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Nesta aula iremos abordar verdades sobre Deus que lhe ajudarão no evangelismo de adeptos de seitas quando eles, de alguma forma, deturparem algum fato bíblico sobre o ser, o caráter ou a essência de Deus. É importante que nessas aulas sobre o ser de Deus você leia a lição e examine todos os textos bíblicos, pois excepcionalmente não estamos explicando em vídeo tais textos, já que os vídeos abaixo que falam sobre Trindade tomam muito tempo do aluno.

Há dois vídeos abaixo sobre a doutrina da Trindade. Mas você DEVERÁ ler o texto da aula também, pois trata-se de matária importante para você aprender a refutar os ensinos das seitas contra o ser de Deus na S aulaS 13 e 14.

DEUS É UM SER PESSOAL.

Muitas seitas modernas relacionadas com as ideias do antigo movimento Nova Era apregoam Deus como algo cósmico, uma energia, uma força em ação, um mover-causa de tudo o que existe, o qual controla tudo e a todos mecanicamente mas não moralmente. Todavia, a Bíblia define Deus um ser pessoal pelos seguintes textos e razões:

– As Pessoas da Trindade se relacionam entre si. Jesus, chamado de o Lógos (ou a Palavra), em João 1:1-3, é descrito como estando com Deus antes de haver mundo criado. Jesus também disse a seu Pai sobre a glória que tinha junto a ele antes de haver mundo. (João 17:5) Fala-se também do Espírito Santo ser enviado por Jesus da parte do Pai e que este Espírito Santo não age por conta própria, mas fala apenas do que ouve, evidentemente do Pai. – João 15:26, 16:13, 14.

– As Pessoas da Trindade (Deus) se relacionam com suas criaturas. O Pai comunica sua Palavra com o homem, dando-lhe normas, como não comer do fruto proibido ou dar-lhes mandamentos (Gênesis 2:16, 17; Êxodo 20:1-17). O Filho se relaciona com suas criaturas agindo em prol delas antes de sua encarnação, por exemplo, por afirmar que quis reunir os filhos de Jerusalém (Lucas 13:34), em sua encarnação convivendo com pessoas (os quatro evangelhos são prova disso), e após a sua morte e ressurreição quando se manifesta a seus discípulos e promete estar com eles até o fim do mundo. (João 20:17-29; Mateus 28:18-20) O Espírito Santo se relaciona com o homem capacitando-o a tarefas especiais (Êxodo 31:1-5; Juízes 3:10; 6:34), convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8) e intervindo na própria salvação do homem (Joao 3:3-6), dando testemunho aos salvos de que eles são filhos de Deus. – Romanos 8:16, 17.

Sobre a pessoalidade de Deus, o teólogo Charles Hodge escreveu:

“O Deus da Bíblia é uma pessoa. Ele falou a Adão. Revelou-se a Noé. Entrou num pacto com Abraão. Conversou com Moisés, como um amigo conversa com seu amigo. Por toda a parte ele usa pronomes pessoais. Ele diz: ‘Eu sou’, esse ‘é o meu nome’. Eu sou o Senhor vosso Deus. Eu sou misericordioso e gracioso. Invoca-me e eu te responderei. Como um pai se apieda de seus filhos, assim o Senhor se apieda dos que o temem. Ó tu, que ouves a oração, a ti virá toda carne. Nosso Senhor pôs em nossos lábios palavras que revelam que Deus é espírito e tudo o que está implícito em ser espírito, quando nos ensina a orar: ‘Pai nosso, que estás no céu. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade'(…). Segundo a Bíblia, e segundo os ditames de nossa própria natureza, tanto da razão quanto da consciência, Deus é espírito; e, sendo espírito, é necessariamente uma pessoa; um Ser que pode dizer Eu, e a quem podemos dizer Tu.” – Teologia Sistemática, p. 213.

Sendo assim, temos boas razões para crermos que um Deus pessoal e inteligente criou seres dotados de inteligência também. Ou seja, um SER PESSOAL criando seres pessoais.

DEUS É ONISCIENTE.

A Bíblia ensina que Deus sabe de todas as coisas. Ele conta o final desde o princípio. (Isaías 46:9, 10) Antes que a palavra saia de nossa boca, Ele já sabe o que diremos. (Salmos 139:4) Em Jesus estão contidos todos os tesouros da sabedoria. (Colossenses 2:3) Jesus é a sabedoria de Deus que existia antes de tudo. – Provérbios 8:22-25; 1 Coríntios 1:24.

Mas algumas seitas apregoam uma onisciência divina estranha às Escrituras. Afirmam que Deus sabe de todas as coisas do passado e presente, mas do futuro apenas quando Ele deseja saber. Mas a pergunta é: Quem pôs o futuro lá na frente para Deus desejar conhecê-lo?

Outras seitas ainda afirmam que Deus decidiu não saber tudo, por isso, Ele ficou surpreso quando descobriu que Abraão tinha fé nEle, e exclama: “Agora sei que me temes” (Gênesis 22:12). Outros, nessa mesma linha de sabedoria seletiva, chegam a afirmar que Deus não sabia que Adão e Eva pecariam, pois se tivesse sabido seria o responsável moral pelo pecado e suas consequências. Todavia, é óbvio que Deus já sabia que Adão e Eva pecariam e que Abraão o temeria, afinal o próprio Deus afirma contar o final desde o princípio (Isaías 46:9, 10), sem haver menção alguma de que o faça apenas quando quer.

Deus, mesmo sabendo de antemão do pecado de Adão e Eva decidiu os criar porque também decidiu salvá-los, bem como seus descendentes, do pecado e da morte através de Jesus Cristo. É por isso que se diz que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo (Apocalipse 13:8), pois no tempo de Deus (kairosgrama), antes mesmo da criação, queda e salvação do homem ocorressem em nosso tempo (cronograma), tudo isso já era na mente de Deus uma realidade antes de haver mundo. E se Jesus sabia que Pedro iria negá-lo, por que Deus não saberia que Adão e eva iriam pecar?

No caso de Abraão, Deus diz “agora sei que me temes” como forma de confirmar a Abraão este fato já sabido por Deus, como um pai, que mesmo sabendo das habilidades de seu filho em matemática, ao receber o resultado da prova, lhe diz: “Agora sei que és um bom aluno de matemática”.

Sobre a onisciência de Deus, o teólogo Wayne Gruden se expressa da seguinte forma:

“Nossa definição do conhecimento de Deus implica que Deus conhece tudo num “ato simples” […] no sentido de “não dividido em partes”. Isto significa que Deus está sempre plenamente consciente de tudo. Se ele quisesse dizer o número de grãos de areia da praia ou o número de estrelas do céu, não teria de contá-las rapidamente como uma espécie de computador gigantesco, nem teria de procurar lembrar-se do número por se tratar de algo em que já não pensava havia algum tempo. Antes, ele sabe de todas as coisas simultaneamente.” – Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva. Página 137. Editora Vida Nova. 2005.

Então, as seitas pecam grave contra Deus, assemelhando-o a um ser humano que aprende com o futuro.

DEUS É ONIPRESENTE.

A Palavra de Deus também nos revela Deus como sendo onipresente. O que isto significa? O teólogo Wayne Gruden define assim: “Deus não tem tamanho nem dimensões espaciais e está presente em cada ponto do espaço com todo o seu ser; ele, porém, age de modos diversos em lugares diferentes.” – Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva, p. 121.

Em Jeremias 23:23, 24, Deus afirma que Ele enche os céus e a terra. No Samos 139:7-10 afirma que para onde formos Deus está. Em 1 Reis 8:27 revela-nos que os céus dos céus não podem contem Deus.

Há seitas que apregoam Deus como não sendo onipresente. Raciocinam: “O próprio Jesus afirmou que Deus, o Pai, está nos céus (Mateus 6:9), sendo assim não está em toda a parte”. Outros citam 1 Reis 19:11, 12, onde Deus passa diante de Elias, e o relato diz: “Então o SENHOR passou, e um grande e forte vento separava os montes e despedaçava os penhascos diante do SENHOR; mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento veio um terremoto; mas o SENHOR não estava no terremoto. E depois do terremoto veio fogo; mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz mansa e suave.” Então, os sectários raciocinam: “Como Deus pode ser onipresente se Ele não estava no vento, no terremoto e no fogo?”

Em contrapartida, afirmamos que as seitas não compreendem os textos que citam à luz da linguagem de Deus. Afirmar na oração do Pai-Nosso que o Pai está nos céus não tem a pretensão de delimitar Deus a um espaço, mas de mostrar sua superioridade em relação a nós. Por isso Ele é chamado de Altíssimo sobre toda a terra, aquele que está no mais alto dos céus. (Salmos 83:18; Lucas 2:14) Fala-se de seus pensamentos serem acima dos nossos em superioridade assim como os céus são mais altos do que a terra. (Isaías 55:10, 11) Quando lemos que sua morada é nos céus entendemos que Ele está infinitamente acima de nós. Todavia, Ele faz morada em nós, porque também está em nós, se relacionando conosco. – João 14:23; 1 Coríntios 6:19.

Quanto ao caso de Elias, de Deus não estar no vento, no terremoto e no fogo, uma resposta simples: Deus se manifestou a Elias de uma forma que Elias percebesse a presença dEle. Elias não poderia perceber Deus presente em toda a parte, mas apenas onde ele estava. O relato diz que “Deus passou”. Assim, nesta manifestação, o relato inspirado narra sobre a presença de Deus do ponto de vista de Elias. Ele “viu” Deus passar, de forma limitada é claro, pois quem ver Deus morre. (Êxodo 33:20) E nessa manifestação limitada, Elias percebeu a presença de Deus num local apenas. Como não percebeu a presença de Deus no vento, no terremoto e no fogo, o relato afirma que Deus não estava nesses três elementos, na acepção de não se fazer ser percebido por Elias. Veja que Elias não viu Deus em lugar nenhum, mas percebeu Deus através de uma voz mansa e suave. Deus se revelou assim a Elias: Não em locais, ou em meios de se fazer julgamentos, mas através da sua voz mansa e suave à consciência do abatido Elias. Era um convite de Deus para Elias confiar em sua voz acima de tudo. É isso o que o texto quer dizer.

DEUS É ETERNO

A Bíblia revela Deus como não tendo princípio e nem fim. No Salmos 90:2 se diz que Ele é Deus de eternidade à eternidade. Mas precisamos ir mais a fundo com esta definição.

Em sentido bem profundo, Deus não existe, mas DEUS É. O tetragrama divino YHWH vem do verbo hebraico SER. Por isso, Deus se revela como o EU SOU. (Êxodo 3:14; João 8:52) O que existe são as criações de Deus. Mas Deus não foi criado. Por isso Ele é independente, ou seja, Ele não precisou de ninguém para SER.

Raciocine: Deus criou todas as coisas por meio de Jesus, com o poder do Espírito Santo. (Gênesis 1:1, 2; Colossenses 1:15-18). A Bíblia diz que nada do que existe, existe sem a Criação de Deus por meio de Jesus. Sim, Deus criou tudo o que existe, quer no mundo físico, quer no mundo espiritual. Isto inclui o tempo e o espaço, quer no mundo físico, quer no mundo espiritual. Se Deus criou o tempo e o espaço de e em qualquer mundo possível, então Deus já É antes do tempo e do espaço. Por isso Ele é Deus o Eterno Onipresente, porque Ele não depende do tempo e do espaço, mas quando cria o tempo e o espaço Ele está em todas as esferas do tempo e do espaço. E Jesus também, pois foi usado pelo Pai para criar tudo, incluindo o tempo e o espaço. O mesmo se dá com o Espírito Eterno e onipresente de Deus.

Sendo assim, a eternidade de Deus não é temporal, nem espacial, mas é o ESTADO ETERNO DE DEUS, IMUTÁVEL.

Todavia, há seitas que discordam disso de forma absurda. Por exemplo, há algumas delas que apregoa que todo bom adepto dela um dia será Deus, pois até mesmo o Deus criador um dia foi em outro mundo um bom adepto e, ao ser recompensado por um Deus anterior a ele, tornou-se Deus e criador. Isto não tem o menor cabimento.

Mas para provarem essa teoria maluca, usam o Salmos 82:6, onde lemos: “Vós sois deuses, sois todos filhos do altíssimo”. Mas será que este texto foi escrito para provar que Deus foi um dia criado por outro Deus anterior a ele? Não! Quando lemos Salmos 82 inteiro percebemos que Deus está falando dos juízes maus de Israel, que julgavam com muita injustiça as pessoas. (vv.1-3) Deus, de forma irônica, chama a esses juízes de “deuses” em 82:6, mas no versículo 7 diz que eles cairiam (ou sucumbiriam) e morreriam como homens. Ou seja, Ele os puniria, porque não eram bons representantes dEle aqui na terra.

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As reflexões sobre o Ser de Deus continuam na próxima aula.