Na aula anterior tivemos um breve resumo de verdades inegociáveis no que diz respeito à Doutrina da Salvação. Veremos nesta aula alguns exemplos de como alguns grupos vão de encontro àquelas verdades.
Os grupos heterodoxos dividem os méritos da salvação em Cristo com as obras. Afirmam que a fé salva, mas não apenas elas. Sendo assim, seus seguidores são exortados a fazerem obras para fugir do castigo de Deus com suas consequências eternas, e para ganhar a salvação.
CATOLICISMO ROMANO, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E MORMONISMO – APREGOAM A SALVAÇÃO PELAS OBRAS.
ICAR – “Por que motivo os sacramentos são necessários à salvação? […] Porque conferem as graças sacramentais, o perdão dos pecados, a adoção como filhos de Deus, a conformação a Cristo Senhor e a pertença à Igreja. O Espírito Santo cura e transforma aquele que os recebem.” [1]
TJ – “Sim, trabalhamos arduamente com o fim de obter a nossa própria salvação e de ajudar outros a também serem fiéis.” [2]
SUD – “O homem tem de fazer o que pode pela sua própria salvação.”[3]
Argumentos da ICAR, TJ e SUD – A Bíblia diz que a fé, sem obras, está morta. (Tiago 2:26) Quando o jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus respondeu que ele deveria fazer uma obra: “Vender os bens e repartir”. (Lucas 18:18, 22) Tiago 2:24 diz que o homem é justificado pelas obras, não apenas pela fé.
RESPOSTA CRISTÃ – Bíblia ensina que somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé, não das obras. – Efésios 2:8, 9.
Uma vez salvo, o crente é criado para fazer boas obras, sendo assim, as boas obras servem de sinal da justificação que houve pela fé. (Efésios 2:10) É nesse sentido que somos justificados pelas obras, não apenas pela fé. Entender que somos justificados pelas obras, como esses grupos religiosos afirmam, poria Tiago 2:24 em contradição com Romanos 4:1-3, onde lemos que Abraão não foi justificado pelas obras. Assim, a fé é o elemento básico para a salvação, e as obras demonstram o fruto do relacionamento com Deus. A fé é o elemento para a pessoa entrar no Reino de Deus, as obras o elemento que a pessoa demonstra para provar que está neste reino.[4]
As obras, na verdade, devem ser praticadas pois elas são um ‘termômetro’ da nossa fé, mostrando se ela é viva ou morta; também praticamos obras como forma de gratidão a Deus por tão grandiosa salvação em Cristo Jesus.
A Bíblia diz que sé é por obras a salvação, então a graça não é mais graça, visto que graça indica favor imerecido. Se fôssemos salvos pelas obras, teríamos méritos, mas não temos. A salvação é um dom de Deus.
IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA – APREGOAM QUE GUARDAR O SABADO IMPORTA EM SALVAÇÃO.
“Que é, pois, a mudança do Sábado, senão o sinal da autoridade da igreja de Roma – “a marca da besta”; “O selo da lei de Deus se encontra no quarto mandamento […] Os discípulos de Jesus são chamados a restabelecê-lo, exaltando o Sábado…”. [5]
Argumento Adventista – Em Lucas 23:55, 56 lemos que Lucas menciona que as mulheres que visitaram o corpo de Jesus antes de sua ressurreição descansaram no sábado, conforme o mandamento. E visto que Lucas escreveu seu evangelho muitos anos depois da ressurreição de Cristo, Lucas demonstra que as mulheres guardaram o sábado após a morte de Cristo conforme o mandamento. Assim, devemos guardar o sábado.
RESPOSTA CRISTÃ – Como não sou antinomista, defendo que estamos debaixo da Lei de Cristo. (1 Coríntios 9:16) E Cristo é o Senhor do Sábado. (Mateus 12:8) E ele nunca ensinou que devemos deixar de ter um dia de descanso.
A Igreja Cristã viu o domingo como uma forma cristã de se guardar um dia de descanso e santificá-lo a Deus. Alguns judeus convertidos à Cristo chegaram até mesmo, nos primeiros séculos da Igreja Cristã, a guardar o sábado e o domingo.
Outros cristãos piedosos entendem que guardam o sábado por descansarem em Cristo e entrarem no descanso de Deus (Mateus 11:28-30; Hebreus 4:10), mas de forma alguma, junto com aqueles que guardam em sentido literal, apregoam que guardar o sábado importa em salvação, pois a Bíblia não ensina salvação pelas obras.
Também a Bíblia nada fala sobre decreto dominical, de um papa, e que Deus irá considerar a guarda do domingo como o 666 de Apocalipse 13:18. Isso tudo é fantasia da IASD.
ESPIRITISMO KARDECISTA – APREGOAM A SALVAÇÃO PELA CARIDADE E A ENCARNAÇÃO.
“Fora da caridade não há salvação.” [6]
“Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? Deus impôs a eles com o objetivo de os fazer chegar à perfeição.” [7]
Argumento Espírita Kardecista – As igrejas ensinam que a fé é mais importante que o amor, mas o próprio apóstolo Paulo ensinou que dentre a fé, a esperança e o amor, o mais importante é o amor (caridade). (1 Coríntios 13:13) E Jesus disse que necessário seria nascer de novo para ver o Reino de Deus. (João 3:3) Sendo assim, para a salvação é necessário caridade e reencarnação.
RESPOSTA CRISTÃ – Quando Paulo fala das três virtudes cristãs – fé, esperança e amor – o contexto não diz respeito à salvação, mas à prática da vida cristã. Em 1 Coríntios 13:2, ele mesmo menciona que se tivesse toda a fé para mover montanhas, mas não tivesse amor – a virtude com que se pratica a fé – ele nada seria. O amor é mais importante que a fé na prática cristã porque “Deus é amor” (1 João 4:8), porque todos os dons nada são sem o amor, mas repousam sobre ele, derivam dele.[8]
Em João 3:3, nascer de novo não é reencarnar, mas conversão a Cristo. Quando a pessoa se converte, ele nasce da água e o Espírito (3:5, 6), pois é uma nova criatura. Por isso Paulo afirma que “estávamos mortos nas transgressões e pecados […] Deus […] deu-nos vida juntamente com Cristo. (Efésios 2:1, 5) Para nascermos de novo é preciso fé, não obras, pois nesse mesmo capítulo Paulo nos ensina sermos salvos pela graça por meio da fé, não pelas obras. Assim, Jesus não impôs a reencarnação como condição para a salvação, mas todos os salvos são aqueles que nasceram de novo, da morte espiritual para a vida espiritual com Cristo.
Conclusão
Além desses, muitos outros grupos ensinam a salvação pelas obras, como a Congregação Cristã no Brasil, a Maçonaria, Igreja de Deus do Sétimo Dia. Fazer obras para ganhar salvação é reconhecer méritos no homem, mas não há nenhum. Mas fazer obras para agradecer pela salvação é bíblico, pois obras são consequência da salvação. – Efésios 2:10. – Pr. Fernando Galli.
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[1] Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, questão 224, p. 276, Edições Loyola, São Paulo, Brasil.
[2] Torre de Vigia. Nosso Ministério do Reino de Dezembro de 1984, p.1.
[3] Doutrinas de Salvação, p. 91, Vol. III.
[4] Douglas J. Moo. Tiago: Introdução e Comentário: Série Cultura Bíblica, p. 109. Vida Nova : São Paulo, 1990.
[5] Ellen Gould White. O Grande Conflito, Ed. Condensada, 1992, pp. 267, 269.
[6] Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, páginas 208, 209, Capítulo XVI, Item 7, 304a. Edição, Editora Ide.
[7] Allan Kardec. O Livro dos Espíritos, p. 94. Questão 132. 3ª. Edição, Editora Boa Nova. 2006.
[8] R. N. Champlin. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, p. 213, Volume IV. Editora Candeia : São Paulo, 1995.