INÍCIO          MENU CURSO APOLOGÉTICA

INTRODUÇÃO.

Na aula de hoje, aprenderemos a origem da palavra “igreja”. Estudaremos a diferença entre os usos desse termo, as metáforas que a Bíblia usa para Igreja, o propósito dela, constituição, ordenanças, sua organização, autonomia, disciplina,

A palavra “Igreja” vem do grego “ekkelesia” e significa “chamados para fora”, ou seja, é a união de um povo especial chamados do mundo para constituir o corpo de Cristo. Esta palavra, portanto, descreve um corpo de pessoas que é chamado à parte, ou de dentro da massa de homens para ser o povo especial de Deus. Assim, a Igreja de Jesus Cristo é constituída por todos os salvos por Ele.

IGREJA DE CRISTO, IGREJA UNIVERSAL, IGREJA-DENOMINAÇÃO E IGREJA LOCAL.

Conforme já vimos em outras aulas, há uma única Igreja universal: o corpo espiritual inteiro dos verdadeiros cristãos, por quem Cristo morreu (Efésios 5:25) sem referência a época ou lugar (Efésios 1.22, 23; Hebreus 12.23). Ela é a Igreja de Cristo. Por que é de Cristo? Porque ele é seu edificador (Mateus 16:18) e é o cabeça da Igreja. – Efésios 1:23.

Embora Igreja-Denominação não seja uma expressão conhecida nas Escrituras, ela se refere a um movimento de pessoas, com nome próprio, como Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus, e que possui uma ou mais igrejas locais.

Já a Igreja Local refere-se a um corpo de pessoas crentes em Jesus Cristo, que são organizadas para os fins de adoração, observância das ordenanças e serviço (1 Coríntios 1:2; 16:19). Em nosso contexto, geralmente uma igreja local faz parte de uma Igreja-Denominação. Por exemplo, a Igreja Presbiteriana da Lapa é uma igreja local pertencente à Igreja Presbiteriana do Brasil (Igreja Denominação).

IGREJA VISÍVEL E IGREJA INVISÍVEL.

Chamamos de igreja visível toda a reunião de professos crentes em Cristo Jesus. Por que professos? Porque alguns podem ser cristãos verdadeiros, outros não. Em outras palavras, igreja visível é a igreja como o homem vê.

Igreja invisível é a igreja como Deus vê. É a igreja composta só de salvos. Isto significa que para nós um determinado irmão pareça fazer parte da Igreja de Cristo, mas para Deus não faz. – Atos 20:29, 30.

AS METÁFORAS PARA IGREJA.

A Bíblia trata a Igreja como se fosse:

  • Uma família. (1 Timóteo 5:1, 2) Deus é nosso Pai e nós somos seus filhos. – 2 Coríntios 6:18, Efésios 3:14.
  • Noiva de Cristo. Paulo compara o esposo e a esposa com Cristo e a Igreja. (Efésios 5:32, 33) Chama a Igreja também como virgem pura apresentada ao marido. – 2 Coríntios 11:2.
  • Ramos da videira (Cristo). – João 15:5.
  • Uma oliveira. – Romanos 11:17-24.
  • Uma lavoura. – 1 Coríntios 3:6-9.
  • Uma colheita. – Mateus 13:1-30.
  • Um edifício. – 1 Coríntios 3:9.
  • Um templo de pedras vivas (1 Pedro 2:5) cuja pedra fundamental é Cristo. – 1 Pedro 2:4-8.
  • Casa de Deus, cujo construtor é Cristo. – Hebreus 3:3, 6.
  • Corpo de Cristo. – 1 Coríntios 12:16, 17.

Com essas metáforas, a Bíblia nos ensina a importância de sermos Igreja Corpo de Cristo.

O PROPÓSITO DA IGREJA 

Em relação a Deus, o principal propósito de uma Igreja Local (e da Igreja Universal) adorar a Deus em espírito e em verdade. (João 4:24) É também glorificar a Deus, de existirmos para o louvor (Efésios 5:16-19) da glória dEle. – 1 Coríntios 10.31; Efésios 1:12.

Em relação ao nosso próximo é seu propósito:

  • Pregar o evangelho em toda a terra habitada (Atos 1:8) para anunciarmos as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a luz. – 1 Pedro 2:9
  • Fazer discípulos de pessoas de todas as nações (Mateus 28:19, 20), anunciando Cristo, aconselhando e ensinando a todos com sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito a Cristo. – Colossenses 1:28.
  • Unir irmãos em comunhão entre si e com Deus num só corpo. –  1 Coríntios 12; Efésios 5:21; Romanos 12:10, 16.

A UNIDADE DA IGREJA

Quando o termo “igreja” é usado com referência à união de todos os salvos em Jesus Cristo, esta Igreja é UNA. Só há um corpo de Cristo. Mas como isso é possível se há crenças diferentes entre as igrejas-denominações que são uma expressão desse corpo?

A Bíblia, de fato, nos ensina a entrarmos de acordo quando discutimos, e que não deve haver entre nós divisões, mas pelo contrário, devemos ser unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. (1 Coríntios 1:10) Este é o ideal de Deus. Precisamos lutar por essa unidade, por nos unirmos nas doutrinas centrais da fé, e nos pontos teológicos secundários, mesmo onde há divergências de interpretação, precisamos saber nos respeitar, nos amar, assim como marido e mulher, que apesar das diferenças, são uma só carne. – Gênesis 2:24; Mateus 19:4, 5.

A CONSTITUIÇÃO DA IGREJA.

O Corpo de Cristo é formado por todas as pessoas regeneradas, desde Adão até a volta de Cristo. – Efésios 5:25.

AS ORDENANÇAS NA IGREJA.

De acordo com a Bíblia, Jesus nos deixou duas ordenanças:

  • O batismo: As igrejas cristãs, no geral, defendem o batismo bíblico por imersão. Mas há algumas como os presbiterianos que defendem o batismo por aspersão. De qualquer forma, o batismo é bíblico. – Mateus 28:19, 20; Atos 2:41, 42.
  • A Ceia do Senhor.  Segundo as Escrituras, a Ceia foi instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo. – Lucas 22:14-23; 1 Coríntios. 11:23-26.

Devemos usar dois elementos na Ceia: o cálice (com vinho dentro) e o pão que são símbolos do sangue e do corpo de Jesus.Lucas 22:19, 20.

Há três propósitos da Ceia do Senhor: (1) ser memorial da morte de Cristo (1 Coríntios 11:24, 25); (2) Promover comunhão entre os irmãos (1 Coríntios 10:16, 17); (3) e proclamar a morte de Jesus até que ele venha. – 1 Coríntios 11:26.

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL 

Os Membros da igreja local devem ser pessoas regeneradas e que façam a confirmação da sua fé nos ensinos de Cristo e dos apóstolos através da submissão ao batismo. – Atos 2:37, 38, 41, 42.

Quanto aos oficiais da igreja local, vemos nas Escrituras os seguintes:

  • Pastores que podem ser reconhecidos também como presbíteros (anciãos) ou bispos: Atos 20:17, 28; 1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:6-9; 1 Pedro 5:1 ,2;
  • Diáconos: 1 Timóteo 3:8-13; Filipenses 1:1;

E a eles devemos obediência e submissão. – Hebreus 13:17.

AUTONOMIA DA IGREJA LOCAL.

Em relação à Cristo, ela é submissa. – 1 Coríntios 11:3.

Em relação a outras igrejas e a si mesmo: No Novo Testamento, a própria congregação escolhe seus oficiais (Atos 6.1-6, 14.23), recebe membros (Romanos 14.1-2; 2 Coríntios 2.5-11), exclui membros (1 Coríntios 5.1-13), envia missionários (Atos 13.1-5) e resolve questões (Mateus 18.15-17; 1 Coríntios 6.1-8). Contudo, a autonomia não quer dizer independência. As Igrejas de Cristo devem umas às outras respeito e cooperação espiritual (Atos 15.1-6, 22-35). Todos se acham na dependência do mesmo cabeça (Efésios 4.11-16), e às faz interdependentes; há cooperação. – 1 Coríntios 5:1-13; Atos 6:1-6.

Em relação ao Estado, deve obedecer às autoridades e às suas leis, pagando os devidos impostos. (Mateus 22:21; Romanos 13:1-7) Só não obedece ao Estado quando a lei vai contrário às Escrituras. – Atos 5:29.

A DISCIPLINA NA IGREJA LOCAL.

A disciplina bíblica tem como base Mateus 18:15-17.

Ela deve visar a recuperação do irmão em pecado. – 2 Tessalonicenses 3:15; Gálatas 6:1;

Ela deve ser usada como ensino, para que os outros tenham temor. – 1 Timóteo 5:20;

Ela visa a manutenção da pureza na igreja. – 1 Coríntios 5:6-8. 

CONCLUSÃO. 

Com essas informações aprendidas, podemos observar a importância de agirmos como Igreja Corpo de Cristo. Pois as seitas, por incrível que pareça, devido à sua uniformidade dão ares de unidade. Mesmo assim, acabam demonstrando certa unidade, e isso tem atraído muitos a elas. Mas a Igreja Corpo de Cristo precisa unir-se mais e se preocupar em ser uma só Igreja.