INTRODUÇÃO
Os grupos heterodoxos têm crenças muito estranhas à fé cristã sobre os acontecimentos relacionados ou com a escatologia pessoal (vida após a morte) ou à volta de Cristo, isto quando creem nela.
APOSTÓLICA ROMANA – Afirmam que depois que o salvo morre, ele precisa ir a um purgatório, a fim de se purificar o suficiente para entrar nos céus.
“Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu.” [1]
Argumento da ICAR – Quando Jesus disse que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão nem neste mundo, nem no que há de vir (Mateus 12:32), isso prova que há pecados que podem ser perdoados no mundo vindouro, e isso ocorre no purgatório. Lemos também em 1 Coríntios 3:13-15 fala sobre as obras do salvo serem queimadas, e essa pessoa será salva como quem passa pelo fogo, e isso ocorre no purgatório. E em 2 Macabeus 12:46 fala-se sobre a prática de oferecer sacrifícios expiatórios em favor dos mortos para livrar suas almas de suas faltas. E isso ocorre no purgatório.
RESPOSTA CRISTÃ
IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA – AFIRMAM QUE QUANDO O PAPA DECRETAR A GUARDA DOMINICAL (666), QUEM NÃO GUARDAR O SÁBADO PERDERÁ A SALVAÇÃO.
“A questão derradeira envolverá adoração falsa e verdadeira, o verdadeiro e o falso evangelho. Quando essa questão for claramente colocada diante do mundo, aqueles que rejeitam o memorial divino da criação, o sábado bíblico, escolhendo adorar e honrar o domingo, mesmo depois de ter pleno e cabal conhecimento de que este não é o dia apontado por Deus para a adoração, receberão a “marca da besta”.”[2]
“Portanto, a habitação santificadora do Espírito Santo na vida é o selo da salvação do crente, que permanece nele enquanto este permitir que o Espírito Santo o conduza “a toda a verdade” (João 16:13). No conflito final entre a verdade e o erro, a humanidade acabará se polarizando entre os que observam o sábado bíblico instituído por Deus e os que veneram o domingo de origem pagã. Nesse contexto, o sábado assumirá a função de sinal escatológico de lealdade incondicional a Deus.”[3]
Argumento da IASD – “A Bíblia menciona que o sábado é sinal (ou selo identificador) entre Deus e seu povo. (Êxodo 31:13) Trata-se do mesmo selo que o anjo traz com ele em Apocalipse 7:2 e que o povo de Deus tem simbolicamente na fronte, conforme Apocalipse 9:4) Por outro lado, o número 666 que a besta de Apocalipse 13:11-18 faz com que seus seguidores tenham na mão ou na fronte refere-se à guarda do domingo.”
RESPOSTA CRISTÃ
MORMONISMO – APREGOA QUE ALGUNS QUE ESTIVEREM NO INFERNO PODERÃO SAIR DE LÁ E VIVEREM PARA SEMPRE NO REINO TELESTIAL.
“É a morada temporária, no mundo espiritual, dos espíritos daqueles que foram desobedientes na mortalidade. Nesse sentido o inferno terá fim. Ali os espíritos aprenderão o evangelho e em alguma época após o arrependimento ressuscitarão para o grau de glória que merecem. Os que não se arrependerem, mas não forem filhos de perdição, permanecerão no inferno durante todo o milênio. Após esses mil anos de tormento serão ressuscitados para a glória telestial.” [4]
Argumento Mórmon – “Se a Bíblia ensina que Jesus pregou no inferno aos espíritos em prisão (1 Pedro 3:19), isto significa que ele tinha esperança de que alguns se convertessem lá. E como Jesus quis que pregássemos aqui na terra, onde há possibilidade de conversão, por que não pregaríamos lá no inferno, onde também há uma possibilidade de conversão?”
RESPOSTA CRISTÃ
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – APREGOAM QUE JESUS CRISTO COMEÇOU A REINAR NOS CÉUS EM 1914, ANO EM QUE SATANÁS FOI EXPULSO DOS CÉUS.
“● A Bíblia predisse um período de “sete tempos”, após o qual Deus entregaria o governo mundial ao escolhido por ele. (Daniel 4:3-17)
Argumento TJ – Satanás não poderia ter sido expulso dos céus logo após a rebelião no Jardim do Éden, nem logo após a morte e ressurreição de Jesus, pois em Apocalipse 12:7-12 diz que depois da expulsão de Satanás e seus demônios, eles sabem que lhes restam um curto período de tempo. E é por isso também que a data de 1914 está correta, pois assim que Jesus começa a reinar nos céus, ele expulsa o diabo e seus anjos.
RESPOSTA CRISTÃ
ESPIRITISMO KARDECISTA – NEGA A VOLTA DE CRISTO EM CORPO GLORIOSO E ACREDITA EM REENCARNAÇÕES FUTURAS EM MUNDOS MAIS EVOLUÍDOS.
“A volta do Cristo não é o retorno de Jesus corporificado. Trata-se do seu pensamento que volta mediante as lições do bem, da solidariedade, construindo um mundo melhor. Desse modo, acredito sim, que o Cristo já voltou.” [8]
“Vários Espíritos que animaram pessoas conhecidas sobre a Terra, disseram estar encarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, e ficaram admirados de ver, nesse globo tão adiantado, homens que, na opinião do nosso mundo, não eram tão elevados.”[9]
Argumento Espírita Kardecista – “Cristo sempre retorna quando recebemos seus ensinos. Por pensarmos assim, jamais achamos que ele demora. Quem demora somos nós! Paulo, o médium, ensinou-nos a nunca esperar pela volta de Cristo como se ela estivesse próxima.” – 2 Tessalonicenses 2:1, 2.
RESPOSTA CRISTÃ
CONCLUSÃO
Portanto, com essas refutações acima, temos plena certeza de que os ensinos analisados desses grupos heterodoxos não estão em harmonia com a Bíblia. Cabe a nós conhecermos, assim, a doutrina dos eventos futuros e nos apresentarmos como instrumentos de Deus para evangelizarmos com amor esses movimentos.
______
[1] Catecismo da Igreja Católica, p. 290, Item 1030, Edições Loyola: São Paulo, 1999.
[2] CPB. Nisto Cremos, p. 219. Versão Online. http://www.verdadeonline.net/textos/nisto-cremos-adventista.pdf
[3] Internet: http://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/o-selo-de-deus-e-o-sabado-ou-o-espirito-santo/
[4] Doutrinas & Convênios, 76:81-86; 88:100, 101. O Livro de Mórmon, 1995, Guia Para Estudos das escrituras (Apêndice), pp. 103, 104, verbete INFERNO.
[5] William Hendriksen. Comentário do Novo Testamento, pp. 38, 39. Mateus, Volume 2. Cultura Cristã : São Paulo, 2001.
[6] Simon Kistemaker. Comentário do Novo Testamento, pp. 199, 200. Epístolas de Pedro e Judas. Cultura Cristã : São Paulo, 2006.
[7] Torre de Vigia. Sobrevivência, p. 27, TABELA.
[8] Internet. Divaldo Franco. https://radioboanova.com.br/estudo_espirita/o-cristo-esta-na-terra/
[9] Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 114, nota de rodapé, 3a. Edição, Editora Boa Nova.