INTRODUÇÃO

Chamamos de heresias contra a Igreja as crenças errôneas sobre o que é e quem constitui a Igreja de Jesus Cristo. Na aula passada, vimos as verdades bíblicas sobre esse tema, nesta veremos como as seitas ensinam absurdos totalmente sem sustentação bíblica. Por exemplo, os movimentos heterodoxos apregoam o exclusivismo religioso, sendo a igreja deles a única teológica e biblicamente certa, ou uma revelação especial de Deus.

CATOLICISMO ROMANO – Acreditam que fora da Igreja Católica não há salvação, a menos por questão de ignorância.

“Fora da Igreja Católica não há salvação. […] Não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar ou nela perseverar.” [1]

Argumento Católico – Os primeiríssimos cristãos já criam na Igreja Católica. Inácio de Antioquia, no ano 107 d.C., chamou a Igreja de Católica. Os protestantes não são Igreja de Cristo porque são divididos, portanto, não são um como Jesus quis que os cristãos fossem (João 17:21-23) e não estão unidos na mesma mente como nós católicos (1 Coríntios 1:10), devido às milhares de divisões na igreja protestante.

RESPOSTA CRISTÃ – A Igreja é Católica[2] em sua essência, pois é universal; faz discípulos de todas as nações. – Mateus 28:19.

Mas nenhum apóstolo deu o nome “católica” à Igreja. Portanto, o nome “católica” não fez parte dos ensinos apostólicos. O único nome apostólico assumido foi “o caminho”. – Atos 24:14.

Jesus edificou (fundou) sua Igreja católica ou universal, e não a Igreja Católica Apostólica Romana, que deturpou vários ensinos de Jesus Cristo e trouxe doutrinas pagãs para a fé cristã. – Mateus 16:16-18; Atos 20:28-31.

Quanto à alegação de uma suposta unidade no Catolicismo, na verdade muita divisão também ali, como a Igreja Católica Brasileira, a Igreja Católica Renovação Carismática e movimentos dos sede-vacantes.

A frase “fora da Igreja Católica não há salvação” está correta se entendermos “igreja” como a união de todos os salvos em Cristo Jesus (Efésios 5:25) ou o corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27). De fato, quem está fora da Igreja ou do corpo de Cristo não é um salvo.

A unidade da Igreja (mesma mente) é o ideal de Deus para nós. Mas não devemos confundir unidade com uniformidade. Se “ser um” significa pensar de forma igual, então seremos robôs de uma liderança mundial. O “ser um” significa pertencer a Cristo, de forma unida, e não pertencer a homens que interpretam a Bíblia para nós.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA – Creem que eles são a única Igreja Remanescente, que as outras Igrejas cristãs são todas parte de Babilônia, mas que há salvos ali; por isso fazem um grande trabalho de proselitismo para com os ministros de outras Igrejas em prol da salvação destes. Por isso, alegam:

“Não podemos entrar agora em nenhuma nova organização, pois isso significaria apostasia da verdade.” [3]

“Temos uma obra a fazer por ministros de outras igrejas. Deus quer que eles se salvem. […] Precisamos trabalhar diligentemente por eles, a fim de que a possam alcançar. […] Nossos ministros devem buscar aproximar-se dos ministros de outras denominações.  […] Impende sobre eles solene responsabilidade. Como mensageiros de Cristo, cumpre-nos manifestar profundo e fervoroso interesse nestes pastores do rebanho.” [4]

“Uma igreja batista, com pastor e membros, está estudando a Bíblia, de acordo com a mensagem adventista, e já dedica o dia de sábado exclusivamente à comunhão com Deus. Como resultado desse reavivamento, a previsão é de que cerca de 100 pessoas sejam batizadas até o fim do ano”.[5]

Argumento IASD – “No capítulo 18 do Apocalipse, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilônia. E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante.”[6]

RESPOSTA CRISTÃ – A IASD apregoa ser a Igreja visível de Deus, e nós somos a igreja invisível cujos membros estão perdidos em Babilônia, a Grande, e em suas filhas. Por isso usam Apocalipse 18:4 e instam-nos, como povo de Deus, a sair de Babilônia. Todavia, o povo de Deus não está em Babilônia no sentido de nossas igrejas constituírem parte dela. Apocalipse 18:4 é um alerta a todos do povo de Deus a não terem nada com práticas e ensinos falsos e anticristãos. Quem procede assim, precisa sair de todo vestígio do que não é cristão. Assim, sair de Babilônia é não  se desviar do que o anticristo e seus seguidores fazem, ou seja, “apartar-se do mal, do sistema do mundo e da falsa religiosidade […] não participar de seus pecados, não ser enganado por suas tentações e seduções”,[7] e não estarmos em falsas igrejas, pois quem está lá, crendo como eles, não pode ser povo de Deus.

Igrejas que se aproximam de nós para nos ensinar doutrinas delas e nos conduzir ao batismo, quando já somos batizados (Efésios 4:5), são seitas, pois creem ser a única Igreja verdadeira e nós a falsa. Temos que tomar cuidado com eles e seus ensinos de demônios. – 1 Timóteo 4:1.

MORMONISMO – Apregoam que uma grande apostasia se instituiu na Igreja Cristã, e que o mormonismo hoje é a única Igreja pura e perfeita na terra, restaurada por Joseph Smith Jr.

“Os mórmons têm o único cristianismo puro e perfeito agora na terra.” [8]

Argumento Mórmon: “Nada menos do que uma completa apostasia da religião cristã garantiria o estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias[9], afinal Atos 3:21 fala do tempo da restauração de todas as coisas”, e isto ocorre com a edificação de nossa Igreja.”

RESPOSTA CRISTÃ – Jesus prometeu sobre esta Igreja que “as portas do inferno não prevaleceriam sobre a Igreja”. (Mateus 16:18) Será que desde a morte do último apóstolo, João, até o ano de 1822, a Igreja de Cristo deixou de existir, ou se prostituiu a ponto de precisar ser restaurada? Se Jesus disse que estaria conosco todos os dias, até o fim, então ele não teve com quem ficar entre o ano 100 d.C. até 1822 d.C.?

As heresias dos mórmons, analisadas nesta obra, provam que eles não têm o cristianismo puro, tendo até mesmo outro evangelho (Gálatas 1:8) de um outro Jesus (2 Coríntios 11:4), e para Deus isso é maldição.

A restauração de todas as coisas não é restauração da Igreja, o corpo de Cristo. Trata-se do que Paulo diz em 1 Coríntios 15:24, quando Jesus “houver destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder”[10]. Nada a ver com Igreja. A Igreja, desde sua origem, sempre existiu e foi “a coluna e baluarte da verdade”. – 1 Timóteo 3:15.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – Afirmam que são o grupo de verdadeiros adoradores aqui na terra.

“É somente lógico que haja uma só religião verdadeira. Isto se harmoniza com o fato de que o verdadeiro Deus é um Deus não “de desordem, mas de paz”. (1 Coríntios 14:33) A Bíblia diz que existe realmente “uma só fé”. (Efésios 4:5) Quem, então, são os que formam o corpo de verdadeiros adoradores hoje? Não hesitamos em dizer que são as Testemunhas de Jeová.” [11]

Argumento TJ – “As Igrejas estão tão divididas quanto às interpretações bíblicas, e própria Bíblia as considera como Babilônia, a Grande, ou seja, o império mundial da religião falsa, e ainda pede para sairmos dela. (Apocalipse 18:4) Eu já dessa bagunça. Quer sair também?”

RESPOSTA CRISTÃ – Se desordem é ter interpretações diferentes, então os TJs são os campeões da desordem. Em 149 anos de história, mudaram, segundo cálculos modestos, 360 vezes de ensinos. E das TJs surgiram outras 27 seitas menores, cada uma se considerando a verdade. Duas delas existem no Brasil: Auroristas do Milênio e Estudantes da Bíblia.

A uma só fé de que o texto fala refere-se à “confiança real e genuína, por meio da qual abraçamos o único Senhor Jesus Cristo”[12]. E mesmo que significasse o corpo de doutrinas da Igreja, os TJs não são um bom exemplo de estabilidade interpretativa sobre as Escrituras.

Apesar das divergências de interpretação entre as denominações cristãs, estamos unidos na mesma mente e maneira de pensar nos assuntos principais da fé cristã. Atualmente, há certos números que afirmam haver mais de 30 mil delas. Todas elas procuram ser uma expressão melhor da Igreja de Jesus Cristo. Elas deveriam estar unidas na mesma mente e mesma maneira de pensar (1 Coríntios 1:10) quanto a reconhecer que pertencem ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mas por haver interpretações diferentes, grupos de cristãos passaram a se reunir e formar igrejas-denominações, cada uma com sua declaração doutrinária, debaixo das seguintes verdades inegociáveis que todas elas creem:

Há um só Deus Triúno. – Deuteronômio 6:4; 1 Coríntios 8:5, 6; João 1:1; 20:28; Atos 5:3, 4.

Há uma só Palavra de Deus inspirada, inerrante, suficiente, com autoridade divina, que é a nossa única regra de fé e prática, a Bíblia. – 2 Timóteo 3:16, 17; 1 Coríntios 4:6; Gênesis 1:3.

Há o pecado no mundo que leva o homem à morte, e a única forma de haver salvação para o pecador é a graça de Deus pela fé em Cristo Jesus (e isso não vem das obras), e no seu sacrifício expiatório em nosso favor. – Romanos 3:23; 5:12; Atos 4:12.

Há dois destinos para o homem após a morte: A perdição eterna no inferno de fogo ou a salvação eterna nos novos céus e nova terra. – Mateus 25:31-46; Apocalipse 20:10; Mateus 5:3, 5.

O homem é criado com parte física e espiritual, sendo que esta última sobrevive à morte do Corpo. – Gênesis 2:16, 17; Mateus 10:28.

O Espírito Santo de Deus conduz o salvo à toda a verdade, administra a Igreja de Jesus, distribui dons e chama crentes para exercer suas vocações na Igreja, tudo para edificá-la. – João 16:13, 14; Hebreus 2:4; Romanos 12:6-8; 1 Coríntios 12:7-11.

Há um só Deus Salvador, o Pai que arquiteta o plano de salvação, o Filho que vem a nós morrer morte de cruz para nos salvar, e o Espírito Santo que regenera e sela o salvo. – Isaías 43:11; João 3:16; 3:3-6; Efésios 1:13, 14.

Há uma só Igreja verdadeira, a de Jesus Cristo e por ele edificada, composta por todos os salvos de todas as eras, pela qual Cristo morreu e se entregou por ela. – Mateus 16:18; Efésios 5:25.

Jesus há de voltar para julgar os vivos e os mortos. – Atos 1:11; Tito 2:13.

Dessas doutrinas principais, todas as igrejas-denominações compartilham da mesmíssima fé, todavia nos pontos secundários de cada doutrina, há diferenças. Por exemplo, na questão dos dons que o Espírito Santo distribui conforme lhe apraz, há igrejas-denominações que não creem nos dons de maravilhas (falar em línguas e profetizar) para os nossos dias. Mas outras creem. Todavia, essas divergências não excluem uma igreja-denominação da responsabilidade de considerar uma outra igreja-denominação como irmãos em Cristo.

Babilônia, a Grande, não somos nós. É um império religioso do mal, que se alicerça na autoridade dos reis da terra. Tem tudo a ver com o anticristo, que sempre existiu, mas que ainda terá o seu derradeiro. – 1 João 2:18, 22.

ESPIRITISMO KARDECISTA – Apregoa ser a terceira revelação de Deus aos homens.

“A primeira revelação estava personificada em Moisés, a segunda no Cristo; a terceira não está em nenhum indivíduo. As duas primeiras são individuais, a terceira é coletiva. […] Foi feita, simultaneamente, sobre toda a Terra, a milhões de pessoas de todas as idades, e de todas as condições […] segundo esta predição referida pelo autor dos Atos dos Apóstolos: “Nos últimos tempos, diz o Senhor, derramarei de meu espírito sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos jovens terão visões e vossos velhos terão sonhos.”[13]

Argumento Espírita Kardecista – “Nós, espíritas, não cremos em denominações religiosas. Mas as respeitamos. Muitos que em vidas passadas afirmavam ser católicos ou protestantes, nesta vida reencarnaram e seguem a doutrina espírita do Cristo. Para nós uma evolução espiritual.”

RESPOSTA CRISTÃ – Deus revelou verdades a Moisés, e foram postas por escrito de forma inspirada, e chamadas de Livro da Lei. – Josué 1:8.

Jesus nos revelou verdades que também foram escritas pelos evangelistas, pelo apóstolo João no Apocalipse (Apocalipse 1:1) e os apóstolos também escreveram cartas inspiradas, como as de Paulo, chamado por Pedro de “Escrituras”. – 2 Pedro 3:16.

Mas afirmar que o Espiritismo Kardecista é a terceira revelação de Deus para o homem, pois o escritor de Atos 2:17, 18 disse que o Espírito Santo seria derramado para nós em nosso tempo não é ensinado na Bíblia. Segundo Atos 2:1-32 no Pentecostes de Atos 2. Sendo assim, foi cumprimento da promessa de Jesus, de enviar-lhes o Espírito da Verdade, ou o Consolador. – João 15:26; 16:13, 14.

CONCLUSÃO

Todos os movimentos sectários são ardilosos em nos aproximar de nós. Eles possuem doutrinas distintivas e, através delas, procuram se proclamar como a única verdade. Afirmam: “De todas as igrejas que você conhece, quem (a) guarda o sábado como nós? (b) Quem não vai às guerras como nós? (c) Quem prega de casa em casa como nós? (d) Quem tem um papa nos governando como Israel tinha Moisés? E assim por diante.

Todavia, quando analisamos esses supostos sinais identificadores, percebemos que eles nada mais são do que marketing religioso, com pouca fundamentação bíblica e muita deturpação textual.

Que essa aula, então, nos prepare para identificar movimentos heterodoxos que procuram nos convencer de seu exclusivismo eclesiológico, do tipo: “Jesus é o caminho, mas nós somos o atalho. Jesus é a verdade, mas só nós ensinamos a verdade. Jesus é a vida, mas você só tem vida eterna com a gente.” – Pr. Fernando Galli.

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[1] Catecismo da Igreja Católica, p. 243, Item 846, Edições Loyola, São Paulo, 1999, reimpressão de dezembro de 2004.

[2] Ver Apêndice 9, sobre os atributos divinos da Igreja.

[3] Ellen G. White. Mensagens Escolhidas, Vol. 2, página 30; Revista Adventista, Dezembro de 2003, página 11, 3a. coluna.

[4] Ellen G. White. Testemunhos Seletos II, página 386.

[5] Revista Adventista de Maio de 2001, p. 32. CPA, Tatui, 2001.

[6] Ellen G. White. O Grande Conflito, p. 382, 383.

[7] Hernandes Dias Lopes. Comentários Expositivos Hagnos. Apocalipse O Futuro Chegou – As Coisas que em Breve Devem Acontecer, p. 325. São Paulo : Hagnos, 2005.

[8] Bruce McConkie. Doctrinal New Testament Commentary, p. 113. Volume 2. 1976.

[9] History of the Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints, 1:XL.

[10] Simon KIstemaker. Comentário do Novo Testamento, p. 185. Cultura Cristã : São Paulo, 2003.

[11] Torre de Vigia. Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, p. 190.

[12] William Hendriksen. Comentário do Novo Testamento, Efésios e Filipenses, p. 221. Cultura Cristã: São Paulo, 2004.

[13] Allan Kardec. A Gênese, p. 33. 14ª. Edição Revisada e Corrigida, Editora IDE.