INTRODUÇÃO
Creio que a segunda vinda de Cristo será um evento único. E creio que ela está próxima. Todavia, antes de seu retorno, ainda terão de ocorrer alguns eventos importantes. (Mateus 24:5-14; 21, 22, 29-31; 2 Tessalonicenses 2:2-4)
Creio que Cristo voltará para buscar sua Igreja para livrá-la da Grande Tribulação e depois voltará com a sua Igreja para implantar o seu Reino milenar. I Tessalonicenses 4:13-18.
Nesta aula, apresento o ponto de vista pré-milenista e pré-tribulacionista, que é a opinião da maioria dos cristãos no Brasil, com comentários amilenistas e pós-tribulacionistas.
A SEQÜÊNCIA DOS EVENTOS
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Eles creem que a igreja será levada aos céus, mas após a grande tribulação, já que a figura da Igreja, a Grande Multidão, sai da grande tribulação. (Apocalipse 7:9-14) Por enquanto, a Igreja se encontra no milênio simbólico – época em que Satanás está amarrado no sentido de estar limitado, para não desencaminhar as nações nos quatro cantos da terra. (Apocalipse 20:3) Pois a Igreja reina no lugar de Cristo, já que os cristãos são embaixadores de Cristo. – 2 Coríntios 5:20; 1 Pedro 2:9; Apocalipse 5:9, 10.
Terminado o período simbólico de mil anos, Satanás é solto e junto com o anticristo desencaminhará muitos de Deus. Para os amilenistas e pós-tribulacionistas, não faz sentido um milênio literal, após a Igreja ir aos céus e retornanar na terra, convivendo em corpos glorificados com pessoas que passaram vivas pela grande tribulação, ainda mortais, e que no final do milênio muitos ainda morrerão pela ação final do Cordeiro e Rei, Jesus. Uma vez em corpos glorificados, o crente não convive mais com a morte, mas isso é apregoado pelos pré-milenistas e pós-tribulacionistas.
A SEGUNDA VINDA
É dividida em dois eventos:
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para esse grupo, Jesus nunca afirmou volta em dois momentos, separados por sete anos. Segundo eles, Jesus retorna, leva sua igreja aos céus e destrói esse mundo mal.
O TRIBUNAL DE CRISTO
Definição do Tribunal de Cristo: a1. Será o BEMA (bhma = podium, local de premiação) DE CRISTO; a2. Haverá o julgamento para a distribuição dos galardões outorgados a cada membro do Corpo de Cristo, de acordo com as obras realizadas após o novo nascimento. – Romanos 14:10-12; 1 Coríntios 3:8.
O tempo do Tribunal de Cristo será após o arrebatamento da Igreja e antes da revelação de Cristo (etapa final de sua volta).
O local do Tribunal de Cristo será nas regiões celestiais. Os textos abaixos evidenciam esta questão, pois de acordo com 2 Coríntios 5:10, todos nós temos de comparecer diante do Senhor, Atos 7:55 diz que este Senhor está no céu, e conforme João 14:1-3, temos a promessa de que Jesus nos levará para a casa do Pai.
A composição do Tribunal de Cristo tem o Juíz – O Senhor Jesus Cristo. – (Salmos 89:13-14; Jeremias 17:7-10; João. 5:19-30; 2 Timóteo. 4:8) e os membros da Igreja (Romanos 14:1-12; 2 Coríntios 4:16 a 5:10.
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para estes, os eventos mencionados ocorrem acima, mas não acreditam que será entre duas etapas da volta de Cristo, e sim desde sua única volta e manifestação.
BODAS DO CORDEIRO
O tempo dessas bodas será antes do milênio pois em Ap. 19:7-8 tais bodas são anunciadas e no capítulo 20 fala-se do milênio. Portanto, as bodas do Cordeiro está entre o arrebatamento e a segunda vinda, será no céu, os participantes são o Cordeiro (Cristo) e a Noiva (Igreja) (2 Coríntios 11:2), os convidados são Israel; Os santos da Grande Tribulação. João 3:29.
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para estes, as bodas ocorrem após fim do milênio simbólico e a grande tribulação, quando Cristo retorna. O Apocalipse não pode ser lido cronologicamente. Os convidados são todos os integrantes da noiva de Cristo – os próprios cristãos individuais; já a noiva é coletiva.
OS JULGAMENTOS
Haverá o juízo da nação de Israel (Mateus 24:27-30).Jesus irá separar os israelitas dos falsos israelitas, conforme Zacarias 13:8 e Ezequiel 20:34-38. Todo a nação de Israel será julgada, não será apenas uma parte. Alguns serão cortados da vida eterna. – Romanos 11:26-27.
Haverá também o Juízo sobre as nações. Ele ocorrerá imediatamente após a revelação de Cristo e antes do milênio. – Joel 3:1-2; Mateus 25:34.
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para estes, os dois juízos mencionados acima ocorrem juntos, e após o milênio
AS DUAS RESSURREIÇÕES
Chamam-se de primeira e segunda ressurreição.
Primeira ressurreição: Nesta ressurreição os salvos, os redimidos por Cristo assumirão um corpo transformado e são ressuscitados para a Vida Eterna (Antigo e Novo Testamento):
Textos | Nome |
Daniel 12:2 (a) | “…a vida eterna…” |
Lucas 14:13,14 | “…ressurreição dos justos.” |
João 5:29 (a) | “…a ressurreição da vida…” |
João 11:24 | “…ressurreição do último dia.” |
Filipenses 3:10,11 | “…a ressurreição dentre os mortos.” |
Hebreus 11:35 | “…superior ressurreição;” |
Apocalipse 20:5,6 | “…a primeira ressurreição.” |
ORDEM | PARTICIPANTES | QUANDO | TEXTO |
1º | Cristo | +ou- 32 d.C. | 1 Coríntios 15:20,23; Colossenses. 1:18 |
2º | A Igreja – Corpo de Cristo | No arrebatamento | 1 Tessalonicenses 4:13-18; I Coríntios. 15:50-58 |
3º | · Os crentes do Antigo Testamento
· Os mártires da Grande Tribulação | Após a tribulação, na implantação do milênio
| Jó 14:13; Isaías 26:19-21; Daniel 12:1; Apocalipse 20:4 |
Textos | Nome |
Daniel 12:2 (b) | “…vergonha e horror eterno.” |
João 5:29 (b) | “…a ressurreição do juízo.” |
Apocalipse 20:5,11-14 | “…a Segunda ressurreição…” |
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para estes, a primeira ressurreição é a conversão a Cristo, quando a pessoa morre para o mundo e é ressuscitada para Cristo. (Romanos 6:1-7) Depois dela vem a ressurreição literal, tanto de justos como injustos, que ocorrerá após o milênio simbólico já vigente, ou seja, o governo da Igreja na terra. – João 5:28, 29.
A GRANDE TRIBULAÇÃO
Definição: A palavra latina indica um período de pressão. A grande tribulação é um período de sete anos chamado de “o Dia do Senhor” onde o Senhor derramará sua ira sobre toda a humanidade. Mateus 24:21; 1 Tessalonicenses 5:2; 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10;
A grande tribulação não deve ser confundida com as tribulações que poderíamos chamá-las de provações, aflições ou sofrimentos da vida aqui na terra (João 16:33; Atos 14:22). A grande tribulação podemos dizer que faz uso “técnico” da palavra “tribulação”, já as provações pelas quais todas as pessoas passam faz o uso “não-técnico” da palavra “tribulação”.
O Propósito dagrande tribulação será:
(a) Derramar juízo sobre os homens e nações incrédulas. Apocalipse 3:10; Isaías 26:21; Juízo também sobre Israel.
(b) Salvação de um remanescente:
Armagedom: Será uma batalha onde Cristo colocará o fim no período da Grande Tribulação, vindo a terra para libertar Israel da perseguição de seus inimigos. Apocalipse 19:17-21.
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para estes, a grande tribulação ocorrerá depois do milênio, por isso são amilenistas e pós-tribulacionistas. Pensam assim porque a Grande Multidão sai da grande tribulação, então, passam por ela.
O MILÊNIO
A definição: Este período é literalmente como o próprio nome indica, será de mil anos. Terá seu início após a grande tribulação.
A natureza do milênio:
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Para estes, o milênio não é literal, e já está acontecendo. Todos esses textos citados não falam de milênio, e uni-los ao milênio literal é mera expeculação.
O ESTADO ETERNO
O estado eterno dos ímpios. É a perda de todo bem seja físico e espiritual. É a miséria de uma consciência banida de Deus e da sociedade dos santos e vivendo para sempre sob a maldição de Deus.
O lugar em que serão lançados:
O estado de continuação da existência:
Duração do castigo:
O estado eterno dos salvos. É o estado de vida da nova criação em um novo céu e uma nova terra. (2 Pedro 3:7; 10-13; Mateus 19:28; Atos 3:21; Apocalipse 21:1.
A morada dos justos:
A natureza da recompensa dos justos:
Comentário Amilenista e Pós-tribulacionista – Nestes pontos, esta visão concorda com os pré-milenistas e pré-tribulacionistas.
CONCLUSÃO
Nesta aula apresentamos a visão escatológica mais aceita no Brasil, a visão pré-milenista e pré-tribulacionista, com breves comentários da visão amilenista e pós-tribulacionista. Cremos que a verdade fundamental é o retorno de Cristo, e que os pontos de vista diferentes sobre a ordem dos eventos e o significados de certos termos (simbólicos ou literais) não devem de forma alguma desunir a Igreja. – Pr. Fernando Galli.