INÍCIO     SEITAS     MAÇONARIA

Sua igreja possui membros maçons? Este assunto chama atenção entre os apologistas. A maçonaria se orgulha em possuir membros de igrejas batizados e com cargos até de pastores. Então surge a pergunta: Pode um cristão ser maçom? Um dos motivos para a resposta NÃO se deve ao fato da identidade anônima e genérica do deus maçom. Como assim?

G.A.D.U. – Grande Arquiteto do Universo

A Bíblia diz que para nós há um só Deus, o Pai, e um só Senhor, Jesus Cristo. (1 Coríntios 8:5, 6) Também, a Palavra de Deus nos ensina sobre o Espírito Santo de Deus, junto ao Pai e ao Filho (Mateus 28:19, 20; 2 Coríntios 13:13), sendo estas Três Pessoas o nosso único Deus. (Deuteronômio 6:4; João 1:1; 16:13, 14; 2 Coríntios 3:17) Os cristãos conhecedores da doutrina enaltecem, onde estejam, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e jamais deixam de falar neles. Então, o Deus da Bíblia nos ensina que Deus exaltou a Jesus de tal maneira que Ele possui o nome acima de todo nome. (Filipenses 2:9-11) Sentimo-nos felizes em falar desse nome acima de todo nome. Deus sobre todos, Deus dos cristãos.

Por outro lado, o deus da Maçonaria tem um título conhecido como G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo. Tem esse deus algo a ver com o Deus da Bíblia? Observe como um dos Dicionários escritos por maçons define o deus deles:

“Deus – Ser Supremo em que se alicerçam todas as religiões, e cuja denominação varia em cada povo, seita e instituição. A Maçonaria o designa sob o sugestivo título de O Grande Arquiteto do Universo, O Grande Geômetra e O Altíssimo.” – Dicionário de Maçonaria, página 117, Editora Pensamento, Joaquim Gervásio de Figueiredo 30.o.

Quando conversamos com um maçom e cristão evangélico, este afirma que o Deus dele no Cristianismo é o mesmo Deus na Maçonaria. Mas quando o pressionamos com perguntas do tipo “o deus da Maçonaria é o mesmo Deus dos hinduístas, muçulmanos e satanistas? O que tem o deus maçom a ver com Jesus? Então ouvimos a clássica resposta:

“Na Maçonaria, não mencionamos o nome Jesus, para não constranger aqueles maçons que não são cristãos, como os judeus, os budistas, e assim por diante. Nosso Deus não tem nome, apenas o título de G.A.D.U., pois agrada a todos.”

De fato, muitos ex-maçons falam que na loja a que pertenciam, durante suas reuniões, não se podia fazer alusão ao nome Jesus. Por quê? Ex-maçons e hoje realmente convertidos ao nome de Jesus são unânimes em confessar: A Maçonaria prega um deus genérico, que visa se adequar a toda forma de crença. Mas será que o Deus Verdadeiro se adequa a toda forma de crença, e aceita a definição peculiar de cada religião, seja qual ela for? O que mostram as Escrituras? Para respondermos a essas perguntas, analisaremos biblicamente juntos a definição acima de “deus”, conforme a Maçonaria.

“Deus – Ser Supremo em que se alicerçam todas as religiões”. O Budismo se alicerça em muitíssimos deuses, inclusive em Buda. O judaísmo em Yahvéh, mas apenas como um único ser pessoal. O Espiritismo Kardecista e suas ramificações se alicerçam num deus não triúno, e seus escritores dizem que Jesus não é Deus, e que o Espírito Santo é, na verdade, todo espírito santo que, após sucessivas reencarnações, se tornou puro. Assim, se maçons budistas, judeus, espíritas e “cristãos” se reunissem para falar sobre o seu Deus, a que conclusão chegariam? Que todos eles têm o mesmo deus? Assim, perguntamos aos maçons, principalmente aos que estão entre nós:

Como sua consciência se sente, em saber que ali, no templo maçom, durante as reuniões, você não pode falar do nome que está acima de todo nome, mas apenas usar G.A.D.U. ou simplesmente DEUS?

Sem dúvida, as religiões dizem estar alicerçadas no Deus Supremo, mas o cristão não deveria crer que o Deus Supremo é o Deus adorado por todas as religiões. A Bíblia diz: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Isaías 44:6) Se você for maçom entre os cristãos, esqueça por um instante as conveniências e benefícios materiais trazidas pela Maçonaria e responda:

Você tem certeza absoluta, pelo conhecimento que adquiriu da Bíblia, de que o Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – ouve as orações que os maçons fazem durante suas reuniões, principalmente quando sua loja o invoca em nome de São João da Escócia, o padroeiro da maçonaria? Você faz as mesmas orações que eles?

Você tem certeza absoluta de que Jesus está ali presentemente atuando em seu benefício quando oram a G.A.D.U.? O Deus a quem a Maçonaria invoca é o mesmo de Isaías 44:6, o primeiro e o último? Jesus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:20) Ao invocar o deus G.A.D.U., os maçons o fazem em nome de quem – de Jesus ou de São João da Escócia?

Continuando a declaração maçônica sobre a definição de “Deus”: “E cuja denominação varia em cada povo, seita e instituição.” – Que realmente as religiões denominam Deus de modos variados, não há dúvida. Mas, para o Cristianismo, a única religião verdadeira, como Deus se identifica na Bíblia? Será que o nosso Deus tem a mesma identidade, por exemplo, que o Aláh dos muçulmanos? De forma alguma! Deus se identificou com o nome YHWH para diferenciá-lo dos deuses pagãos. E este nome tinha a ver com o caráter eterno e imutável do Deus verdadeiro, o ETERNO. Todos os outros deuses são invenções humanas, repletos de defeitos herdados de seus criadores – os homens. Então, como pode você ser maçom e compactuar com a crença de que G.A.D.U refere-se a Deus em sentido genérico? Quer dizer, então, que não há diferença essencial entre o Deus da Bíblia e os deuses pagãos, mas todos são o mesmo Deus, com definições diferentes? Será que Deus concorda com isso?

Visto que crer em um Deus constitui um dos requisitos nobres para se tornar maçom, um satanista poderia configurar entre os maçons, pois adora um deus, Satanás. Mas para os maçons, G.A.D.U. seria um termo genérico para se referir ao diabo também. Será que Deus concorda com isso? Se não, o que faz um cristão, então, na maçonaria?

Os Maçons costumam dizer que a Maçonaria também não se aprofunda em falar de Jesus, porque não se trata de uma religião. Mas então por que ela fala num deus G.A.D.U.? Quanta incoerência! Nos livros sobre maçonaria, escritos por maçons, há muita conversa religiosa o tal G.A.D.U. aparece muitas vezes. O mesmo ocorre nos ritos secretos maçons, segundo os livros secretos deles e relatos de ex-maçons. Então não falam de Jesus porque não são uma religião, mas falam de G.A.D.U. porque são o que? Um time de futebol? Ou uma escola de samba?

Continuando a definição maçônica: “A Maçonaria o designa sob o sugestivo título de O Grande Arquiteto do Universo, O Grande Geômetra e O Altíssimo.” Uma definição precisa ou genérica de Deus? Bem genérica! Onde entra Jesus nessa definição? E o Espírito Santo? Jesus disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” (Mateus 12:30) Será, então, que o deus da Maçonaria é o Deus da Bíblia? Impossível!

Lamentamos muito haver maçons no meio evangélico. Entre nós, dizem adorar a Jesus, mas nos templos e em suas lojas maçônicas adoram a quem? Um deus genérico, sem identidade, sem um nome a ser santificado. isso para o bem espiritual dele. – Pr. Fernando Galli.