Hereges Recentes
Nesta segunda parte da aula, veremos como a partir do século XIX surgiram homens e mulheres que continuaram não poupando o rebanho de Deus com suas heresias. Todavia, nos concentraremos nos ensinos mais polêmicos deles, pois suas heresias em suas respectivas “igrejas” serão analisadas no decorrer do curso. Você verá que certamente Deus não usou esses líderes.
11. Allan Kardec. (03.10.1804 – 31.03.1869)
Ensino absurdo – Ele afirmava que alguns espíritos que viveram aqui na terra reencarnaram em Júpiter, um planeta mais próximo da perfeição.
“Vários Espíritos que animaram pessoas conhecidas sobre a Terra, disseram estar encarnados em Júpiter, um dos mundos mais próximos da perfeição, e ficaram admirados de ver, nesse globo tão adiantado, homens que, na opinião do nosso mundo, não eram tão elevados.” – Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 114, nota de rodapé, 3a. Edição, Editora Boa Nova.
Veja nas fotos abaixo desenhos mediúnicos (espíritos revelam a médiuns) publicados no século XIX sobre como são as casas de Mozart e Zoroastro, em Júpiter. Isto porque não não havia o telescópio Hubble, nem a NASA, na época.
Qual a causa desse desvio doutrinário? Não crer na Bíblia, que não apoia a reencarnação (Hebreus 9:27), mas crer em espíritos mentirosos, capazes de até se transformarem em anjos de luz para desencaminhar desavisados. (2 Coríntios 11:14) Jesus ensinou ser a ressurreição e a vida, e não a reencarnação e a vida. (João 11:25) Simplesmente, Júpiter é inabitável!
12. Joseph Smith Jr. (23.12.1805 – 27.06.1844)
Ensino absurdo – Ele afirmava que em 1820, o Pai e o Filho apareceram a ele para informá-lo que todas as igrejas estavam erradas.
“Em 1820, Deus, o Pai, e Jesus Cristo apareceram a Joseph Smith e ele ficou sabendo que nenhuma das igrejas da Terra era verdadeira.” – Livro de Mórmon. Guia para Estudo das Escrituras. Verbete “SMITH, JOSEPH, JR, página 202. Edição Brasileira de 1995.
Qual a causa desse ensino absurdo? Joseph Smith Jr, ainda jovem na ocasião dessa suposta visão, não cria mais na Igreja de Cristo, como se não houvesse mais verdade na terra. Além disso esqueceu-se da verdade de que não se pode ver a Deus, o Pai, e continuar vivo. (Êxodo 33:20) Sendo assim, ele foi enganado.
13. Ellen Goul White. (26.11.1827 – 16.07.1915)
Ensino absurdo – São muitos. Mas a profetisa adventista afirmou ter tido uma visão que lhe parecia ser real, e que asas teriam lhe nascido nas costas e ter ido a um planeta de sete luas, onde encontrou com o bom e velho Enoque.
“O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. […] Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque que tinha sido trasladado.” – Vida e Ensinos, páginas 96-98.
Qual foi a causa desse ensino absurdo? Em primeiro lugar, pode ter sido física. Quando bem jovem, ela caiu e bateu a cabeça numa pedra, e isto pode ter desencadeado um pequeno grau de esquizofrenia, o que certamente explicaria essa e outras visões. Ou o próprio engano. A NASA vasculhou o universo, e não há sequer um planeta habitável, e para que asas num espaço sem ar? Outro ponto: A Bíblia nada fala de vida em outros planetas, portanto implica em ensino extra escriturístico. E se Deus deu a terra para os filhos dos homens, o que Enoque estaria fazendo em outro planeta? – Salmos 115:16.
14. Charles Taze Russell (16.02.1852 – 31.10.1916)
Ensino Absurdo – Apregoou a volta de Cristo para 1914.
“…o fim pleno do tempo dos Gentios… será alcançado em 1914 A. D… esta data será o último limite para o domínio dos homens imperfeitos… a Igreja [será] levada para casa em um arrebatamento… porque cada membro reinará com Cristo…” – Estudos das Escrituras II, 1888, pp. 76,77 (em inglês)”.
Qual foi a causa desse ensino absurdo? Russell não creu em Jesus e na Bíblia, quando lemos em Mateus 24:36 e Marcos 13:32 que ninguém, exceto o Pai, sabe o dia e a hora da volta de Cristo. Russell achou que podia dar um “jeitinho brasileiro” em deturpar essa máxima de Cristo enquanto na terra. E depois de ressuscitado, Jesus afirmou que não competia aos discípulos saber datas que o Pai estabeleceu! – Atos 1:7.
15. Mary Baker Eddy. (16.07.1821 – 03.12.1910)
Ensino absurdo – A Bíblia não é confiável.
“As decisões por voto de comissões eclesiásticas sobre o que deve ou não deve ser considerado Escritura Sagrada; os erros evidentes das antigas versões; as trinta mil variantes do Antigo Testamento e as trezentas mil do Novo – esses fatos mostram como um sentido mortal e material se insinuou no relato divino, obscurecendo até certo ponto, com seu próprio matiz, as páginas inspiradas.” – Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras, p. 139.
Qual foi a causa desse ensino absurdo? Não crer que Deus iluminou sua igreja a diferenciar o texto sagrado dos escritos não inspirados. A Bíblia nos garante que a Lei do Senhor é perfeita (Salmos 19:7), que ela seja inspirada por Deus e útil para nós (2 Timóteo 3:16, 17), que ela seja a verdade (João 17:17) e que Deus proveu mestres na Igreja para a nossa edificação. Portanto, como Deus permitiria que a Bíblia não chegasse até nós substancialmente da mesma forma como foi escrita originalmente?
16. William Marrion Branham (06.04.1909 – 24.12.1965)
Ensino absurdo – A doutrina da Trindade é a marca da Besta de Apocalipse 13:18 que os povos terão que receber na mão e na testa, e a verdadeira noiva é a Igreja dele e as que não creem na Trindade.
“Com o sistema mundial de igrejas sujeito a ela, Roma estará controlando, e esta imagem (sistema de igrejas) será obediente à Roma, porque Roma controla o ouro do mundo. Desse modo, todas as pessoas têm que pertencer ao sistema mundial de igrejas ou ficar à mercê da situação porque não podem comprar nem vender sem a marca da besta na mão ou na cabeça. Esta marca na cabeça significa que terão que aceitar a doutrina do sistema mundial de igrejas a qual é o trinitarismo, etc., e a marca na mão que significa fazer a vontade da igreja mundial. Com esse grande poder esse sistemas eclesiásticos perseguirão a verdadeira noiva..” As Sete Eras da Igreja, página 341.
Qual a causa desse ensino absurdo? William Marrion Branham, mesmo acreditando num único Deus verdadeiro, negou a pluralidade (três) de pessoas na Trindade, e passou a defender uma espécie de sabelianismo entre o Pai e o Filho, ou seja, o Pai e o Filho são o mesmo Deus e a mesma pessoa, e o Espírito Santo o poder dos dois, que são um. Todavia, a Bíblia ensina em quase 180 versículos que Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas, mas em outros textos dá a entender que essas três pessoas divinas são o mesmo Deus. – 1 Coríntios 8:5, 6; João 1:1; 8:17, 18; Atos 5:3, 4; Mateus 28:19, 20.
17. David Berg ou [MO] (18.02.1919 – 01.10.1994)
Ensino absurdo – Afirmava que se pode evangelizar através do sexo, e em livros de sua seita, após a sua morte, mostrava-se ele no céu convidando suas netas a aumentarem a população lá, ou seja, a fazer sexo, afinal, Deus é amor!
“36 […] Agora, só preciso de espaço para Phoebe e India Joy nesta enorme cama boa e confortável! Glória ao Senhor! O que é melhor do que uma linda mulher? – Duas mulheres! Aleluia! 37. VAMOS LÁ, VAMOS DIVERTIR-NOS UM POUCO E AUMENTAR A POPULAÇÃO – afinal não existe enjoos matinais, sensação de peso ou dores de parto Aqui em cima! (Apoc. 21:4) […] Por isso, vamos nessa, vamos lá, garotas! […] Amém! Aleluia! Obrigado Jesus! Glória ao Senhor! – Não é mesmo maravilhoso? – Que lugar! – Como estamos nos divertindo aqui no céu! – Os Meninos do Céu, [capítulo 14 – A Cidade do Futuro], página 300, item 36 e 37.
Qual a causa desse ensino absurdo? Uma horrorosa exegese de 1 João 4:8. Em grego, amor, em vez de “éros” é “agápe”, na frase “Deus é amor”. Deus nada tem a ver com o amor erótico praticado entre pessoas que não estão casadas. É fornicação. E no céu, de acordo com Jesus, seremos como os anjos, que não se casam, ou seja, não sentiremos desejos sexuais. Deus odeia fornicadores e adúlteros. – 1 Coríntios 6:18 e Hebreus 13:4.
18. Vó Rosa (10.07.1900 – 26.10.1970)
Ensino absurdo – Embora essa senhora mesma não tenha ensinado isso sobre ela, enquanto viva, depois que foi atropelada em Poá-SP por um táxi, a Igreja começou a considerá-la como o Espírito Consolador prometido por Jesus.
“Jesus cumpriu sua promessa enviando o Consolador, a Santa Vó Rosa, que, por meio da Igreja Apostólica, tem convencido a muitos a respeito da verdade, da justiça e do juízo divinos.” – O Espírito Santo de Deus e o Consolador, Bispo Eurico Mattos Coutinho e Missionária Odete Corrêa Coutinho, 2a. Edição, 1985, página 60.
Qual a causa desse ensino absurdo? Não entender a Bíblia. O Espírito Santo prometido por Jesus já habitava entre os discípulos (João 14:16, 17), mas ainda seria derramado no Pentecostes depois da ressurreição de Jesus. (Atos 1:8; 2:4) Nada a ver com esta senhora, que nem existia nos dias de Jesus para já ter estado com os discípulos. Outra razão é uma herança do Catolicismo Romano de tirar Jesus do centro da vida dos fiéis e dividir o mérito da salvação em Cristo com criaturas humanas, como Maria, por exemplo, no Catolicismo.
19. José Luís de Jesus Miranda (22.04.1946 – 08.08.2013)
Ensino absurdo – Ensinava ser a encarnação de Jesus Cristo, homem, e o 666 de Apocalipse 13:18, pois é número de sabedoria.
“Eu sou a encarnação de Jesus Cristo, homem. […] E o meu número é 666, número de sabedoria, segundo a Bíblia. (Apocalipse 13:18) […] Minha Igreja será transformada em corpos atômicos nucleares até 30 de junho de 2012.” – Calqueo de 08 de julho de 2011, transmitido pela Internet.
Qual a causa desse ensino absurdo? A malandragem! Não se tratou de erro de interpretação, mas de desejar enganar pessoas. Os falsos cristos são falsos devido à sua falsidade ideológica espiritual, ou seja, a mentira – cria de Satanás. – João 8:44; Mateus 24:5, 23.
20. Reverendo Moon (25.02.1920 – 03.12.2012)
Ensino absurdo – Apregoava que Jesus lhe apareceu e o comissionou para terminar a missão de Jesus na terra.
“Sun Myung Moon afirma que Jesus lhe apareceu em uma visão, no ano de 1935, enquanto Moon estava orando em uma montanha na Coréia. Na tal visão narrada por Moon, Jesus teria lhe pedido que completasse a tarefa de estabelecer o reino de Deus na terra e para que também lhe ajudasse a levar a sua paz à humanidade. Moon afirma ainda que a missão do Senhor Jesus foi deixada incompleta.” – https://www.intellectus-site.com/site2/artigos/reverendo_moon_igreja_da_unificacao.htm
Qual a causa desse ensino absurdo? Não conhecer a Bíblia. Jesus ensinou que sua obra estava consumada. (João 19:30) Seria a Igreja quem, depois de Jesus, ajudaria a estabelecer o reino de Deus na terra. – 1 Pedro 2:9; Apocalipse 5:9, 10.
21. Mokiti Okada [Meishu-Samah] (23.12.1882 – 10.02.1955)
Ensino absurdo – Considerava-se como o Salvador do mundo, e sua Igreja o seguia como tal.
“Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade.” – SAMA, Meishu. Alicerce do Paraíso : Ensinamentos de Meishu-Sama. Página 15. 13a. Edição. São Paulo : Fundação Mokite Okada, 1998.
Qual a causa do ensino absurdo? Não crer que há um único Salvador, Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). (Isaías 43:11) e que apenas o Filho, Jesus, veio à terra para salvar o homem, não havendo outro nome pelo qual tenhamos que ser salvos. – Atos 4:12.
22. Apóstola Sol (em vida)
Ensino absurdo – São diversos. Entre eles: Afirma ser a mulher vestida do sol e da lua, de Apocalipse 12, que o inferno treme diante dela, e desafia demônios com expressões arrogantes, como afirmar que quem vê sua espada tem medo dela. Veja os prints extraídos do Facebook dela:
Qual a causa de tais ensinos absurdos? A tendência de todo líder de seita de atribuir a si mesmos títulos altissonantes, ou seja, não se humilhar diante de Deus e se exaltar diante dos homens, desobedecendo assim a Cristo. – Mateus 23:12; Tiago 4:10; 1 Pedro 5:6.
Conclusão
Nesta aula aprendemos como muitos hereges surgiram de dentro e de fora da Igreja ensinando doutrinas de demônios. Ao considerar suas heresias, pense nos estragos que eles fizeram e ainda fazem na vida de pessoas desavisadas. Que possamos ajudá-las, por amor a Deus e a elas, a conhecerem a verdade de Deus, com toda humildade. – Filipenses 2:4; Romanos 1:16; 1 Coríntios 9:16.