Os movimentos heterodoxos de alguma forma rebaixam o ser de Deus, quer por ferir algum atributo divino, quer por enaltecer suas criaturas.

CATOLICISMO ROMANO – ENALTECE CRIATURAS, QUER NOS CÉUS, QUER NA TERRA, COM TÍTULOS ALTISSONANTES, MUITOS DELES ATRIBUÍDOS APENAS A DEUS.

“Ave Maria cheia de graça […] Santa Maria mãe de Deus.” – Oração Católica Romana.

“A beatíssima virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha do pecado original. […] Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a “abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nos céus, em Cristo” (Ef. 1,3) Ele a “escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada em sua presença, no amor (Ef 1, 4)”[1]

“Sois onipotente, ó Maria, visto que vosso Filho quer vos honrar, fazendo sem demora tudo quanto vós quereis. Os pecadores só por intercessão de Maria obtêm o perdão. Ó, mãe de Deus, vossa proteção traz a imortalidade; vossa intercessão, a vida. Em vós, Senhora, tenho colocado toda a minha esperança e de vós espero minha salvação, … Maria é toda a esperança de nossa salvação, …acolhei-nos sob a vossa proteção se salvos nos quereis ver pois só por vosso intermédio esperamos a salvação.”[2]

Argumento Católico Romano – “Maria em relação a Deus é infinitamente inferior. Mas em relação a nós é infinitamente superior.”

Importante: Leia abaixo do texto da aula 14 os 51 títulos altissonantes atribuídos a Maria.

RESPOSTA CRISTÃ

  • Quando a Bíblia diz que somos cheios do Espírito Santo, não significa que somos o canal do Espírito Santo de Deus. Da mesma forma, a ICAR deveria ensinar seus seguidores que Maria, ao ser cheia da graça de Deus, não é uma espécie de fonte dela, mas conforme o grego original afirma, ela foi agraciada, assim como os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo. – Atos 2:4.
  • Teologicamente, Maria, aqui na terra, não foi nem apenas mãe de Deus, nem apenas mãe do homem Jesus. Ela foi mãe do Deus-homem, Jesus, pois não podemos separar as naturezas de Cristo. – Lucas 1:43.
  • Maria, por mais especial que fosse para Deus, nasceu com o pecado original. Paulo ensinou que “todos pecaram”, portanto, não havia exceção. – Romanos 3:23.
  • Nenhum apóstolo atribuiu o adjetivo “imaculada” a qualquer cristão individual. Somos maculados pelo pecado, mas graças ao sacrifício de Cristo, podemos viver sem mancha, pois somos perdoados e justificados por Cristo. – 1 Timóteo 6:14; Romanos 3:24.
  • O atributo da onipotência, tanto em hebraico (el shadday) como em grego (pantokrátor), é atribuído apenas a Deus, não a criaturas angelicais ou humanas. – Êxodo 6:3; Apocalipse 1:8.
  • Efésios 1:3, 4 refere-se às bênçãos nas regiões celestiais e da eleição antes da fundação do mundo, e de ser santos e irrepreensíveis (“imaculados”) NÃO SÓ PARA MARIA, mas para os verdadeiros cristãos.
  • Em momento algum a Bíblia ensina que só através da intercessão de Maria se obtém perdão dos pecados. Se é possível que Maria e outros servos de Deus, enquanto aguardam a ressurreição dos mortos, orem a Deus por nós, a Bíblia não menciona isso, portanto não podemos tratar como doutrina essa questão, e muito menos faria de Maria a única intercessora que pudesse nos conduzir ao perdão e à salvação. Os únicos que intercedem por nós nessa posição dada a Maria pela ICAR é Jesus, em seu papel ímpar de Mediador, e o Espírito Santo. – 1 Timóteo 2:5; Romanos 8:26.
  • Todos os títulos marianos têm origem numa tradição extra-bíblica-apostólica.[3]

 

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – NEGAM O CARÁTER DA JUSTIÇA DE DEUS SOBRE AS PENAS ETERNAS E AS TROCAM PELO ANIQUILACIONISMO.

  • “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) Os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”. (Eclesiastes 9:5) Se a alma morre e está inconsciente, como ela poderia sofrer num “fogo eterno” ou mesmo sentir a dor de ficar separada de Deus para sempre?” [4]
  • “Isto suscita a pergunta: Será que o Deus Todo-poderoso criou tal lugar de tormento? […] Ele explica na sua Palavra: “Construíram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e suas filhas, coisa que eu não havia ordenado e que não me havia subido ao coração.” — Jeremias 7:31. Pense nisso. Se a mera ideia de assar pessoas no fogo nunca subira ao coração de Deus, parece razoável que ele tenha criado um inferno ardente para os que não o servem? A Bíblia diz que “Deus é amor”. (1 João 4:8) Será que um Deus amoroso realmente atormentaria pessoas para sempre? Faria você tal coisa?”[5]
  • “Os que, porém, não alcançaram o perdão, mediante o arrependimento e a fé, devem receber a pena da transgressão: “o salário do pecado”. Sofrem castigo, que varia em duração e intensidade, “segundo suas obras”, mas que finalmente termina com a segunda morte. […] Diz um escritor inspirado: “Ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar e não aparecerá.” E outro declara: “E serão como se nunca tivessem sido.” Sal. 37:10; Obad. 16. Cobertos de infâmia, mergulham, sem esperança, no olvido eterno” [6]

Argumento TJ e Adventista – Deus é amor e justo, por isso, não tortura pessoas pela eternidade. – 1 João 4:8.

RESPOSTA CRISTÃ

  • Não devemos usar nossos critérios e sentimentalismos na interpretação de como Deus executa sua justiça. – Isaías 55:8, 9.
  • O amor de Deus anda de mãos dadas com sua justiça. – João 5:28, 29.
  • Conforme Jeremias 7:31, o que jamais passou pelo coração de Deus foi oferecer crianças em sacrifícios a deuses pagãos. (Jeremias 32:35) Mas se nós não podemos matar crianças no fogo, Deus pode. – Judas 7.
  • Deus transformou 40 dias de murmuração em 40 anos de peregrinação para se entrar na terra prometida. Se para um pecado passível de correção, Deus puniu o povo dessa forma, qual o problema de se crer que Deus pune para sempre o pecado incorrigível contra o Espírito Santo, que inclui jamais ter aceitado a Cristo até o dia da morte? – Mateus 12:31, 32.
  • Em Apocalipse, a Bíblia diz que os que vão para a segunda morte são jogados vivos ali (19:20), serão atormentados pelos séculos dos séculos (20:10).
  • Os ímpios não mais existirão aqui na terra (Salmos 37:10), mas irão para o inferno preparado para o diabo e seus anjos. – Mateus 25:41.

MORMONISMO – APREGOAM O PLURALISMO DE DEUSES, OU SEJA, CADA PESSOA DA TRINDADE É UM DEUS DISTINTO DO OUTRO; DEUS UM DIA FOI HOMEM COMO A GENTE E QUE CADA MÓRMON SALVO PARA VIVER NO REINO CELESTIAL, DO SEXO MASCULINO, SE TORNARÁ UM DEUS.

“Cada uma das pessoas é um Deus, é evidente […] que existe uma pluralidade de deuses. Para nós, falando no sentido finito adequado, esses três são os únicos deuses que adoramos. Mas, além desses, há uma infinidade de santos, tirados de um sem número de mundos, que passaram pela elevação e são, portanto, deuses.”[7]

“A Igreja proclama essa verdade eterna: Como o homem é, Deus foi; como Deus é, o homem poderá vir a ser.” [8]

Argumento Mórmon – A Bíblia ensina que seremos deuses. Moisés foi chamado de Deus pelo próprio Deus. (Êxodo 7:1) Os juízes também são chamados de Deuses (Salmos 82:6) e Jesus concordou com isso. (João 10:34) E o próprio Apóstolo Paulo afirma que há muitos Deuses, quer nos céus, quer na terra.  (1 Coríntios 8:5, 6) E em 2 Pedro 1:4, diz que participaremos da natureza divina.

RESPOSTA CRISTÃ

  • A Bíblia ensina um só Deus por natureza, e que ele é o primeiro e o último. – Isaías 44:6.
  • Servos fiéis de Deus são chamados de “deus” por representarem Deus aqui na terra. É o caso de Moisés.
  • Os juízes foram chamados de “deuses” porque “pronunciavam julgamentos de vida e morte contra o povo”[9], mas olhando para o contexto o uso de “deuses” para os juízes é no sentido irônico. Na verdade, eles eram péssimo exemplo de como representarem a Deus na terra, pois julgavam injustamente, favoreciam os ímpios. E por isso cairiam e morreriam. – Salmos 82:1-3, 7.
  • Perceba que tanto em Salmos 82:6 e João 10:34, diz-se que os juízes são deuses, não que serão. Mas os mórmons afirmam que eles só serão deuses depois de salvos (exaltados). Então, esses textos não defendem a doutrina mórmon.
  • Os deuses de 1 Coríntios 8:5, 6 referem-se aos deuses falsos da religião greco-romana. Embora houvessem os que se chamassem deuses naquela religião falsa, para os cristãos há um só Deus, afirma Paulo.
  • Em 2 Pedro 1:4, a palavra grega “participar” é “koinónos”, e denota não apenas o que se tem em comum, mas a qualidade de ser “parceiro”, “companheiro”.[10] Assim, não seremos deuses por natureza, mas parceiros e companheiros íntimos da divindade única.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. NÃO CREEM NA TRINDADE, AFIRMANDO QUE ELA É UM ENSINO PAGÃO, NEGAM QUE O PAI JEOVÁ SEJA ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

“No entanto, no terceiro século, certos clérigos influentes, encantados pelo ensino trinitarista de Platão, filósofo grego, pagão, começaram a remodelar a Deus para que ele se encaixasse na fórmula da Trindade.”[11]

“Salomão, construtor do templo em Jerusalém, declarou que os “céus, sim, o céu dos céus”, não podem conter a Deus. (1Rs 8:27) […] A declaração de Salomão não significa que Deus não tenha um lugar específico de residência. Tampouco significa que ele seja onipresente, no sentido de literalmente estar em toda a parte e em tudo. Isto se pode ver em Salomão falar também de Jeová como ouvindo “desde os céus, teu lugar estabelecido de morada”, isto é, os céus do domínio espiritual. — 1Rs 8:30, 39.” [12]

“A capacidade de escolher usar ou não a presciência pode ser ilustrada por um recurso da tecnologia moderna. Alguém que gravou um evento esportivo tem a opção de assistir os momentos finais da partida a fim de saber o resultado. Mas ele não precisa fazer isso. Quem poderia criticá-lo se ele escolhesse assistir à partida inteira, desde o começo? De maneira similar, o Criador pelo visto preferiu não ver como as coisas terminariam. Ele preferiu esperar e ver como seus filhos na Terra se comportariam à medida que os eventos ocorressem.”[13]

Argumento TJ – “Não cremos num deus de três cabeças. Jeová é um só Jeová, não três. (Deuteronômio 6:4) Jesus disse que o Pai, Jeová, está nos céus, não em toda a parte. (Mateus 6:9) E que Jeová só sabe o futuro quando quer fica evidente pelo fato de ele ter dito a Abraão: “Agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu único filho”. (Gênesis 22:12) Se Jeová soubesse que Adão e Eva pecariam, ele seria o culpado pelo pecado e pelo sofrimento humano.”

RESPOSTA CRISTÃ

  • Nós também não cremos num Deus de três cabeças, ou tríades, ensinadas entre povos pagãos (três deuses numa só imagem). Cremos que o único Deus YHWH é o Pai (1 Coríntios 8:5, 6), o Filho (João 20:28) e o Espírito Santo (Atos 5:3, 4). Um só Deus em três Pessoas distintas.
  • Jesus não disse “pai nosso que só estás nos céus”. A Bíblia diz que Deus está em toda a parte. Para qualquer lugar que fôssemos, lá ele estaria. – Salmos 139:7-12.
  • Quando a Bíblia diz que o lugar de morada de Deus é nos céus, trata-se de uma forma de se dizer que os caminhos deles são infinitamente mais altos do que os nossos. – Isaías 55:8, 9.
  • Se a Bíblia diz que o céu dos céus não pode conter Deus, isso significa que ele está em todos os lugares. – 1 Reis 8:27.
  • Deus criou Adão e Eva ciente de que eles pecariam, por isso antes mesmo da fundação do mundo já decretou a morte de Jesus para nos salvar. – Apocalipse 13:8.
  • A Bíblia diz que Deus conta o final desde o princípio. – Isaías 46:9, 10.
  • Se todos os nossos dias estão escritos no livro de Deus (ou na memória dele), isto significa que Deus sabe de tudo. – Salmos 139:16.
  • Enquanto o deus TJ decide se vai assistir ou não uma partida ou filme até o final, o Deus da Bíblia já conhece o final de todos os jogos e filmes.

 

ESPIRITISMO KARDECISTA. NEGAM O CARÁTER DA JUSTIÇA DIVINA PARA O PECADOR IMPENITENTE, TROCANDO A DOUTRINA BÍBLICA DO INFERNO DE FOGO PELA DOUTRINA ESPÍRITA DO CARMA.

“O dogma do inferno – de uma região horrível de dores, sem esperança, sem termo, síntese de todas as dores, de todas as agonias, de todas as angústias, de todos os suplícios que possam conceber o coração mais desumano, a mais requintada crueldade, é, como o dogma do diabo, uma grande blasfêmia e a negação de Deus, em sua bondade, sua misericórdia, em sua justiça, em sua sabedoria, e, pode-se acrescentar, em sua imensidade […].”[14]

“Carma. […] débitos ou créditos perante a Justiça Divina, resultantes de nosso procedimento em encarnações anteriores […].”[15]

“O inferno é a nossa consciência; é o remorso que nos acompanha sempre, depois que cometemos um crime, e enquanto o não resgatarmos.”[16]

Argumento Espírita Kardecista – “Se alguém mata, na outra vida será assassinado, assim ele aprenderá com a dor e evoluirá para não mais assassinar.”

RESPOSTA CRISTÃ

  • Jesus é quem nos purifica do pecado, não nós a nós mesmos em sucessivas vidas. – 1 João 1:7.
  • Não podemos nos valer de sentimentalismos humanos para determinar como Deus deve julgar pecadores.
  • Se um assassino deverá ser assassinado para se redimir, conforme apregoa a doutrina do carma, então aquele que assassina o que assassinou na vida passada deverá ser assassinado numa vida futura, e isso jamais terá fim!
  • Muito mais amoroso é o Deus que seria capaz de perdoar os piores assassinos, genuinamente arrependidos, e dar-lhes o alívio da boa consciência e a vida eterna. – Mateus 11:28-30; Lucas 23:43.

CONCLUSÃO

Conforme percebemos, por mais que as seitas retirem algo da pessoa de Deus, seus ensinos não resistem à analise Bíblica. Além desses grupos mencionados acima, há outros que impessoalizam o próprio Deus, afirmando ser Ele um ser impessoal, como uma força. Mas a Bíblia atribui a Deus sentimentos, vontade própria e intelecto. Outras afirmam que Deus é tudo e tudo é Deus. A isso chamamos de panteísmo. Mas a Bíblia não apoia essa crença. Deus não é cada ponto da criação, mas está em cada ponto dela, e de forma plena. E já existe também o ateismo militante, que fazem até cultos a si mesmos, para negar a existência de Deus. Mas isto é muita fé, afirmar que tudo veio à existência por acaso, sem a participação de um Deus criador.

___________________

[1] Catecismo da Igreja Católica, pp. 138, 139, Item 491, 492, Edições Loyola: São Paulo, 1999.

[2] Glórias de Maria”, S. Afonso de Ligório, Editora Santuário – Aparecida – SP, edição de 1989, pp. 76-77, 147.

[3] Veja 51 títulos marianos mais abaixo:

[4] Torre de Vigia. A Sentinela de 1 de novembro de 2013, p. 6.

[5] Torre de Vigia. Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, pp. 81, 82.

[6] Ellen Gould White. O Grande Conflito, pp. 544, 545.

[7] McConckie, p. 576.

[8] Talmage, James E. Regras de Fé, 1983, p. 389.

[9] Ron Rhodes $ Marian Bodine. Argumentando com os Mórmons a Partir das Escrituras, p. 239. CPAD, Rio de Janeiro, 2006.

[10] W.F. Vine. Dicionário Vine, p. 851. CPAD: Rio de Janeiro, 2002.

[11] Torre de Vigia. A Sentinela 1 de junho de 2000, p. 5.

[12] Torre de Vigia. Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 1, p. 488.

[13] Torre de Vigia. A Sentinela 1 de novembro de 2011, p. 14.

[14] Amigó Y Pellicer, José. Roma e o Evangelho: Estudos Filosóficos-Religiosos, e Teóricos Práticos, Pt 2, Comunicações ou Ensinos dos Espíritos.

[15] CALLIGARIS, Rodolfo. As Leis Morais: Segundo a Filosofia Espírita. 12a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. – Conhecimento do futuro.

[16] IMBASSAHY, Carlos. À Margem do Espiritismo: Refutação à Crítica Feita À Critica À Parte Filosófica do Espiritismo, p. 157. 4a ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002.

__________



Cinquenta e Um Títulos Atribuídos a Maria de Nazaré que compõem a “ladainha lauretana” e as inúmeras derivações, carinhosamente a Ela devotadas, por seus filhos gerados ao pé da Cruz.[1]

01 – Sancta Maria = Santa Maria

02 – Sancta Dei genitrix = Santa Mãe de Deus

— Santa Maria Mãe de Deus

— Nossa Senhora Madre de Deus

03– Santa virgo virginum = Santa Virgem das virgen

— Nossa Senhora Menina

04 – Mater Christi = Mãe de Jesus Cristo

— Nossa Senhora da Esperança

— Mãe da Santa Esperança

— Mãe da Esperança

— Estrela da Esperança

05 – Mater ecclesiae = Mãe da igreja

— Nossa Senhora Mãe dos Homens

— Nossa Senhora Mãe da Igreja

06 – Mater divinae gratiae = Mãe da divina graça

— Nossa Senhora da Abundância

— Nossa Senhora da Graça

— Nossa Senhora das Graças

— Nossa Senhora da Divina Providência

— Nossa Senhora Mãe da Providência

— Nossa Senhora Medianeira

— Nossa Senhora Medianeira de todas as graças

07 – Mater puríssima = Mãe puríssima

— Nossa senhora da correia

08 – Mater castissima = Mãe castíssima

09 – Mater inviolata = mãe sempre virgem

10– Mater intemerata = Mãe imaculada

— Imaculada Conceição

— Imaculado Coração

— Imaculado Coração de Maria

— Nossa Senhora do Sagrado Coração

11 – Mater Amabilis = Mãe amável

— Mãe amável

— Nossa Senhora do divino Amor

12 – Mater admirabilis = Mãe admirável

13 – Mater boni consilii = Mãe do Bom Conselho

— Nossa Senhora do Bom Conselho – 26/04

14 – Mater Creatoris = Mãe do Criador

— Mater viventium = Mãe dos viventes

— Nossa Senhora Mãe da Vida

15 – Mater salvatoris = Mãe do Salvador

— Nossa Senhora das Dores – 15/09

— Nossa Senhora do Calvário

16 – Virgo prudentíssima = Virgem prudentíssima

17 – Virgo veneranda = venerável = digna de honra

— Nossa Senhora da Encarnação

— Nossa Senhora da Anunciação – 25/03

— Nossa Senhora da Natividade

— Nossa Senhora da Visitação

— Nossa Senhora da Apresentação de Natal

— Nossa Senhora do Presépio

— Nossa Senhora da Apresentação

— Nossa Senhora da Purificação

18 – Virgo predicanda = Virgem louvável = digna de louvor

— Virgem louvável

— Virgem digna de louvor

19 – Virgo potens = Virgem poderosa

— Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

— Nossa Senhora Perpétuo Socorro

— Nossa Senhora do Bom Socorro

— Nossa senhora dos Milagres

20 – Virgo clemens = Virgem clemente

— Nossa Senhora da Piedade – 02/02

— Nossa Senhora de Misericórdia

— Nossa Senhora da Soledade

21 – Virgo Fidelis = Virgem fiel

— Nossa Senhora da Fé

— Nossa Senhora da Fidelidade

— Nossa Senhora da Confiança

22 – Speculum justitiae = Espelho de justiça

— Nossa Senhora do bom Despacho:

23 – Sedes sapientiae = Sede da sabedoria

— Nossa Senhora da Boa Nova:

— Nossa Senhora da Evangelização

— Estrela da Nova Evangelização:

— Nossa Senhora da Guia:

— Nossa Senhora da Pena

24 – Causa nostrae laettiae = Causa da nossa alegria

— Nossa Senhora da Alegria

— Nossa Senhora do Bom Sucesso:

— Nossa Senhora da Glória

— Nossa Senhora das Maravilhas

— Nossa Senhora dos Prazeres

— Nossa Senhora do Sorriso

— Nossa Senhora das Vitórias

— Nossa Senhora da Vitória

25 – Vas spirituale = Vaso espiritual = Templo do Espírito santo

26 – Vas honorabile = Tabernáculo da eterna glória

Vaso digno de honra

27 – Vas insigne devotionis = moradia consagrada a Deus

— Vaso insigne de devoção

28 – Rosa mystica = Rosa mística

— Nossa Senhora da Rosa mística

— Nossa Senhora das Rosas

29 – Turris davidica = Torre de David

30 – Turris ebúrnea – Torre de marfim = fortaleza inexpugnável

31 – Domus áurea = Casa de ouro – Santuário da presença de Deus:

— Nossa Senhora do silêncio

32 – Foederis arca = Arca da aliança:

— Mãe do Divino amor

— Mãe do Supremo amor

— Nossa Senhora do Amor Divino

33 – Janua coeli = Porta do Céu

— Nossa Senhora d`Ablon – 15/08 – Ablon, França

— Nossa Senhora da Abadia – 15-08-

— Nossa Senhora de Absan – 09/01 – Absan, Suiça

— Nossa Senhora de Almudena – Madrid na Espanha

— Nossa Senhora de Aparecida – 12/10

— Nossa Senhora de Aquiropita – 15/08

— Nossa Senhora da Arábia

— Nossa Senhora da Áustria

— Nossa Senhora de Belém

— Nossa Senhora do Brasil – 22/02

— Nossa Senhora das Brotas

— Nossa Senhora do Cabo da Boa Esperança

— Nossa Senhora do Caravaggio – 26/05

— Nossa Senhora do Carmo – 16/06

— Nossa Senhora do Monte Carmelo

— Nossa Senhora de Ceuta

— Nossa Senhora de Comandaroba

— Nossa Senhora de Copacabana – 05/08

— Nossa Senhora de Czestochowa 0 20/08

— Nossa senhora do Monte Claro

— Nossa Senhora de Fátima – 13/05

— Nossa Senhora do Rosário de Fátima

— Nossa Senhora das Filipinas

— Nossa Senhora de Guadalupe – 12/12

— Nossa Senhora do Japão

— Nossa Senhora da Lampadosa

— Nossa Senhora da Lapa – 08/12

— Nossa Senhora do Líbano – 1º domingo de maio

— Nossa Senhora de Loretto – 10/12

— Nossa Senhora de Lourdes – 11/02

— Nossa Senhora de Lujan

— Nossa Senhora de Luxemburgo

— Nossa Senhora de Medjugorje – 25/06

— Nossa Senhora das Mercês – 24/09

— Nossa Senhora do Monte

— Nossa Senhora do Monserrat – 27/04

— Nossa senhora do Muquém

— Nossa senhora de Nazaré

— Nossa Senhora das Neves – 05/08

— Nossa Senhora do Ó

— Nossa Senhora da Oliveira

— Nossa Senhora da Penha – 8º dia após Páscoa

— Nossa senhora da Penha de França

— Nossa Senhora do Pilar – 12/09

— Nossa Senhora de Pompéia

— Nossa Senhora do Porto

— Nossa Senhora do Rocio

— Nossa Senhora de Salette – 19/09

— Nossa Senhora de Sion – 20/01

— Nossa Senhora da Venezuela

— Nossa Senhora dos Xavantes

— Nossa Senhora do Zaire

— Nossa Senhora da Candeia

— Nossa Senhora da Candelária

— Nossa Senhora da Divina Luz

— Nossa Senhora da Luz

— Nossa Senhora da Luz Divina

34 – Stella matutina = Estrela da manhã

— Ave Maristela

— Estrela da Nova Evangelização

— Nossa Senhora Estrela do Mar

— Nossa Senhora da Estrela

— Nossa Senhora das Estrelas

— Nossa Senhora dos Mares

— Nossa Senhora dos Navegantes

35 – Salus infirmorum = Saúde dos enfermos:

— Nossa Senhora da Agonia

— Nossa Senhora da Cabeça

— Nossa Senhora dos Remédios

— Nossa Senhora da Saúde

36 – Refugium peccatorum = Refúgio dos pecadores:

— Nossa Senhora desatadora dos nós

37 – Consolatrix aflitorum = Consoladora dos aflitos

— Nossa Senhora dos Aflitos

— Nossa Senhora das Angústias

— Nossa Senhora da Consolação

— Nossa Senhora dos Desamparados

— Nossa Senhora do Desterro

— Nossa Senhora das Lágrimas

— Nossa Senhora do Livramento

— Nossa Senhora das Necessidades

— Nossa Senhora do Pranto

— Nossa Senhora da Saudade

38 – Auxilium christianorum = Auxílio dos cristãos

— Nossa Senhora Auxiliadora – 24/05

— Nossa Senhora Rainha Auxiliadora

— Nossa Senhora da Ajuda

— Nossa Senhora do Amparo

— Nossa Senhora da Boa Viagem

— Nossa Senhora da Boa Hora

— Nossa Senhora da Boa morte

— Nossa Senhora do Bom Parto

— Nossa Senhora da Carpição

— Nossa Senhora da Ceuta ou do Bastão

— Nossa Senhora da Escada

— Nossa Senhora do Leite

— Nossa Senhora da Lactação

— Nossa Senhora da Misericórdia

— Nossa Senhora das Misericórdias

— Nossa Senhora do Parto

— Nossa Senhora do Povo

— Nossa Senhora do Povo Romano

— Nossa Senhora do Patrocínio

— Nossa Senhora da Peregrinação

— Nossa Senhora da Ponte

— Nossa Senhora do Trabalho

39 – Regina angelorum = Rainha dos Anjos

— Nossa Senhora dos Anjos

— Nossa Senhora Rainha da Infância

40 – Regina patriarcarum = Rainha dos Patriarcas

41 – Regina propfetarum = Rainha dos Profetas

42 – Regina apostolorum = Rainha dos Apóstolos

— Nossa Senhora de Pentecostes

— Nossa Senhora Divina Pastora

— Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

— Mãe do Bom Pastor

— Mãe Divina pastora

43 – Regina Martirum = Rainha dos Mártires

— Nossa Senhora dos Mártires

44 – Regina confessorum = Rainha dos Confessores

45 – Regina virginum = Rainha das Virgens

46 – Regina sanctorum omnium = Rainha de todos os santos

— Nossa Senhora Rainha do Céu

— Nossa Senhora Rainha dos homens

— Nossa Senhora Rainha

47 – Regina sine labe iriginali concepta = Rainha concebida sem pecado original

48 – Regina in caelum assumpta = Rainha assunta ao Céu

— Nossa Senhora Assunta ao Céu

— Nossa Senhora da Assunção

49 – Regina sacratissimi rosarii = Rainha do sacratíssimo Rosário

— Nossa Senhora do Rosário

— Nossa Senhora do Terço

— Nossa Senhora do rosário de Fátima

50 – Regina familiae = Rainha da família

— Nossa Senhora da Sagrada Família

51 – Regina pacis = Rainha Paz

— Nossa Senhora da Paz

— Nossa Senhora Rainha da Paz

[1] Internet: https://sites.google.com/site/mariavirgemmae/titulos-marianos