e práticas jamais ensinadas pelos apóstolos. Uma igreja jamais é apostólica quando atrai seus membros por promessas de prosperidade financeira. Mas a verdadeira Igreja faz promessas de vida eterna pela graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus e, consequentemente, demonstra obras cristãs, como evidência de sua natureza.
Precisamos ser unidos em Cristo, apesar das diferenças de interpretações. Necessitamos de mais santidade porque somos corpo de Cristo, e nele não há lugar para pecados de estimação.
Precisamos ser católicos, ou seja, se somos parte de uma Igreja comum a todos, devemos levar a todos a mensagem de salvação pela graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. (Efésios 2:8-10) Por fim, precisamos ser apostólicos, ou seja, a doutrina dos apóstolos, conferida a eles por Cristo, deve permear todo o nosso ensino e modo de vida. Que Deus nos abençoe como Igreja (salvos), igreja (denominação) e individualmente por evidenciarmos estes quatro atributos divinos que a verdadeira Igreja possui.
Conclusão
Nesta aula, incluindo a explicação com vídeo, observamos que a Igreja é o Corpo de Cristo e é administrada pelo Espírito de Deus e possui quatro atributos importantes e divinos: Católica, apostólica, santa e una. Precisamos ser gratos à Igreja de Cristo, que nos acolhe com o amor do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Na próxima aula veremos a diferença entre Igreja Corpo de Cristo e as denominações religiosas e verdades sobre as seitas e suas organizações e essência. – Pr. Fernando Galli.
____________________
No texto acima há uma explicação sobre os atributos divinos da Igreja que não foi inserida no vídeo, e seria muito bom que você, meu querido aluno, a lesse.