INTRODUÇÃO

Os movimentos heterodoxos discordam das verdades da Bíblia sobre a constituição do homem, sobre a origem de sua parte imaterial, ou sobre sua situação perante Deus. Vejamos:

CATOLICISMO ROMANO – ENSINAM QUE MARIA FOI CONCEBIDA SEM PECADO.

“Deus escolheu gratuitamente Maria desde toda a eternidade para que fosse a Mãe de seu Filho: para cumprir tal missão, foi concebida imaculada. Isto significa que, pela graça de Deus e em previsão dos méritos de Cristo, Maria foi preservada do pecado original desde a sua concepção.” [1]

Argumento Católico Romano 1 – “É interessante lembrar que Nossa Senhora, veio dizer que Ela é Imaculada, concebida sem o pecado original. Este dogma foi proclamado solenemente pelo Papa Pio IX em 1854. E depois, em 1858, Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadete de Soubirous, em Lourdes, e lhe disse:” “Je sui le Imaculee Concepcion” (Eu sou a Imaculada Conceição).

Argumento Católico Romano 2 – “Que Maria é sem pecado fica evidente pelo seguinte raciocínio: A Bíblia diz que ‘dentre os nascidos de mulher, não se levantou ninguém maior que João Batista’. (Mateus 11:11) Mas evidentemente, não se conta Jesus, que foi sem pecado e veio do céu. Se não se conta Jesus, não se conta Maria entre as mulheres, exatamente porque ela nunca pecou.”

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia não ensina que na terra, além de Jesus, foi imaculado (sem pecado). – Hebreus 4:15.

De toda a humanidade, sem exceção, a Bíblia ensina que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. – Romanos 3:23.

Jesus não foi infectado pelos pecados de Maria porque era Deus-homem e seu nascimento se deu por obra do Espírito Santo. (Mateus 1:20; Lucas 1:35) Se Maria tivesse nascido sem pecado, ou algo parecido, então a Bíblia teria dito que o nascimento dela teria ocorrido pela intervenção do Espírito Santo, a fim de que o pecado  original de seus pais, Joaquim e Ana, não fossem transferidos para Maria.

Maria ofereceu dois pombos como sacrifício para perdão dos pecados. (Lucas 2:22-24) Não se trata de uma prova conclusiva, já que Jesus deve ter cumprido essa lei também, e isso não implicava em que Ele tivesse pecado.

Sobre Mateus 11:11, de fato não se conta Jesus entre os nascidos de mulher, pois Jesus era perfeito e veio do céu. Mas o fato de não se contar Jesus não significa que não devemos contar Maria como nascida de uma mulher. Maria nasceu de uma mulher? Sim, e ela se chamava Ana. Então, Maria não pode ser considerada imaculada só porque Jesus não pode ser contado entre os que nasceram de mulher, em Mateus 11:11.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – ENSINAM QUE NÃO HÁ VIDA APÓS A MORTE, MAS UM ESTADO INXISTÊNCIA, INTERROMPIDO PELA RESSURREIÇÃO.

IASD – “É importante destacar que a Bíblia afirma que o homem passou a ser uma alma vivente. Coisa alguma no relatório da criação indica que o homem recebeu uma alma – alguma espécie de entidade separada que, na criação, foi unida ao corpo do homem.” [2]

TJ – “Onde Lázaro esteve durante os quatro dias depois de sua morte? Ele não disse nada sobre ter estado em outro lugar durante esse tempo. Ele não tinha uma alma imortal que havia ido para o céu. Ao ressuscitá-lo, Jesus não estava tirando Lázaro de um lugar feliz no céu ao lado de Deus para trazê-lo de volta à Terra. Então, onde Lázaro esteve durante esses quatro dias? Simplesmente dormindo na sepultura. — Eclesiastes 9:5, 10.” [3]

Argumento TJ e IASD – Jesus disse para temermos aquele que pode destruir tanto o corpo quanto a alma, assim tanto o corpo quanto a alma não são imortais. – Mateus 10:28.

RESPOSTA CRISTÃ – Embora o livro de Gênesis não mencione a parte imaterial do homem em sua constituição, outros textos mencionam. Por exemplo, a Bíblia menciona que humanos podem matar o corpo, não a alma. (Mateus 10:28) Fala-se do espírito (sinônimo de alma) retornar a Deus após a morte do homem. (Eclesiastes 12:7) Apocalipse 6:9, 10 menciona as almas dos mártires clamando a Deus por justiça.

As palavras, hebraica e grega, para alma, nefesh e psychê, possuem vários significados (polissemia). Em Ezequiel 18:4 é a alma que peca e morre, ou seja, a pessoa como um todo, mas em Mateus 10:28 é a parte imaterial que se contrasta com o corpo.

O silêncio de Lázaro sobre a vida após a morte, após sua ressurreição, não prova a não-vida após a morte, pois argumentos de silêncio não servem para nada. Lázaro não mencionou nem que havia, nem que não havia vida após a morte.

Paulo menciona que estava entre dois desejos: Ficar com seus leitores ou morrer e estar com Cristo, este último lhe sendo muito melhor. (Filipenses 1:21-23) Desejava Paulo deixar de existir após a morte? 

Se nada sobrevive à morte do corpo, então Jesus, ao morrer, deixou de existir em sua humanidade. Se isso fosse verdade, Jesus teria desfeito a união hipostática[4] na sua morte para refazê-la na ressurreição. Todavia, a Bíblia ensina que o verbo (Deus) se fez carne (João 1:14) quando foi gerado aqui na terra. Jesus, existindo na forma de Deus, assumiu a forma humana. (Filipenses 2:5-8) A continuidade da união hipostática, desde a concepção de Jesus em Maria, é garantida pela existência de um espírito humano de Cristo que sobrevive à morte de seu corpo. Tal espírito retorna ao corpo na ressurreição de Cristo. E se Cristo, perfeitamente homem, possui um espírito que sobrevive à morte de seu corpo, nós também temos.

MORMONISMO – ENSINAM A EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO DO HOMEM ANTES DE ELE NASCER NA TERRA.

“O homem, como um espírito, é gerado e nascido de pais celestiais, e ensinado para a maturidade na mansão eterna do Pai, antes de vir à terra em um corpo temporal.”[5]

“Aqueles que tinham menor valor na pré-existência […] são conhecidos como negros. Tais espíritos são enviados à Terra através da linhagem de Caim.” [6]

Argumento Mórmon – Deus conhecia Jeremias antes mesmo de tê-lo formado no ventre da mãe dele. Isso prova que Jeremias já existia antes de nascer aqui na terra. (Jeremias 1:5) O mesmo ocorre com todos. Até Jesus, tão humano quanto nós, declarou que preexistia a sua vinda aqui na terra. – João 17:5.

RESPOSTA CRISTÃ – Deus conhece todas as pessoas antes mesmo de elas nascerem, pois Deus conta o final desde o princípio. (Isaías 46:9, 10) Ele é onisciente. Ele não só conhece o futuro, mas decide como será o futuro. Mas isso não significa que a pessoa preexista ao seu nascimento.

Jesus preexistia à sua vinda na terra porque três razões: (1) Ele é Deus criador (João 1:3), nós não somos; (2) Ele declarou: “Vós sois daqui de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu não sou daqui.” (Joao 8:23); (3) Ele foi enviado aqui para nos salvar. – João 3:16.

Em Gênesis 4:15 lemos que Deus pôs em Caim um sinal. A palavra hebraica para sinal ocorre dezenas de vezes na Bíblia, e nunca foi usada para se referir à cor da pele. Essa crença errônea serviu de base durante séculos para endossar o trabalho escravo africano e o preconceito de raça americano, bem onde surge o mormonismo.

Deus considera todos iguais, não trata as pessoas com base em preferências, mas em qualquer nação aquele que o teme e pratica a justiça lhe é aceitável. – Atos 10:34, 35.

ESPIRITISMO KARDECISTA – ENSINAM QUE O HOMEM É FORMADO DE CORPO, ALMA E PERISPÍRITO[7].

“Os Espíritos […] têm um corpo fluídico, a que se dá o nome de perispírito. Sua substância é haurida do fluído universal ou cósmico, que o forma e o alimenta. […] Durante a encarnação, o Espírito conserva seu perispírito, sendo-lhe o corpo apenas um envoltório. […] O Perispírito serve de intermediário ao Espírito e ao corpo.”[8]

Argumento Espírita Kardecista – Como o perispírito é um intermediário entre o corpo e o espírito, Paulo o chama de corpo espiritual, em 1 Coríntios 15:44.

RESPOSTA CRISTÃ – A Bíblia fala sobre corpo, alma e espírito, não perispírito. – 1 Tessalonicenses 5:23.

Na expressão “corpo espiritual”, no adjetivo espiritual, Paulo não transmite a ideia de um corpo etéreo ou imaterial; antes ele dá a entender que o Espírito Santo enche plenamente e governa esse corpo glorificado”.[9]

CONCLUSÃO

Na aula de hoje vimos várias heresias sobre o ser humano e sua constituição. Negar a existência, por exemplo, de uma alma imortal, fará com que a doutrina do Inferno de fogo não exista. Fará também que o homem Jesus tenha deixado de existir nos três dias que esteve morto, e isso poria fim por três dias à União Hipostática. Uma heresia que parece ser simples pode comprometer outras doutrinas da fé cristã. 

Na próxima aula aprenderemos verdades sobre a doutrina do pecado. – Pr. Fernando Galli.

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[1] Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, questão 96, p. 45. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2005.

[2] Nisto Cremos, p. 101. Versão On-Line. CPB, Tatuí, SP, 2017.

[3] A Sentinela 1 de janeiro de 2014, p. 14. Torre de Vigia, Tatui-SP, 2014.

[4] “A ideia de Deus habitar corporalmente aponta para a união hipostática das duas naturezas. […] A partir da encarnação, somente existe uma pessoa, a Segunda Pessoa da Trindade, com natureza divina que se une inseparavelmente à natureza humana. Em Cristo, as duas naturezas estão para sempre unidas.” – Heber de Campos. As Duas Naturezas do Redentor, p.183. Cultura Cristã : São Paulo, 2003.

[5] Gospel Principles, p. 9. Salt Lake City, UT: Church of Jesus Christ Latter-day Saints, 1985.

[6] Doctrine Old Testament Comentary, pp. 526-528. Salt Lake City, UT: Church of Jesus Christ Latter-day Saints, 1966.

[7] Veja Apêndice 8.

[8] Allan Kardec, Obras Póstumas, p. 49. 38ª. Edição, Editora FEB.

[9] Simon Kistemaker. Comentário do Novo Testamento – Exposição da 1ª. Epístola aos Corintios, p. 797. Cultura Cristã : São Paulo, 2003.