INTRODUÇÃO
Os movimentos heterodoxos deturpam a doutrina do pecado para de alguma forma poder defender outras heresias ou práticas religiosas.
CATOLICISMO ROMANO – CRÊ QUE PARA HAVER PERDÃO DOS PECADOS HÁ A NECESSIDADE DE SE FAZER PENITÊNCIAS.
“Cristo instituiu o sacramento da Penitência para todos os membros pecadores de sua Igreja, antes de tudo para aqueles que, depois do Batismo, cometeram pecado grave e com isso perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial. É a eles que o sacramento da Penitência oferece uma nova possibilidade de converter-se e de recobrar a graça da justificação. Os Padres da Igreja apresentam este sacramento como “a segunda tábua (de salvação) depois do naufrágio que é a perda da graça.”[1]
Argumento Católico Romano – As penitências são bíblicas. Por exemplo, Davi, mesmo sendo perdoado por Deus de seu pecado de adultério e assassinato, recebeu a penitência de ter seu filho morto. (2 Samuel 12:13) Moisés foi perdoado de seu pecado (bater contra a rocha uma segunda vez), mas a sua penitência foi a de não ter entrado na terra prometida. – Números 20:12.
RESPOSTA CRISTÃ
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – Apregoam que a nossa própria morte paga os nossos pecados, por isso concluem que os justos ressuscitados serão julgados pelo que fizerem depois de sua ressurreição.
TJ – “Esses ressuscitados não serão julgados à base das ações praticadas na sua vida anterior, porque a regra em Romanos 6:7 diz: “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado.”[2]
Argumento TJ – Se a minha morte paga o meu pecado, então quando eu for ressuscitado serei analisado de acordo com minhas ações após minha ressurreição.
RESPOSTA CRISTÃ
IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA – Ensinam que Jesus leva todos os nossos pecados, mas depois, no final de tudo, eles são lançados sobre o próprio Satanás.
“Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. Quando o sumo sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do santuário os pecados, colocava-os sobre o bode emissário. Quando Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena final.”[4]
Argumento Adventista – Em Levítico 16:5-10, há dois bodes. O bode expiatório representa Jesus morrendo por nós na cruz. O emissário não pode representar Jesus porque em Levítico 16:8 ele é posto em oposição ao bode expiatório: “E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: Uma para o SENHOR e a outra para Azazel (bode emissário).”
RESPOSTA CRISTÃ
MORMONISMO – APREGOAM UM AGRADECIMENTO A ADÃO E EVA POR TEREM PECADO CONTRA DEUS, POIS GRAÇAS A ESSE PECADO A HUMANIDADE PODE SER SALVA E EXALTADA.
“Adão. [..] Sua transgressão no jardim do Éden […] fez com que ele “caísse” e se tornasse um mortal, um passo necessário para que a humanidade pudesse progredir aqui na terra. (2 Né. 2:14-29; Al. 12:21-26) Portanto, Adão e Eva devem ser honrados pelo papel que desempenharam, o que tornou possível nosso progresso eterno.”[5]
Argumento Mórmon – “Se Adão e Eva não tivessem pecado, nem filhos eles poderiam ter, pois da mesma forma que os salvos não terão filhos nos céus, Adão e Eva sem essa “queda” não herdariam a mortalidade para ter filhos. Assim, a “queda” foi um plano de Deus para que espíritos-infantis nascessem aqui e evoluíssem para um dia serem deuses. Por isso, foi uma queda entre aspas, ou uma queda ascendente.”
RESPOSTA CRISTÃ
ESPIRITISMO KARDECISTA – Ensinam que na vida atual pagamos os pecados de vidas passadas.
“Basta o arrependimento durante a vida para que as faltas do Espírito se apaguem e ele ache graça diante de Deus? O arrependimento concorre para a melhoria do Espírito, mas ele tem que expiar o seu passado.”[6]
Argumento Espírita Kardecista – Por que você acha que há pessoas que nascem cegas? Devido aos seus pecados em vidas passadas. Por isso que perguntaram a Jesus sobre o cego de nascença: “Quem pecou – foi o cego ou os pais dele?” – João 9:1-4.
RESPOSTA CRISTÃ
CONCLUSÃO
Há outras heresias contra a doutrina do pecado que foram mencionadas na aula anterior, como por exemplo afirmar que não existe mais pecado desde que Cristo morreu na cruz. A Igreja também tem convivido com heresias sobre esse tema, quando muitos movimentos nem falam mais sobre pecado, já que prega o evangelho do Deus que compreende o pecador e que deseja apenas levantar o astral do homem. Tudo isso são heresias de demônios. – 1 Timóteo 4:1.
________
[1] Catecismo da Igreja Católica, p. 398, Item 1446, Edições Loyola: São Paulo, 1999.
[2] Torre de Vigia. Estudo Perspicaz das Escrituras, p. 719. Volume 1.
[3] D. M. Lloyd-Jones. Romanos. Exposição Sobre o Capítulo 6. O Novo Homem, p. 121. Editora PES : São Paulo, 2001.
[4] Ellen G. White. O Grande Conflito, p. 421, 24ª edição. Casa Publicadora Adventista: Tatuí, 1980.
[5] O Livro de Mórmon. Guia para Estudos das Escrituras (Apêndice), p. 10, Edição de 1997.
[6] Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Questão 999.
[7] R. N. Champlin. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo: Lucas e João, p. 423. Volume 2. Editora Candeia : São Paulo, 2001.