PERGUNTA – O Diabo e seus anjos já foram destruídos?

RESPOSTA CRISTÃ – Atualmente, proliferam movimentos que apregoam o diabo como um personagem já destruído. Quais seriam as razões para pensarem assim? E como sabemos que estão completamente enganados.

Um dos textos usados para provar que o diabo já foi destruído estaria em João 12:31, onde lemos as palavras de Jesus: “Agora é o juízo deste mundo: agora o príncipe deste mundo será jogado fora.”

Jesus não disse “agora foi lançado o príncipe deste mundo”, mas “será lançado” fora. O texto fala sobre restrição do poder de Satanás, diante da cruz, não de extinção dele. O ser lançado fora ocorreu na cruz, mas não significa a destruição dele, pois Apocalipse, Mateus e João falam do inferno ser o local onde o diabo e seus anjos serão lançados e sofrerão no fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. – Mateus 25:41; Apocalipse 20:10.

Outros equivocados usam Colossenses 2:15, onde lemos: “e despojando aos principados e as potestades, os exibiu publicamente, triunfando sobre eles na cruz…” Mas a ideia aqui é expor e humilhar os principados e potestades, e não destruí-los. Temos dois verbos gregos aqui, e o entendimento deles, é de suma importância para a correta interpretação do texto todo. “Despojando”, do verbo grego “apekduomai”, significa “desarmar”, portanto, Jesus não destruiu o diabo e seus anjos, mas os desarmou. Além disso, praticou a ação de os “exibir publicamente”. Aqui, no grego, temos “deigmatidzo”, que significa expor para a vergonha, desprezo.” Portanto, temos aqui claramente a metáfora de um exército desarmado, derrotado, exposto para a vergonha, mas não destruído. Satanás e seus demônios foram derrotados na cruz, e aguardam com atuação maligna reduzida (embora se esforcem como leões que rugem procurando alguém para devorar) a execução do julgamento de Deus.

E ainda outros usam Hebreus 2:14, onde lemos: “…ele também participou do mesmo, para destruir por meio da morte ao que tinha o império da morte, isto é, ao diabo.” (Hebreus 2:14) O grande problema aqui é ler textos isolados do restante das Escrituras. A morte de Jesus na cruz destruiu o diabo por torná-lo limitado, mas sua destruição final, na acepção de sumir para sempre do cenário da criação salva de Deus, ocorrerá no futuro, conforme prediz Apocalipse 20:10: Será atormentado pelos séculos dos séculos. Será que esta interpretação faz sentido? 

Sim. Por exemplo, a Bíblia diz que a morte reinou. (Romanos 5:17) Então, se reinou, não reina mais. Por quê? Porque quem deposita fé genuína em Jesus tem vida eterna. (João 3:16) Mas ainda morremos. Portanto, Jesus destruiu a morte, ou seja, o reinado dela, na cruz, pois em Cristo Jesus temos vida eterna. (Romanos 5:12; 6:7) Mas a morte será destruída para sempre, para os salvos (1 Coríntios 15:54) que estiverem vivos na volta de Jesus, e isso será no futuro. Assim também Jesus fez com o diabo: foi destruído na cruz, ou seja, o reinado ativo e poderoso dele sobre todas as nações, mas no futuro será destruído do mundo dos salvos por ser colocado para sempre no lago de fogo. – Apocalipse 20:10.

Ademais, ensinar que o diabo foi destruído na cruz, com seus demônios, tornaria vários textos bíblicos uma piada. Por exemplo:

  • Romanos 16:20 – “Deus […] em breve esmagará debaixo de vossos pés a Satanás”. 
  • 1 Coríntios 5:5 – “Entregue a Satanás para a destruição da carne”.
  • 1 Coríntios 10:20 – “As coisas que eles sacrificam é a demônios”.
  • 1 Coríntios 10:21 – “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios”.
  • 2 Coríntios 7:5 – “Para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”.
  • 2 Coríntios 2:11 – “Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós”.
  • 2 Coríntios 4:4 – “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos”. 
  • 2 Coríntios 11:14 – “O próprio Satanás se transforma em anjo de luz”.
  • 2 Coríntios 12:7 – “Foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear”.
  • Efésios 4:27 – “Nem deis lugar ao diabo”.
  • Efésios 6:12 – “Temos uma pugna (luta) […] contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.
  • 1 Tessalonicenses 2:18 – “Quisemos ir até vós […] mas Satanás nos barrou o caminho”.
  • 2 Tessalonicenses 2:9 – “O aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás”.
  • 1 Timóteo 1:20 – “Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás”.
  • 1 Timóteo 3:7 – “A fim  de não cair no opróbrio e no laço do diabo”.
  • 1 Timóteo 4:1 – “Alguns se desviarão da fé por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”.
  • 1 Timóteo 5:15 – “Algumas se desviaram, seguindo a Satanás”.
  • 2 Timóteo 2:26 – “Livrando-se eles dos laços do diabo”. 
  • 1 Pedro 5:8 – “O diabo anda como um leão que ruge, procurando a quem devorar.”

Assim, fomos livrados da potestade das trevas. Ela não pode tirar a salvação de nenhum dos escolhidos. (Romanos 8:38, 39; Efésios 1:4) Mas precisamos lutar, resistir ao diabo (e seus anjos) e ele fugirá de nós. Tiago 4:7.

Portanto, o diabo não tem mais domínio sobre as nações como antes, está limitado e derrotado, destruído e humilhado pela morte de Cristo e sua ressurreição, que o condenaram de uma vez por todas ao lago de fogo.  Mas ele ainda existe e com ele atuam os seus demônios, e mesmo com esse agir limitado muitos estão se desviando da fé e prestando atenção a seus ensinos. Que possamos ajudar os escolhidos que se desviaram a retornarem, e que preguemos as verdades bíblicas para anunciar a salvação aos escolhidos ainda perdidos nas garras de seitas com ensinos contradizendo as Escrituras. – Tito 1:9. – Pr. Fernando Galli.

_____

PERGUNTA – De acordo com a Bíblia podemos imitar homens fiéis (Hebreus 13:7), igrejas (1 Tessalonicenses 2:14), o Senhor Jesus (1 Tessalonicenses 1:6), o próprio Deus (Efésios 5:1). Mas e quantos aos anjos – podemos imitá-los?

RESPOSTA CRISTÃ – Com certeza, sim! Se a Bíblia nos dá respaldo para imitarmos essas pessoas cristãs e o próprio Deus Pai e Deus Filho, não há nenhum problema em imitarmos outras pessoas santas, como o Espírito Santo e os anjos. Se podemos imitar pessoas imperfeitas, por que não os santos anjos de Deus?

No caso dos anjos, temos muito que aprender com eles. Por exemplo: 

  1. Na adoração a Deus. Os anjos reconhecem a santidade plena de Deus. Eles declaram enfaticamente sobre Deus: Santo, Santo, Santo. – Isaías 6:2, 3.
  2. Ao fazer a vontade de Deus. Conforme a oração do Pai-Nosso, procuraremos fazer a vontade de Deus aqui na terra como os ela é feita no céu (Mateus 6:10). É óbvio que são os anjos quem fazem a vontade de Deus no céu. 
  3. Ao nos importarmos com nosso próximo, servindo-os,  colaborando com a Igreja de Cristo, ou seja, a união de todos os salvos. A Bíblia diz que os anjos de Deus “são espíritos ministradores, enviados para servir em favor dos que herdarão a salvação”. – Hebreus 1:14. 
  4. Ao levarmos mensagens de Deus, como seus mensageiros, seja de salvação, de exortação, ou do que for. Seremos mensageiros do evangelho de Cristo e da do seu retorno, assim como os anjos levaram a mensagem de Deus a várias pessoas (Lucas 1:11-19, 26-38; Atos 8:26; 10:3-8, 22; 27:23, 24) e, no futuro, um arcanjo anunciará a volta de Cristo. – 2 Tessalonicenses 1:7.
  5. Ao lutarmos nas batalhas espirituais. Os anjos são usados por Deus para atuar contra os poderes do inferno (Daniel 10:13; Apocalipse 12:7, 8), portanto, assim como eles sempre vencem, nós também podemos lutar como vencedores em Cristo Jesus. – Romanos 8:37.
  6. Ao anunciar os juízos de Deus, tendo em mente que os anjos executam os juízos de Deus. – 2 Samuel 24:16, 17; 2 Crônicas 32:21; Atos 12:23; Apocalipse 16:1; Mateus 16:27; Lucas 9:26; 2 Tessalonicenses 1:7.
  7. Ao vivermos uma vida de santidade. A Bíblia usa a expressão “santos anjos” três vezes. (Marcos 8:38; Lucas 9:26; Apocalipse 14:10) A santidade dos santos anjos se revela pelo fato de nunca terem pecado e seguido ao Diabo, e de eles nunca terem pecado. Pensando no bom exemplo deles, podemos nos aperfeiçoar em nossa vida com Deus, evitando o pecado e fugindo do mal, e também vivendo uma vida de obediência no serviço a Deus.
  8. Ao confiarmos que Deus tem poder de limitar as ações do maligno. É um anjo de Deus quem recebe a missão de acorrentar Satanás por mil anos. – Apocalipse 20:1-3. 

Portanto, conhecer bem o ministério dos anjos e imitar o bom exemplo deles nos ajuda muito em servir a Deus de um modo melhor.

_____ 

PERGUNTA – São demônios mesmo que controlam pessoas em programas religiosos na TV?

RESPOSTA CRISTà– Sim, com certeza! Esses pastores endemoniados estão sob o controle do diabo devem ganhar um bom dinheiro para convencer pessoas de que estão possuídas pelo tinhoso. Já disse em outros idos que se eu fosse o diabo eu fecharia facilmente a igreja desses estelionatários da fé, pois eu reuniria meus demônios e daria o maior de todos os golpes na igreja: “Pessoal, a partir de hoje, vamos acabar com o clímax dos programas desses pastores: NINGUÉM DE NÓS POSSUI MAIS NINGUÉM DURANTE O PROGRAMA.” Só há uma explicação para a diabada não fazer isso: Não são demônios coisa nenhuma que estão nas pessoas entrevistas. Pois na possibilidade de ser, eles seriam verdadeiros otários de não acatarem minha santa sugestão. Por favor, não usem esta minha resposta para ensinar que não creio em possessão demoníaca. Mas com certeza odeio a possessão pastoral de malandros e aproveitadores.

_____

PERGUNTA – O diabo realmente existe?

RESPSOTA CRISTà– Sim. Afinal de contas, quem teria tentado desencaminhar Jesus Cristo? (Mateus 4:1-10) O que não existe em muitos casos é um diabo sempre culpado dos pecados de crentes e não crentes, os quais vêm com a velha desculpa dada desde o Éden: “Foi a serpente”; Ou como dizia aquela antiga marchinha de Carnaval: “E a culpada foi a cobra.” (Gênesis 3:13) Muitos pecam, como trair a esposa, roubar, alegando até possessão ou obsessão demoníaca, só porque depois da ‘sessão descarrego’ irão ser perdoados, afinal pecaram porque ‘estavam sob a influência do cão’. Este Satanás ou Diabo, nós não achamos que exista. O que existe é um anjo rebelde e mal, pai da mentira (João 8:44), realmente interessado em desencaminhar, se possível, até os escolhidos, através de suas ações e de seus agentes humanos. E dele precisamos nos opor! – Tiago 4:7.

_____